Terapia para asma e vários tratamentos que você pode tentar

A asma é uma doença respiratória crônica causada por inflamação e estreitamento das vias aéreas (brônquios). Esta doença não tem cura, nem com terapia nem com certos medicamentos. No entanto, a terapia medicamentosa para a asma pode ajudar a reduzir a frequência dos surtos de asma e controlar a gravidade dos sintomas quando eles surgem. Quais terapias podem ser usadas para tratar os sintomas da asma?

Opções de tratamento de asma recomendadas pelo médico

Embora não possa ser curada, você pode tratar os sintomas da asma recorrentes com medicamentos.

Citado na Cleveland Clinic, você também pode fazer tratamentos complementares alternativos além dos medicamentos, como terapia para asma.

Existem muitas opções de tipos de terapia para o tratamento da asma. Portanto, é melhor consultar um médico primeiro para saber qual é o melhor para você.

Com consulta, os médicos podem descobrir que tipo de asma e a gravidade da asma.

A partir daí, o médico pode determinar qual medicamento é o certo para você, bem como que tipo de terapia é eficaz. A razão é que nem todo mundo é adequado para uma terapia específica.

Aqui estão algumas maneiras de tratar a asma junto com as terapias alternativas comumente usadas.

1. Terapia medicamentosa

A maioria das pessoas com asma será aconselhada a se submeter a tratamento com medicamentos para asma, a curto ou a longo prazo.

A duração do tratamento dependerá da gravidade da sua asma.

Relatórios da página da Clínica Mayo, existem três tipos de tratamento para asma, a saber, tratamento de longo prazo, tratamento de curto prazo e tratamento de alergia.

Tratamento de asma de longo prazovisa controlar a gravidade dos sintomas da asma, e prevenir recaídas contínuas e complicações da asma.

A terapia de longo prazo geralmente envolve o uso de medicamentos inalados (inaladores ou nebulizadores para asma).

Enquanto isso, terapia O tratamento de curto prazo é mais voltado para o imediatoaliviar ataques de asmaeu no momento do incidente.

Também pode ser usado como uma opção de primeiros socorros para ataques repentinos de asma.

O tratamento de alergia se destina a lidar com as alergias que causam asma. Portanto, esses medicamentos geralmente são administrados apenas se o corpo reagir a certos gatilhos (alérgenos).

Em alguns casos, os antibióticos também podem ser usados ​​para o tratamento da asma. No entanto, o uso de antibióticos para asma deve levar em consideração as causas da asma.

Sempre use qualquer medicamento conforme indicado pelo seu médico.

2. Terapia respiratória

A terapia respiratória é uma forma de lidar com a asma sem os medicamentos que os médicos costumam recomendar.

Praticar técnicas de respiração todos os dias faz com que você se acostume a respirar com mais eficácia e da maneira certa.

Gradualmente, fazer terapia respiratória de rotina pode ajudar a melhorar a função pulmonar para acomodar e absorver oxigênio e ajudar a prevenir recaídas de asma.

Por outro lado, praticar técnicas de respiração profunda também pode ajudá-lo a controlar melhor o estresse que desencadeia sua asma.

O estresse tende a desencadear sintomas de asma que tendem a recaídas súbitas ou pioram as crises quando acontecem.

Bem, este tratamento para asma pode ajudá-lo a regular a respiração quando você está em apuros, de modo que o cérebro e os pulmões ainda recebam um suprimento adequado de oxigênio.

A maneira mais fácil de aplicar técnicas de respiração como tratamento para a asma é a seguinte.

  • Encontre um lugar tranquilo e confortável para se sentar ou deitar. Tente limpar sua mente. Depois disso, coloque uma das mãos no peito e a outra na barriga.
  • Inspire lentamente pelo nariz por 5 contagens lentas. Deixe o peito e a parte inferior do abdômen continuarem a se expandir até sentir as mãos subindo com eles. Isso significa que o diafragma está se movendo para baixo para dar espaço para os pulmões se encherem de ar oxigenado.
  • Prenda a respiração o máximo que puder e, em seguida, expire lentamente pelo nariz também, contando lentamente até 5. Ao fazer isso, você deve sentir sua mão descendo lentamente.
  • Repita por alguns minutos até que sua respiração se torne mais regular.

Se você quiser ter mais certeza, seu médico pode encaminhá-lo a um terapeuta respiratório para lhe ensinar técnicas respiratórias especiais que podem ser uma forma de tratar os sintomas de asma que surgem.

