O LASIK supera efetivamente os olhos míopes, há riscos? |

LASIK é um procedimento de cirurgia ocular com tecnologia a laser para corrigir distúrbios visuais, como miopia, hipermetropia ou olhos cilíndricos. A cirurgia ocular LASIK pode ser uma opção para aqueles que não se sentem confortáveis ​​com o uso de óculos ou lentes de contato. Mas, como qualquer outra cirurgia ocular, o LASIK também tem efeitos colaterais que são importantes para saber se você deseja fazê-lo.

O que é cirurgia LASIK?

LASIK (ceratomileuse in situ assistida por laser) é um tipo de cirurgia refrativa, ou seja, cirurgia ocular que visa corrigir erros refrativos (refração) do olho. A cirurgia ocular LASIK pode tratar miopia (miopia), hipermetropia (hipermetropia) e olhos cilíndricos (astigmatismo).

Conforme relatado pela American Academy of Ophthalmology, o procedimento LASIK depende da tecnologia a laser usada para corrigir a forma da curvatura da córnea para que o olho possa focalizar a luz na retina com precisão.

A córnea está localizada na parte frontal do olho, que funciona para capturar a luz a ser passada para a retina, que fica na parte posterior do olho. A retina mais tarde enviará sinais de luz para serem processados ​​em imagens no cérebro.

Neste procedimento, o cirurgião oftalmologista faz abas, Esta é uma camada fina ou prega da córnea. O cirurgião então dobra para trás aba e, em seguida, usando um laser de tecido da córnea que está localizado sob o aba raspada até a córnea formar uma curvatura normal.

Para pessoas com miopia, a cirurgia LASIK é usada para achatar a córnea que está muito curvada. No entanto, para pessoas com hipermetropia, a cirurgia refrativa é realizada para aumentar a curvatura da córnea que é muito plana. O olho LASIK também pode corrigir uma córnea irregular para normal para pessoas com astigmatismo.

Como é feito o procedimento de olho LASIK?

O olho LASIK é feito com uma ferramenta chamada excimer laser na sala de operação ambulatorial. Primeiro, o olho receberá algumas gotas de um anestésico tópico para entorpecê-lo.

Um porta-pálpebra é colocado entre as pálpebras para manter os olhos abertos e evitar que o paciente pisque. Um anel de sucção é colocado no olho aberto para achatar a córnea e evitar que o olho se mova.

O paciente pode sentir a pressão do suporte da tampa e do anel de sucção, semelhante a um dedo pressionado firmemente contra a pálpebra. Quando o anel de sucção é colocado no olho, a visão fica turva ou escurecida.

Depois que a córnea é achatada, aba no tecido da córnea formado usando um dispositivo microcirúrgico, como um laser ou bisturi. Aba A córnea é então removida e dobrada para trás. Depois disso, excimer laser irá medir o olho antes de programar.

O médico verificará se o laser está na posição correta. Depois que o laser corta o tecido da córnea, o médico coloca o aba para trás e alise os lados.

Aba irá aderir ao tecido da córnea em 2-5 minutos sem a necessidade de suturas. Após a conclusão da operação, o médico fornecerá colírio e proteção ocular para que os olhos fiquem protegidos da fricção. A restauração da visão após a cirurgia LASIK levará de 3 a 6 meses após a cirurgia.

O que preparar antes da cirurgia LASIK?

Antes de realizar a cirurgia ocular LASIK, você deve fazer o seguinte:

  • Não use lentes macias por 2 semanas antes da avaliação inicial.
  • Não use lentes tóricas macias ou gás rígido permeável (RGP) lentes por 3 semanas antes da primeira avaliação.
  • Não use lentes duras por 4 semanas antes da primeira avaliação.
  • Não use vários cremes, loções, Maquiagem e perfume na véspera da cirurgia.

O que fazer após a cirurgia LASIK?

Após a cirurgia LASIK, levará de 3 a 6 meses para que seus olhos vejam bem.

Durante o período de recuperação, os pacientes geralmente apresentam efeitos colaterais, como olhos secos, visão turva e sensibilidade à luz forte. Para superar esses efeitos colaterais, os médicos geralmente prescrevem antibióticos e colírios de esteroides.

Além disso, alguns cuidados com os olhos pós-LASIK que você deve fazer, incluindo:

  • Não fez nenhum exercício por 3 dias
  • Não use Maquiagem qualquer olho por 2 semanas
  • Não esfregue seus olhos com muita força durante o período de recuperação
  • Não use shampoo e sabonete facial durante o período de recuperação
  • Usar óculos de sol ao sair e tomar sol
  • Evite dirigir longas distâncias ou por muito tempo
  • Não praticar atividades extenuantes ou esportes por 1 mês, especialmente natação e outras atividades aquáticas como saunas e banhos.
  • Use proteção para os olhos à noite por 1 mês
  • Não entrar em um avião porque estar em um nível mais alto pode aumentar a pressão no globo ocular e retardar a recuperação.

