Um ataque cardíaco, também conhecido como enfarte do miocárdio, é um tipo de doença cardíaca que ocorre quando o sangue não flui para o coração. Isso faz com que os músculos do coração não recebam um suprimento adequado de oxigênio. Ataques cardíacos são comuns em adultos ou idosos (idosos), mas a causa dos ataques cardíacos também pode ocorrer em uma idade jovem. O que exatamente causa um ataque cardíaco e quais são os fatores de risco? Confira a seguinte explicação.
Identifique as principais causas de ataques cardíacos
As seguintes condições são as principais causas de um ataque cardíaco:
1. Doença coronariana
Você poderia dizer que a doença cardíaca coronária é a principal causa de ataques cardíacos. Com o lançamento da Mayo Clinic, um ataque cardíaco pode ocorrer quando há um bloqueio nas artérias coronárias, que são um dos principais vasos sanguíneos que circundam o coração. Como ocorre o bloqueio?
Inicialmente, as artérias coronárias tornam-se mais estreitas devido ao acúmulo de várias substâncias ou substâncias, uma das quais é o colesterol. Esse acúmulo de colesterol é chamado de placa bacteriana. O estreitamento desses vasos sanguíneos torna mais difícil o fluxo de sangue para o coração através das artérias.
Com o tempo, a placa que se acumulou nos vasos sanguíneos se rompe e espalha o colesterol e outras substâncias na corrente sanguínea. Um coágulo de sangue se formará no local da ruptura da placa. Se o coágulo de sangue for grande o suficiente, pode bloquear o fluxo sanguíneo para as artérias.
Claro que isso faz com que os músculos do coração não recebam oxigênio e nutrientes conforme a necessidade. Isso é o que torna a doença arterial coronariana a principal causa de ataques cardíacos.
Com base no bloqueio, o tipo de ataque cardíaco causado pela doença arterial coronariana é dividido em dois. O bloqueio completo de uma artéria coronária é chamado Infarto do miocárdio com elevação ST (IAMCSST), que é um tipo de infarto mais grave.
Enquanto isso, o bloqueio parcial das artérias coronárias é chamado Infarto do miocárdio sem supradesnivelamento de ST (NSTEMI). O tratamento para um ataque cardíaco pode ser diferente, dependendo do tipo de ataque cardíaco do paciente.
2. Espasmo da artéria coronária (CAS)
Embora ainda seja relativamente raro em comparação com a doença cardíaca coronária, espasmo da artéria coronária (CAS)é uma das condições que também podem causar um ataque cardíaco. Essa condição causa um estreitamento temporário das artérias.
No entanto, mesmo que apenas temporariamente, espasmo da artéria coronária Também pode causar bloqueios no fluxo sanguíneo para o coração. Se não for tratado imediatamente, o espasmo ou constrição que ocorre pode causar dor no peito e ataque cardíaco.
Um pouco diferente da dor no peito que geralmente aparece após a realização de atividades físicas extenuantes, os espasmos geralmente aparecem quando você está descansando. Por exemplo, à meia-noite ou de manhã.
Normalmente, a CAS ocorre devido ao uso de drogas ilícitas, estresse, exposição ao ar frio que é bastante extremo e hábito de fumar. Portanto, a maneira de prevenir um ataque cardíaco é reduzir hábitos que não são bons para a saúde do coração.
3. Uso de drogas ilegais
Outra causa dos ataques cardíacos é o uso de drogas ilícitas, este tipo de droga inclui os estimulantes, nomeadamente uma classe de drogas que podem ativar o sistema nervoso central, aumentando a energia e sentindo-se excessivamente feliz. Sim, o uso excessivo de estimulantes pode causar um ataque cardíaco.
Uma das utilizações dos estimulantes, nomeadamente a cocaína, que pode ter impacto na pressão sanguínea e nas artérias. Normalmente, a cocaína em pó é inalada pelo nariz e absorvida pelo corpo, ou dissolvida em água e injetada no corpo através da corrente sanguínea.
Mesmo que a cocaína seja usada apenas ocasionalmente, os usuários podem ter pressão alta, artérias mais rígidas e paredes do músculo cardíaco mais grossas do que as pessoas que não a usam.
Todas essas condições são conhecidas por serem a causa dos ataques cardíacos, porque todas as três condições podem tornar as artérias coronárias estreitas e bloquear o fluxo sanguíneo para o coração. Geralmente, o uso de cocaína é uma causa frequente de ataques cardíacos em jovens.
4. Hipoxemia
A próxima causa do próximo ataque cardíaco é a hipoxemia. No entanto, a causa do ataque cardíaco neste pode ser classificada como menos comum do que a doença cardíaca coronária.