Dessa forma, quando você estiver em uma situação estressante que pode desencadear um surto de asma, você usará instintivamente essa técnica para recuperar o fôlego.

3. Terapia de medicina natural ou fitoterápica

Além de usar medicamentos prescritos por médicos, afirma-se que os sintomas da asma também podem ser superados com o consumo de medicamentos naturais ou fitoterápicos para a asma.

Esta escolha certamente torna tudo mais fácil para você, porque a maioria dos ingredientes para este remédio natural para asma você pode obter em casa.

Uma das maneiras naturais de tratar os sintomas da asma é consumir alho.

Um estudo do jornal Toxicologia Alimentar e Química mostrou que o extrato de alho tem propriedades antiinflamatórias.

Portanto, acredita-se que esse tempero de cozinha seja capaz de superar várias doenças inflamatórias crônicas, uma das quais é a asma.

Claro, existem muito mais opções de remédios naturais que podem ser usados ​​para tratar os sintomas da asma.

No entanto, é importante lembrar que os remédios à base de ervas não podem ser usados ​​como o principal tratamento para a asma. Você ainda deve usar medicamentos prescritos pelo seu médico.

Além disso, os efeitos de alguns medicamentos fitoterápicos para a asma ainda requerem mais pesquisas, principalmente no que diz respeito à sua segurança.

4. Terapia de ioga

Yoga é um tipo de exercício que requer que você ajuste o padrão de inspiração e expiração seguindo cada movimento do corpo.

Portanto, os exercícios podem ser usados ​​como uma forma de tratar os sintomas da asma. As técnicas de respiração de ioga aumentam gradualmente a capacidade pulmonar.

Dessa forma, você pode inspirar um volume maior de oxigênio ao fazer respirações curtas.

O ioga também ensina indiretamente como respirar melhor e com mais eficiência. Além disso, a ioga também pode reduzir os sintomas de estresse que podem desencadear a asma.

Um estudo de Revista Etíope de Ciências da Saúde afirma que a ioga tem o potencial de reduzir ataques agudos de asma.

Este estudo foi realizado em 24 asmáticos durante 4 semanas com uma duração de 50 minutos por dia.

Os resultados do estudo revelaram que esse exercício foi eficaz na redução da recorrência das crises de asma pela manhã e à noite.

Além disso, acredita-se que a ioga também reduz o uso de outros medicamentos para asma, como o salbutamol.

5. Natação terapêutica

Para algumas pessoas cuja asma é desencadeada por exercícios (asma induzida por exercício), a atividade física muito extenuante pode causar um ataque.

Quando nos exercitamos, muitas vezes, inconscientemente, respiramos pela boca, não pelo nariz. Essa forma de respirar faz com que você tenha mais falta de ar porque o ar que entra nos pulmões é o ar seco.

O ar seco irrita as vias respiratórias, o que, por sua vez, desencadeia os sintomas de asma.

Por outro lado, escolher o exercício certo pode ser uma das maneiras certas de tratar os sintomas da asma a longo prazo.

A natação é um dos exercícios mais recomendados pelos médicos para pessoas com asma.

Vários estudos mostraram que a natação é mais eficaz no tratamento da asma do que apenas a medicação.

Outro benefício da natação para a asma é que ajuda a hidratar as vias respiratórias para que não sequem e fiquem irritadas.

Além disso, uma postura plana ao nadar pode relaxar os músculos do trato respiratório para que mais tarde você possa respirar com mais facilidade.

A razão é que a natação não exige que você suporte muito peso, como quando você está em pé.

A terapia de tratamento da asma também pode ajudar as pessoas com asma a se manterem ativas.

Na verdade, a falta de exercícios pode tornar a condição física dos asmáticos mais suscetível a doenças e ataques de asma.

6. Acupuntura

A acupuntura é uma medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas superfinas em pontos específicos do corpo.

Numerosos estudos mostram que a terapia de acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas de várias condições médicas, incluindo a asma.

Acredita-se que esta terapia para asma melhora a função pulmonar, controla os sintomas e reduz o risco de efeitos colaterais do uso de medicamentos para asma.

Isso também foi apoiado por um estudo publicado na revista. Remédio no ano passado 2017.

Neste estudo, verificou-se que a acupuntura foi eficaz em ajudar a reduzir os sintomas de asma experimentados por crianças.

Consulte seu médico sobre qual terapia medicamentosa é mais adequada como forma de tratar os sintomas da asma.