Causas do enjôo e dicas para evitá-lo

A doença de movimento não é nada novo para o corpo sentir. Ao viajar de carro, avião ou navio, não é incomum que o corpo sinta vômitos, fraqueza e tontura sem motivo. Por que às vezes o corpo reage assim durante a viagem? Existe uma maneira de evitar a embriaguez durante a viagem? Confira as causas e como evitá-las a seguir.

A razão de você ter enjôo

Do lado físico

O enjôo pode ser experimentado por qualquer pessoa, a vulnerabilidade é vivida por mulheres grávidas e crianças quando viajam para um lugar. Para as pessoas que viajam em navios, aviões ou até mesmo carros, essa sensação de náusea e tontura é conhecida como enjôo ou “doença” causada pelo movimento. Por que o nome é assim?

Veja, a cinetose é causada por sinais mistos enviados ao cérebro pelos olhos e pelo ouvido interno. No entanto, na realidade, quando estamos em um veículo em movimento, seu corpo está definitivamente na posição sentada ou imóvel, mas seus olhos e ouvidos estão olhando ao redor durante a viagem. Isso é chamado enjôo, porque sua visão e audição estão se movendo, mas seu corpo está parado.

Então, para o corpo que não está acostumado a isso, o cérebro enviará sinais ao corpo. A parte do cérebro chamada tálamo procurará informações sobre o que há de errado em seu corpo. Depois de tirar conclusões de seu corpo, geralmente termina com a conclusão de que seu corpo está envenenado. Portanto, seu cérebro reagirá para remover toxinas do corpo vomitando ou pelo menos enviando uma reação de náusea e tontura.

Do lado do veículo

Essa condição de enjôo também é desencadeada ou exacerbada por odores pungentes e desagradáveis, como fumaça de cigarro e desodorizante de veículos. Porque durante a viagem você não pode se mover ou se esquivar, então o corpo que está exposto ao cheiro vai reagir para resistir. A reação do corpo geralmente é causada por náuseas e tonturas.

A falta de níveis de oxigênio e os altos níveis de dióxido de carbono no veículo, assim como o sistema de suspensão do veículo não é bom e as estradas são irregulares, também influenciam no enjôo que você sente.

Outro fator de risco que causa enjôo pode ser devido ao medo e à ansiedade durante a viagem. A ventilação de viagem não é boa e até mesmo sua incapacidade de ver as condições fora da janela do veículo em que está viajando.

Dicas para prevenir enjôo

1. Coma antes de viajar

A náusea durante a viagem também é causada pelo estômago vazio. O estômago aumentará o ácido estomacal a subir e causar náuseas. Especialmente se você já teve um histórico de má saúde gástrica. Portanto, tente comer 1-1,5 horas antes de viajar. Além disso, evite alimentos oleosos, alimentos picantes e refrigerantes, que podem agravar a náusea e as tonturas no caminho

2. Consumo de medicamentos para enjôo

É o mais seguro e simples de fazer. Este medicamento anti-bêbado, geralmente, quando tomado, causa sonolência profunda. Automaticamente seus olhos e ouvidos irão "descansar" o sensor e evitar náuseas durante a viagem.

3. Evite jogar aparelhos ou leia um livro, não se esqueça de fazer uma pausa

Toque aparelhos ou ler um livro durante a viagem só deixará seus olhos, ouvidos e cérebro confusos para digerir informações. Ao fazer essas atividades, você apenas aumentará o risco de náuseas e tonturas. Não se esqueça de descansar o corpo. Se você se sentir sonolento e cansado, não se force a ficar acordado, deixe seu corpo descansar para que possa fresco de volta durante a viagem.