O que é toranja e por que é perigosa quando misturada com drogas?

Existem algumas bebidas ou alimentos que não devem ser tomados ao mesmo tempo que a medicação. A razão disso é que a interação química entre o medicamento e o alimento pode tornar o medicamento ineficaz ou até mesmo desencadear efeitos colaterais perigosos que se transformam em uma arma mestra para a sua saúde. A toranja é um dos alimentos que você deve evitar se estiver tomando medicamentos.

O que é uma toranja?

Literalmente, grapefruit significa uvas. Mas toranja não é uva. Até a aparência é muito diferente da fruta doce roxa. A toranja é uma grande fruta cítrica com casca de laranja e polpa vermelho-arroxeada, que tem um sabor ligeiramente doce, mas também um pouco amargo azedo. Esta fruta de Barbados é o resultado de um cruzamento acidental das espécies de laranja doce e toranja.

A toranja é uma boa fonte de vitamina C e contém níveis suficientes de potássio de que o corpo precisa para funcionar adequadamente. Mas por que você não pode tomar toranja junto com a medicação?

O conteúdo de furanocumarina na toranja é uma substância ativa perigosa

Para que um medicamento funcione com eficácia, a substância deve circular sem problemas na corrente sanguínea. Isso é auxiliado pela presença de proteínas no corpo que se decompõem e transportam os medicamentos para facilitar a absorção dos mesmos.

Bem, a toranja contém furanocumarina, que bloqueia essa enzima. Como resultado, muito ou pouco do medicamento pode ser absorvido pela corrente sanguínea. O medicamento pode permanecer no seu corpo muito rapidamente ou por muito tempo. Os medicamentos que são decompostos muito rapidamente não terão tempo de fazer efeito. Por outro lado, as drogas que permanecem por muito tempo no corpo podem se transformar em toxinas, causando complicações perigosas.

Além disso, as furanocumarinas também fazem com que os níveis sanguíneos subam mais rápido e mais do que o normal e, em alguns casos, a pressão arterial anormalmente elevada pode ser perigosa. E deve-se notar que as furanocumarinas encontradas no suco de toranja são substâncias químicas que ocorrem naturalmente. Assim, essa substância estará sempre presente em todas as versões de pratos de frutas, incluindo sucos naturais, concentrados congelados e frutas inteiras. Todas as formas de suco de toranja têm o potencial de causar interações se tomadas junto com certos medicamentos.

“Tome 1 comprimido do medicamento e adicione um copo de sumo de toranja da mesma forma que tomar 20 comprimidos do medicamento com um copo de água. Esta é uma overdose acidental, por isso não é surpreendente porque pode ser tóxico para o seu corpo ", disse David Bailey, farmacologista clínico do Lawson Health Research Institute em Londres. Altas concentrações de drogas no sangue podem causar danos aos rins, sangramento gastrointestinal, insuficiência respiratória, supressão da medula óssea e até a morte.

Interações perigosas também podem ocorrer se você consumir suco de toranja ou outras formas algumas horas antes e depois de tomar o medicamento. Veja o medicamento sinvastatina, por exemplo. Quando tomado junto com um copo de suco de toranja uma vez ao dia durante três dias pode multiplicar a concentração do medicamento em até 330% a mais do que beber com água. Isso pode levar a danos musculares com risco de vida, chamados de rabdomiólise.

O risco de interação pode ocorrer até 3 dias após comer ou beber suco de toranja. Portanto, você deve evitar ou limitar o consumo de toranja em qualquer forma ao tomar certos medicamentos.

Lista de drogas que são perigosas se tomadas junto com toranja

As interações medicamentosas e alimentares podem ocorrer tanto com medicamentos orais prescritos quanto sem receita, incluindo antiácidos, vitaminas e suplementos de ferro. No total, existem mais de 85 medicamentos que podem desencadear reações perigosas quando tomados com toranja.

Exemplos de alguns tipos de drogas que podem interagir com a toranja são:

  • Alguns medicamentos com estatina para reduzir o colesterol, como Zocor (sinvastatina), Lipitor (atorvastatina), lovastatina e Pravachol (pravastatina)
  • alguns medicamentos para baixar a pressão arterial, como Nifediac e Afeditab (ambos pertencentes à classe nifedipina); felodipino, nimodipino e nisoldipino
  • Alguns medicamentos para rejeição de transplantes de órgãos, como Sandimmune e Neoral (ambos pertencentes à classe da ciclosporina)
  • alguns medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, como BuSpar (buspirona) ou benzodiazepínicos, diazepam (Valium), alprazolam (Xanax)
  • Alguns medicamentos antiarrítmicos, como Cordarone e Nexterone (ambos pertencentes à classe da amiodarona)
  • algumas anfetaminas, como dextroanfetamina e levoanfetamina (Dexedrina, Adderall)
  • Alguns anti-histamínicos, como a fexofenadina
  • Medicamentos para tratar a disfunção erétil, como Viagra (sildenafil)
  • analgésicos, como oxicodona e paracetamol (paracetamol)
  • Outros medicamentos são anti-infecciosos, anticâncer, infecções cardíacas e do trato urinário

E quanto a outros tipos de frutas cítricas? É seguro?

A toranja é amplamente cultivada nos Estados Unidos e pode não ser comum o suficiente na Indonésia. No entanto, várias outras famílias de citros podem produzir efeitos semelhantes, como Pomelo (pomelo), Lima, e laranja Doce (sevilha); Embora essas frutas não tenham sido estudadas em detalhes, as diretrizes para toranjas também devem ser aplicadas a elas. Uma revisão médica aconselhou os pacientes a evitar todos os cítricos. Outro problema potencial é que alguns alimentos / bebidas acabados contêm extrato de toranja, mas não listam seus nomes na lista de ingredientes.

Portanto, você deve sempre jogar pelo seguro enquanto toma medicamentos. Se você não sabe se um medicamento que está tomando interage com a toranja, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Os médicos geralmente prescrevem outros medicamentos que não interagem com esta fruta.