Qual é o fator Rhesus no sistema de tipo sanguíneo? |

Os tipos sanguíneos não só podem ser distinguidos em A, B, AB ou O de acordo com o sistema ABO, mas também por meio do sistema de fator de Rhesus (Rh). Este componente é verificado na verificação do grupo sanguíneo. O fator Rh é observado pela presença de uma proteína inata nos glóbulos vermelhos. Confira a análise a seguir para entender o sistema Rhesus (Rh) em mais detalhes.

Qual é o fator Rhesus (Rh)?

O fator Rhesus (Rh) é um tipo de proteína encontrada na parte externa das células vermelhas do sangue. Esta proteína é herdada geneticamente ou transmitida de seus pais.

Como você sabe, cada ser humano tem um tipo de sangue diferente, a saber, A, B, O ou AB. Cada grupo sanguíneo é novamente distinguido com base no conteúdo da proteína Rhesus (Rh).

Com base no fator Rhesus (Rh), os tipos sanguíneos são divididos em:

  • Se contiver o fator Rh, seu tipo sanguíneo é classificado como Rhesus positivo (Rh +), geralmente indicado pelo símbolo (+) atrás do seu tipo sanguíneo (exemplo: A +, B +, AB +, O +).
  • Se não contiver proteína Rh, seu tipo sanguíneo é classificado como rhesus negativo (Rh-), geralmente indicado pelo símbolo (-) atrás do seu tipo sanguíneo (exemplo: A-, B-, AB- e O-).

A proteína Rhesus é algo que vem da hereditariedade. Aqui estão alguns fatores possíveis sobre o seu grupo Rh:

  • Se seu pai tem Rh + e sua mãe também tem Rh +, você terá Rh +
  • Se seu pai tem Rh + e sua mãe tem Rh-, você tem duas possibilidades. Pode ser que você, como seu pai, tenha Rh +, ou você, como sua mãe, tenha Rh-
  • Se seu pai tem Rh- e sua mãe também tem Rh-, você terá Rh-

Qualquer tipo de sangue que seja Rh positivo pode receber uma transfusão de sangue do mesmo tipo que Rh positivo ou negativo. Enquanto isso, aqueles com tipo sanguíneo Rh negativo só pode conseguir doadores de sangue do mesmo tipo de sangue ou grupo sanguíneo O-.

Sangue tipo O - pode ser um doador para todos os tipos de sangue. É por isso que esse grupo sanguíneo é chamado de doador universal. O sangue tipo O também é o tipo universal de sangue necessário para transfusões de emergência e para bebês imunocomprometidos.

Que tipos de Rhesus são comuns na sociedade indonésia?

Citado na Cleveland Clinic, apenas uma pequena parte de toda a população do mundo (cerca de 15%) tem Rh-. Enquanto isso, os outros 85% têm tipo sanguíneo com Rhesus positivo.

O site Red Cross Blood afirma que existem apenas 0,2-1% dos proprietários de grupos sanguíneos Rhesus negativos na Ásia. Isso significa que a Indonésia é um dos países cujas pessoas são dominadas pelo grupo sanguíneo Rhesus positivo.

Quando é necessário fazer um exame de sangue para o fator Rh?

O fator Rhesus (Rh) pode ser determinado verificando o tipo de sangue. Na verdade, o fator Rh não tem impacto direto na saúde. No entanto, é muito importante conhecer o seu rhesus se estiver grávida.

Se você não sabe o seu fator Rh, pode ser aconselhado a fazer este teste antes de engravidar (teste pré-natal). Principalmente se você estiver planejando uma gravidez.

Uma mãe Rh negativo que carrega um bebê Rh positivo corre o risco de ter problemas de saúde que afetarão seu filho, especialmente na segunda gravidez e posteriormente. Se os resultados do seu teste de sangue mostrarem um fator Rh positivo, nenhum acompanhamento é necessário. É diferente quando o resultado Rh diz que você não o tem, ou seja, negativo.

Resultados do teste do fator Rh

Nos estágios iniciais da gravidez, podem surgir problemas de gravidez se o seu Rhesus for negativo, enquanto o bebê no seu útero for positivo. Essa condição é conhecida como incompatibilidade de Rhesus.

Normalmente, o seu sangue não se mistura com o sangue do seu bebê durante a gravidez. No entanto, pequenas quantidades do sangue do seu bebê podem entrar em contato com o seu durante o trabalho de parto ou se você tiver sangramento. Encontrar o rhesus sangüíneo diferente com a da criança no útero também pode ocorrer se houver trauma abdominal durante a gravidez.

Na incompatibilidade de Rhesus, seu corpo pode produzir proteínas chamadas anticorpos Rh após a exposição aos glóbulos vermelhos de um bebê que são diferentes de Rhesus. Esses anticorpos podem não ser um problema durante a primeira gravidez. No entanto, essa condição pode ter um impacto negativo nas gestações subsequentes.

Se o seu próximo bebê voltar Rh positivo, esses anticorpos podem atravessar a placenta e destruir os glóbulos vermelhos do bebê. Essa condição pode levar à anemia com risco de vida, uma condição em que os glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente do que substituídos pelo corpo do bebê.

Se for Rh-, pode necessitar de fazer mais análises ao sangue, nomeadamente análises de anticorpos, durante o primeiro trimestre, durante a 28ª semana de gravidez e durante o parto. Se o seu corpo ainda não começou a produzir anticorpos Rh, você pode precisar de injeções de um produto sangüíneo chamado imunoglobulina Rh.

Enquanto isso, se o seu bebê nasceu com Rh negativo, você não precisa fazer nenhum acompanhamento. No entanto, se o seu bebê nascer com Rh positivo, você precisará de outra injeção logo após o parto.

Se o seu corpo já está produzindo anticorpos Rh, as injeções de imunoglobulina Rh não ajudarão em sua condição. Nesse caso, seu bebê será monitorado de perto e poderá receber uma transfusão de sangue pelo cordão umbilical, se necessário.