Não se esqueça de obedecer a todas as normas indicadas pelo médico para que os olhos se recuperem perfeitamente. Você fará exames pós-operatórios regulares com seu médico para avaliar os resultados da cirurgia.

Mais fatos sobre a cirurgia ocular LASIK

Existem muitos mitos circulando sobre a cirurgia LASIK. Para descobrir a verdade, considere os seguintes fatos:

1. LASIK não causa cegueira

Até agora não houve casos de cegueira devido a complicações da cirurgia ocular LASIK. O risco de cegueira desta cirurgia é o mesmo que o risco de cegueira pelo uso de lentes de contato, o que significa que o risco é muito pequeno.

2. Nem todos os métodos LASIK são seguros para fazer

Cada procedimento LASIK envolve fazer aba na superfície da córnea. O procedimento IntraLase LASIK utiliza um laser para criar aba, enquanto o procedimento LASIK normal do olho usa uma faca para fazer aba.

O IntraLase tem seus próprios riscos, como a sensibilidade à luz, embora sejam raros. Seu cirurgião oftalmologista o ajudará a determinar o procedimento correto a ser realizado.

3. Nem todos podem seguir a cirurgia LASIK

Embora muitas pessoas tenham feito a cirurgia ocular LASIK, muitas pessoas não conseguem fazer isso. A cirurgia refrativa é de fato priorizada para pessoas com condições miópicas graves, como olho negativo acima de -4 dioptrias ou esta diminuição da visão continua a aumentar a cada ano.

Aproximadamente 30% dos pacientes avaliados por um oftalmologista regularmente têm a cirurgia LASIK recusada. As causas são menores de 18 anos, estão grávidas ou amamentando, têm certas doenças ou problemas de saúde ou problemas oculares instáveis.

No entanto, mulheres grávidas e mães que amamentam podem realmente fazer esta cirurgia. Depois de fazer o LASIK, as mulheres grávidas ainda podem dar à luz normalmente. O motivo é que dar à luz normalmente ou por cesariana não afeta a condição de visão e retina da mãe durante o parto.

Para ter certeza e adequação para sua condição de saúde, consulte seu médico para saber se a cirurgia LASIK nos olhos pode ser feita

4. A cirurgia LASIK é sem dor

O LASIK é o procedimento eficaz mais popular hoje em dia, em grande parte devido à facilidade da operação em si. O colírio é usado para anestesiar o olho e mantê-lo confortável durante a cirurgia. O procedimento em si geralmente leva apenas 15 minutos para ambos os olhos.

Você vai sentir a pressão por um tempo. No entanto, em geral, o processo ocular a laser é indolor. Se você se sentir nervoso antes do início do procedimento, o cirurgião aplicará uma leve dose de sedação para ajudá-lo a relaxar.

Complicações de LASIK que podem ocorrer após a cirurgia

Embora o tratamento ocular LASIK seja bastante seguro, você ainda precisa estar ciente das possíveis complicações deste procedimento de cirurgia refrativa do olho:

1. Complicações aba

Se aba não feito corretamente, aba não pode aderir adequadamente à córnea e estrias (tecido fino), e rugas microscópicas podem aparecer na aba. Isso resulta em redução da qualidade de visão. A escolha de um oftalmologista experiente pode reduzir o risco dessas complicações oculares do LASIK.

2. Cilindro irregular

Isso pode ocorrer se o laser não estiver focalizado corretamente no olho, criando uma superfície irregular na parte frontal do olho. Isso pode causar visão dupla. Nesse caso, o paciente precisou repetir o tratamento ocular LASIK.

3. Keratektasia

Esta é uma complicação muito rara, mas séria da cirurgia refrativa. Esta é uma condição em que a córnea se projeta anormalmente para a frente. Isso ocorre se a córnea antes da cirurgia estiver muito fraca ou se muito tecido for removido da córnea.

4. Hipocorreção, hipercorreção, visão diminuída

Hipocorreção / hipercorreção ocorre quando o laser remove muito pouco / muito tecido da córnea. Nesse caso, o paciente não terá uma visão tão clara quanto gostaria e ainda terá que usar óculos ou lentes de contato para algumas ou todas as atividades.

O olho LASIK é realmente eficaz na correção de distúrbios visuais, mas distúrbios oculares causados ​​pelo aumento da idade, como presbiopia e catarata, não podem ser tratados por meio de cirurgia. Outros procedimentos de melhoria da visão podem ser soluções, como implantes de córnea e cirurgia de substituição de lentes oculares.

Não se esqueça de que os benefícios da cirurgia LASIK duram mais, você também mantém a saúde dos olhos descansando os olhos com frequência enquanto trabalha e ingere alimentos nutritivos que contêm ômega e vitamina A.