Causas de dores musculares que você pode não perceber -

A dor muscular ou mialgia costuma aparecer de repente, mesmo sem saber a causa exata. Na verdade, essa condição geralmente é causada por muita atividade física ou estresse físico, mas também pode ser causada por estresse mental. Isso deixa o corpo tenso. No entanto, existem muitas outras condições que também podem causar dores musculares. Nada? Confira a explicação completa abaixo.

Causas comuns de dores musculares

Você deve ter sentido dores em partes do corpo, incluindo músculos. Essa dor também varia de leve a forte e insuportável. No entanto, você não precisa se preocupar, porque algumas dessas condições de dor muscular podem desaparecer por conta própria.

Além disso, a dor muscular também pode ocorrer em um curto espaço de tempo e até durar meses. As áreas do corpo onde podem ocorrer dores musculares são pescoço, costas, pernas, coxas e braços. Aqui estão algumas causas comuns de dores musculares.

1. Falta de ingestão nutricional

Às vezes, você não percebe que tipo de nutrição seu corpo precisa. Mesmo que a falta de nutrição adequada também possa ser uma das causas das dores musculares.

Por exemplo, deficiência de vitamina D. A vitamina D em si tem um papel importante na absorção de cálcio e garantindo que os músculos possam funcionar adequadamente.

A deficiência de vitamina D em um nível grave pode desencadear a osteomalácia, uma condição que causa ossos fracos, dores nos ossos e fraqueza muscular.

Além da vitamina D, existem várias outras vitaminas que devem ser consideradas novamente para a ingestão do corpo. Outras vitaminas, como vitamina C, vitamina B12 e ômega 3, também são vitaminas de que você precisa para um corpo saudável.

2. Atividades esportivas ou exercícios físicos incorretos

Outra causa de dores musculares são os exercícios físicos regulares ou físicos, mas da maneira errada. Isso significa que uma parte da rotina que você faz pode não ser feita de acordo com as regras.

Por exemplo, você não aquece e nem se acalma antes e depois do treino. Embora possam parecer triviais, eles são realmente importantes e devem ser feitos corretamente. O motivo é que, se você fizer o movimento errado ao aquecer ou esfriar, o risco de sofrer lesão muscular aumenta.

Além disso, ao se exercitar ou praticar exercícios físicos, é importante realmente fazer todos os movimentos corretamente. Principalmente quando você pratica esportes que requerem muita energia, como levantamento de peso ou treinamento de resistência.

Se feito com o movimento errado, é claro que o risco de lesão muscular é inevitável. Portanto, é importante manter a saúde muscular realizando rotinas de exercícios adequadamente e de acordo com as regras.

3. Fazer muitas atividades extenuantes

Ser ativo e fazer atividades físicas regulares, como exercícios, é realmente bom para a saúde e a boa forma. No entanto, a prática de atividades físicas muito extenuantes pode, na verdade, causar cãibras e rigidez nos músculos, além de causar dores.

É muito provável que ocorra dor muscular se você praticar atividades físicas ou esportes que exijam que você faça o mesmo movimento repetidamente, sem variação. A razão é que os músculos são dinâmicos, então eles devem ter variedade em seus movimentos para mantê-los funcionando corretamente.

A causa desta dor muscular também pode ocorrer se você não está acostumado a se exercitar, tentando fazer um novo tipo ou movimento de exercício, ou se exercitando por mais tempo do que o normal.

Normalmente, se você raramente faz exercícios, os músculos doloridos ficam na área das pernas, como os músculos da coxa e do quadril.

4. Lesões podem ser a causa de dores musculares

Outras causas de dores musculares são lesões, entorses ou até hematomas que causam desconforto em certas partes do corpo. As lesões são geralmente caracterizadas por dor, hematomas, inchaço e cãibras musculares.

Essa lesão muscular pode ocorrer em músculos de qualquer parte do corpo, desde os músculos das costas até os da coxa. Essa condição pode ocorrer devido a muitas coisas, incluindo fazer movimentos errados de alongamento, acidentes, quedas, torções do corpo ou outras atividades físicas. Na verdade, algumas das condições acima não requerem tratamento especial.

Você pode simplesmente superá-lo descansando e tomando analgésicos para reduzir a dor. No entanto, se as dores nos músculos restringirem os movimentos, consulte um médico imediatamente.

5. Presença de doença e infecção

A próxima causa de dor muscular é a presença de doenças e infecções que têm o potencial de fazer os músculos de certas partes do corpo ficarem doloridos. Existem vários tipos de infecções, doenças autoimunes e várias outras doenças que podem causar dores musculares, incluindo:

  • Anemia
  • Artrite
  • Fibromialgia
  • Gripe
  • Lúpus
  • Doença de Lyme
  • Malária
  • Triquinose
  • Hipotireoidismo

Normalmente, para lidar com a dor muscular que você sente devido a uma das doenças mencionadas acima, a maneira mais eficaz é tratar a própria doença. Dessa forma, a dor muscular também cura por si mesma.

6. O hábito de praticar a postura errada

Se se tornou um hábito, às vezes é difícil consertá-lo. Isso também se aplica ao hábito de ficar em pé, sentar e deitar com a postura errada. Embora pareça trivial, realmente se acostumar com o corpo para formar a postura correta pode reduzir o risco de dores musculares.

O motivo é que praticar a postura errada é a causa da dor muscular. A postura inadequada pode fazer com que os músculos fiquem tensos e doloridos. Portanto, reduza os hábitos de sentar, ficar em pé e deitar que não são bons.

Por exemplo, a postura incorreta ao ficar em pé pode ocorrer se você se concentrar em apenas uma perna. Isso também pode acontecer quando você se senta e descansa até que seu corpo repouse sobre o cóccix enquanto está sentado.

Ao mesmo tempo em que melhora lentamente esse mau hábito, você também pode acompanhá-lo com exercícios regulares para ajudar a corrigir a postura errada.

7. O estresse excessivo causa dores musculares

O estresse também afeta a saúde dos músculos. Ou seja, quanto mais frequentemente você sentir estresse, tanto física quanto mentalmente, maior será o risco de sentir dores musculares. Quando você está estressado, seu corpo reage automaticamente para protegê-lo de lesões ou dor.

Bem, esse reflexo realizado pelo corpo pode causar tensão nos músculos. Se você passar por estresse por um longo tempo, os músculos do seu corpo permanecerão rígidos e tensos, podendo causar outras condições, como dores de cabeça. Enquanto isso, se você conseguir superar as causas do estresse, a dor muscular também diminuirá.

No entanto, para aliviar o estresse, não é aconselhável reduzir a atividade física. O motivo é que os músculos vão enfraquecer porque você se move menos, então a dor vai durar mais tempo.

Em vez disso, é recomendável que você se mantenha ativo e se exercite regularmente. Dessa forma, você também se esforçou para reduzir os efeitos negativos do estresse nos músculos do corpo.