5 Tratamento de cárie dentária para que a condição não piore •

A cárie ou cárie dentária é uma condição em que o esmalte é danificado, a camada externa dura do dente. Distúrbios da cavidade oral podem ser um problema em crianças, adolescentes e adultos porque causam dores de dente insuportáveis. Portanto, existem etapas para tratar as cáries para que a condição não piore? Confira os seguintes comentários.

Causas e fatores de risco para cáries

As cáries ocorrem quando uma camada de bactéria que se adere aos dentes, chamada placa, continua a se formar. Quando você come ou bebe algo que contém açúcar, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes.

O acúmulo de placa manterá esses ácidos em contato com os dentes. Se você não mantiver os dentes limpos de vez em quando, a camada de esmalte do dente se quebrará, resultando em cáries nos dentes.

As cáries são mais comuns em crianças, mas as alterações nos dentes que ocorrem com o envelhecimento nos adultos também podem causar cáries. Além disso, existem vários fatores de risco que podem causar cáries, conforme descrito a seguir.

  • Falta de ingestão de nutrientes minerais na dieta, como cálcio, magnésio e fósforo.
  • Falta de ingestão de vitaminas solúveis em gordura, como vitaminas A, D, E e K.
  • Comer muitos alimentos ricos em ácido fítico que interfere na absorção de ferro e zinco.
  • Comer muitos alimentos ou bebidas contendo açúcar pode aumentar o crescimento da placa dentária.

Tratamento de cáries para não piorar

Você também pode realizar algumas das seguintes maneiras de tratar cáries para prevenir e manter a higiene dental para evitar distúrbios na cavidade oral.

1. Aumente o consumo de vitamina D

Um dos benefícios importantes da vitamina D é que ela fortalece os dentes e os ossos, portanto, pode ajudá-lo a lidar com as cáries. A vitamina D também pode ajudar a prevenir a gengivite devido às suas propriedades antiinflamatórias.

A vitamina D regulará a absorção de cálcio no corpo como o principal nutriente que constitui os ossos e os dentes. Quando o corpo é deficiente em vitamina D, ele não será capaz de absorver o cálcio dos alimentos de forma adequada. Se isso continuar, você pode desenvolver doença gengival e dentes enfraquecidos.

Além disso, a vitamina D também é responsável pela criação de tecido de cemento que serve para ligar os dentes aos ossos da boca. Os genes que controlam a doença gengival (periodontal) também são regulados por receptores controlados pela vitamina D.

Para obter uma ingestão adequada de vitamina D, você pode obtê-la por meio do sol da manhã, peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha), óleo de peixe, gema de ovo, fígado bovino, cogumelos e suplementos de vitamina D.

2. Aumente a ingestão de vitaminas K1 e K2

A vitamina K é dividida em três tipos, um dos quais é a vitamina K1 e a vitamina K2, que desempenham um papel importante no tratamento de cáries. A vitamina K1, que constitui cerca de 75-90% da ingestão de vitamina K, é útil para a formação de ossos e dentes. A falta de vitamina K pode torná-lo sujeito a sangramento nas gengivas.

Um estudo sobre Journal of Endodontics menciona que a vitamina K2 pode ajudar a trabalhar a osteocalcina, que é uma proteína especial que tem a capacidade de distribuir cálcio e fósforo aos dentes e ossos. Como resultado, a osteocalcina é capaz de manter e curar cáries dentárias, restaurando os minerais perdidos nos dentes.

As fontes de ingestão de vitamina K1 nos alimentos podem ser obtidas por meio de espinafre, brócolis, folhas de rabanete, couve, mostarda e salsa. Enquanto isso, você pode obter vitamina K2 naturalmente por meio de produtos animais e fermentados, como carne, ovos, manteiga e queijo.

3. Evite alimentos que causam cáries

Além da má higiene dental, como raramente escovar os dentes com pasta de dente, a ingestão de alimentos que você costuma consumir pode aumentar o risco de cáries. Alguns dos tipos de alimentos que você precisa evitar são os seguintes.

  • Açúcar e carboidratos. Ambas as ingestões nutricionais, se excessivas, podem causar alterações no açúcar no sangue que resultam no fechamento do fluxo de minerais para os dentes.
  • ácido fítico. Compostos que são bloqueadores minerais e inibidores de enzimas que podem causar sérios problemas de saúde. O ácido fítico pode ser encontrado em sementes e nozes.
  • Óleo vegetal refinado. Quando aquecidos, os radicais livres criados pelo calor tornam-se altamente tóxicos. Os óleos vegetais refinados que são perigosos quando aquecidos são óleo de milho, óleo de semente de algodão e óleo de soja.
  • Comida rápida. A glicerina contida no fast food pode inibir o cálcio na mineralização dos dentes.

4. Beba água alcalina (água potável com pH alcalino)

Muitas crianças desenvolvem cárie dentária em tenra idade. Na idade de crescimento e desenvolvimento, bebem principalmente com água que contém ácido. Mesmo um pouco, beber água com pH ácido pode fazer uma pessoa sofrer de perda dentária a um ritmo alarmante.

Como solução, você pode optar por beber água alcalina ou água potável alcalina com pH 8 ou mais. Ao beber água com pH alcalino, você pode neutralizar o ácido na boca que causa cáries.

Essa água potável também apóia o crescimento de dentes e ossos mais fortes. Um estudo diz que a ingestão alcalina pode causar efeitos de reabsorção óssea, ou seja, o processo no qual células ósseas velhas são quebradas e substituídas por novas. Isso certamente irá melhorar a densidade e a resistência óssea, inclusive no tratamento de cáries.

5. Experimente a terapia extração de óleo

A medicina ayurvédica originária da Índia fez terapia extração de óleo séculos. Extração de óleo é um procedimento de desintoxicação por gargarejo com uma colher de óleo por 20 minutos. Essa terapia geralmente usa óleo de coco, óleo de semente de girassol ou óleo de gergelim.

Um estudo no jornal Terapias complementares em medicina mostrar terapia extração de óleo tem quase a mesma eficácia que o enxaguatório bucal clorexidina para reduzir a placa que causa cáries. Além disso, esse procedimento simples de desintoxicação também pode ajudar a curar problemas dentários, dores de cabeça e diabetes.

Você também pode ajudar a prevenir a cárie, escovando diligentemente os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor. Limpe também a área entre os dentes com fio dental (fio dental) e enxágue com enxaguatório bucal. Em seguida, visite o dentista a cada seis meses para fazer limpezas e exames para evitar problemas com a boca e os dentes.