Os analgésicos podem tratar a dor de certas doenças, lesões e cirurgias. No entanto, essa droga também tem vários efeitos colaterais. É por isso que você precisa entender a dosagem certa ao tomar analgésicos, especialmente ao tomar analgésicos sem prescrição.
Doses seguras de vários analgésicos
Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de analgésicos e seu uso recomendado:
1. Paracetamol
O paracetamol é usado para aliviar a febre, dores de cabeça, dores menstruais, enxaquecas e dores no corpo devido a constipações. Este medicamento está disponível na forma de comprimido na dose de 500 ou 665 miligramas.
A dose única para adultos varia de 500-1.000 miligramas ou até 1-2 comprimidos. Este analgésico pode ser tomado regularmente ou apenas quando ocorre dor, dependendo da causa da dor e da dosagem recomendada pelo médico.
Não tome mais de 4.000 miligramas de paracetamol em um período de 24 horas. Se você precisar tomar paracetamol regularmente ou a dor não tiver diminuído, espere de 4 a 6 horas a partir do momento em que tomou paracetamol antes.
2. Ibuprofeno
O ibuprofeno é um analgésico que pertence à classe dos antiinflamatórios não esteroidais (AINE). Sua função é tratar a dor causada por inflamação, como em pessoas com artrite ou feridas.
Este analgésico tem uma dose única de 200-400 miligramas ou o equivalente a 1-2 comprimidos. O consumo em um dia não deve exceder 1.200 miligramas.
Como o paracetamol, você também deve pausar cada vez que tomar ibuprofeno.
Se estiver tomando ibuprofeno 3 vezes ao dia, faça um intervalo de 6 horas antes da próxima dose. Se você precisa tomar 4 comprimidos de ibuprofeno, espere 4 horas entre cada comprimido.
3. Naproxeno
Como o ibuprofeno, o naproxeno também está incluído na classe AINE. Este medicamento é usado para tratar vários tipos de dor, incluindo dores musculares, dores de dente, enxaquecas e dores menstruais. Além disso, o naproxeno também pode aliviar a vermelhidão e o inchaço devido a lesões.
A dose segura deste analgésico varia de pessoa para pessoa. Em geral, as condições são as seguintes:
- Dor de curto prazo, como entorses ou dores musculares, recebe uma dose de 250 miligramas por bebida. Tome este medicamento 3-4 vezes ao dia, se necessário.
- Dor de longo prazo, como reumatismo, recebe uma dose de 500 miligramas por dia. Você pode tomá-lo em uma dose de cada vez ou dividi-lo em 2 doses de 250 miligramas cada.
- Para quem sofre de gota, a primeira dose é de 750 miligramas. Em seguida, o medicamento foi continuado novamente na dose de 250 miligramas a cada 8 horas até que a dor diminuísse.
- Para mulheres que sentem dores menstruais, uma dose única de 250 miligramas. Tome este medicamento 3 vezes ao dia até que a dor desapareça.
4. Ácido mefenâmico
O ácido mefenâmico é usado para tratar vários tipos de dor, especialmente dor durante a menstruação e dor de dente. Os medicamentos pertencentes ao grupo AINEs também podem tratar o sangramento excessivo durante a menstruação.
Como os analgésicos em geral, o ácido mefenâmico pode ser tomado regularmente em certas doses ou apenas quando ocorre dor. Uma única dose para adultos é de 500 miligramas, com um limite seguro de não mais que 1.500 miligramas por dia.
O ácido mefenâmico pode aumentar o risco de problemas estomacais quando tomado em excesso. Portanto, não aumente a dose sem consultar um médico. Este medicamento não deve ser tomado por mais de 7 dias consecutivos.
5. Codeína
A codeína é usada para tratar a dor severa de lesão ou cirurgia. Este medicamento geralmente é combinado com paracetamol ou ibuprofeno para torná-lo mais eficaz.
A codeína pertence à classe das drogas opióides, também conhecidas como narcóticos. Uma única dose para adultos varia de 15 a 60 miligramas. O limite seguro para consumir codeína em um dia não deve exceder 360 miligramas.
Os analgésicos narcóticos devem ser tomados de acordo com a dosagem recomendada pelo médico. A razão é que essas drogas podem causar dependência se consumidas incorretamente.
Dor devido a ferimentos, doenças, menstruação e outras causas podem reduzir a produtividade diária. Os analgésicos o ajudarão a prevenir isso, controlando a dor.
No entanto, você ainda deve ser sábio ao consumi-lo para evitar efeitos colaterais. Saiba a dose exata de analgésico que está tomando e não use mais do que o recomendado.
Se você o toma há algum tempo e a dor não passa, consulte seu médico imediatamente para obter um tratamento mais adequado.