Benefícios da cúrcuma para o ácido estomacal, é realmente eficaz?

A cúrcuma é uma das especiarias mais populares para cozinhar. Além de adicionar ao sabor dos alimentos, este tempero amarelo também é frequentemente processado em medicina natural para tratar distúrbios digestivos leves. Na verdade, não são poucos os que usam açafrão para aliviar os sintomas de refluxo ácido gástrico (DRGE).

Como o açafrão-da-índia atua no tratamento dos sintomas de ácido estomacal?

A maioria dos benefícios do açafrão vem de seus compostos antiinflamatórios e antioxidantes. Na medicina tradicional chinesa, por exemplo, essas várias substâncias ajudam a aliviar a dor, iniciar a menstruação e manter a função hepática.

A cúrcuma também é rica em um ingrediente ativo e também em um antioxidante chamado curcumina. Além de funcionar como antioxidante, essa substância também tem a capacidade de atuar como um forte antiviral, antibacteriano e até anticâncer.

Então, como a cúrcuma funciona para tratar o ácido do estômago? Deve-se observar que a DRGE pode ser desencadeada por estresse oxidativo e inflamação. Ambos ocorrem quando as células do corpo formam radicais livres e não há antioxidantes para compensar.

Os radicais livres podem danificar as células do corpo e piorar os problemas de saúde que você enfrenta, incluindo a DRGE. Como outros antioxidantes, a curcumina é capaz de afastar os radicais livres e reduzir a inflamação que ocorre no corpo.

De acordo com um estudo em International Journal of Molecular Science As propriedades antiinflamatórias e antioxidantes da curcumina podem aliviar a inflamação do esôfago devido ao refluxo ácido.

Dessa forma, os sintomas como dor abdominal e azia podem ser reduzidos. Esse sintoma é mais comumente referido por pessoas com refluxo ácido gástrico.

Na verdade, a curcumina também protege o trato digestivo da irritação causada por analgésicos e substâncias semelhantes. Esses antioxidantes também ajudam a curar feridas gástricas. equilibrar a população de bactérias gástricas e prevenir a formação de câncer.

O risco de consumir açafrão para o ácido estomacal

A cúrcuma pode diminuir o açúcar no sangue, reduzir a pressão arterial e tornar o sangue mais fluido. Portanto, evite consumir açafrão se você estiver tomando medicamentos para afinar o sangue regularmente ou se estiver prestes a se submeter a uma cirurgia em um futuro próximo.

Não use açafrão em quantidades excessivas. O consumo de cúrcuma em longo prazo ou em altas doses pode realmente aumentar o risco de indigestão, náusea e diarreia. Algumas pessoas ainda apresentam sintomas de DRGE mais graves.

Mulheres grávidas ou amamentando também não devem usar açafrão em grandes quantidades. Você não deve consumir mais cúrcuma do que normalmente usa para cozinhar, em qualquer forma.

O consumo de açafrão também pode desencadear reações alérgicas. Se sentir coceira, palpitações ou dificuldade para respirar depois de tomar açafrão, você deve parar de usá-lo. Se seus sintomas forem graves, consulte um médico imediatamente.

Maneira segura e saudável de consumir açafrão

Na verdade, não existem muitos estudos que provem os benefícios da cúrcuma para superar os sintomas da doença do ácido estomacal. Mesmo assim, não há mal nenhum em adicionar esse tempero ao seu cardápio diário para obter seus benefícios.

A maioria das pessoas pode tomar o açafrão em sua forma fresca e suplementada sem problemas. Isso ocorre porque o corpo humano não absorve a curcumina corretamente. O fígado e os intestinos irão decompor a curcumina rapidamente antes que esta substância circule por todo o corpo.

No entanto, você ainda é aconselhado a consumir açafrão em quantidades razoáveis. Basta adicionar este tempero à sua cozinha ou tomar suplementos conforme as instruções. Não aumente nem dobre a dose.

Além disso, aqui estão outras coisas que você precisa prestar atenção antes de usar açafrão para tratar doenças de ácido estomacal.

  • Para obter melhores resultados, use açafrão com pimenta-do-reino ou escolha um suplemento contendo piperina. A piperina pode aumentar a absorção da curcumina.
  • A cúrcuma pode agir como um diluente do sangue. Você não deve tomar açafrão com medicamentos anticoagulantes ou para afinar o sangue.
  • Os efeitos colaterais podem ocorrer se você tomar açafrão até 1.500 miligramas ou mais por dia.
  • Você pode ter que esperar algumas semanas para ver se a cúrcuma pode aliviar seus sintomas. Se os sintomas não melhorarem, pare de usar imediatamente e consulte um médico.

A cúrcuma tem o potencial de aliviar os sintomas da doença do refluxo ácido. No entanto, lembre-se de que o sucesso do tratamento da DRGE depende não apenas dos medicamentos que você toma, mas também do seu estilo de vida.

Ao consumir açafrão, você também precisa ajustar sua dieta. Evite hábitos que desencadeiam a DRGE, como comer demais, fumar ou dormir depois de comer. Tome a medicação se o seu médico recomendar.