A hipoxemia é uma condição que ocorre devido aos baixos níveis de oxigênio no sangue. Normalmente, a hipoxemia é causada por envenenamento por monóxido de carbono ou os pulmões não podem funcionar normalmente.
A hipoxemia pode causar hipóxia, que é uma condição em que os tecidos do corpo não recebem oxigênio suficiente. Além disso, a hipoxemia também pode causar danos ao músculo cardíaco, o que pode levar a um ataque cardíaco.
Condições que podem causar ataques cardíacos em uma idade jovem
Além das causas mencionadas acima, também existem várias condições que podem causar um ataque cardíaco em uma idade jovem. Essas condições também são classificadas como perigosas e porque têm o potencial de causar ataques cardíacos em homens e mulheres com menos de 40 anos. Entre outros estão:
1. Doença de Kawasaki
A doença de Kawasaki é uma doença rara que geralmente afeta crianças. A doença de Kawasaki causa inflamação ou inchaço dos tecidos do corpo. Portanto, se não for tratado imediatamente, o inchaço pode se espalhar para as artérias e o coração.
O inchaço que ocorre também desencadeia o surgimento de problemas cardíacos de longo prazo, como coágulos sanguíneos a ataques cardíacos.
Às vezes, a doença de Kawasaki afeta as artérias coronárias, enfraquecendo as paredes desses vasos sanguíneos. Se as paredes estão enfraquecidas, a pressão do sangue que flui através das artérias para o coração faz com que as artérias inchem para fora e causa elasticidade na pele externa.
Essa condição também é conhecida como anurismo. Se um coágulo de sangue se formar em um anurismo, as artérias ficarão bloqueadas e podem ser a causa de um ataque cardíaco em uma idade muito jovem.
Além disso, a doença de Kawasaki, que costuma ser vivenciada por crianças, também pode causar inchaço do músculo cardíaco e batimento cardíaco anormal. Geralmente, a doença de Kawasaki dura apenas 5-6 semanas em crianças.
Mesmo assim, nem todas as crianças que sofrem da doença de Kawasaki apresentam danos arteriais. Enquanto isso, você pode precisar ter cuidado porque também há crianças com artérias danificadas e não podem ser reparadas.
2. Cardiomiopatia hipertrófica (cardiomiopatia hipertrófica)
Cardiomiopatia hipertrófica ou também conhecida como cardiomiopatia hipertrófica, é uma das causas de ataques cardíacos que costumam ocorrer em uma idade jovem. Normalmente, as pessoas que apresentam essa condição são hereditárias ou atletas jovens.
A cardiomiopatia hipertrófica é uma doença que ocorre quando o músculo cardíaco se torna anormalmente espesso. À medida que o músculo cardíaco se torna mais espesso, fica mais difícil para o coração bombear o sangue. Infelizmente, essa condição muitas vezes passa despercebida porque quase não há sintomas proeminentes dessa condição.
Em algumas pessoas com essa condição, o músculo cardíaco engrossado também pode causar sintomas de ataque cardíaco, como falta de ar, dor no peito ou outros problemas relacionados ao sistema elétrico do coração. Essa condição pode certamente causar um batimento cardíaco anormal e pode ser fatal.
Coisas inesperadas que podem aumentar o risco de ataque cardíaco
Você já deve ter ouvido falar de várias coisas que podem aumentar o risco de ataque cardíaco, como dieta rica em gordura saturada, níveis elevados de colesterol, histórico de diabetes mellitus ou um estilo de vida menos ativo. No entanto, aparentemente, também existem várias coisas ou condições que podem aumentar o risco de um ataque cardíaco inesperado. Alguns dos fatores de risco para um ataque cardíaco incluem:
1. Psoríase
A psoríase é uma doença auto-imune que causa inflamação crônica da pele na forma de manchas vermelhas na pele seca acompanhadas de escamas prateadas. Embora seja classificada como uma doença de pele, a psoríase pode aumentar o risco de ataque cardíaco.
Um estudo mostra que o risco de doenças cardíacas em pessoas com psoríase pode aumentar em até 2 a 3 vezes. O motivo é que a inflamação causada pela psoríase também pode danificar as artérias do coração por dentro, o que, por sua vez, aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.
Enquanto isso, as pessoas com psoríase têm predisposição para colesterol alto, obesidade e diabetes, que também prejudicam a saúde cardíaca. Portanto, a psoríase pode ser uma das causas de ataques cardíacos inesperados.
2. Exercício repentino que é muito intenso
Na verdade, fazer exercícios intensos não é errado. No entanto, certifique-se de que você está acostumado. Para se acostumar com isso, você precisa começar as atividades físicas, como esportes, do mais leve. Só depois disso, você pode aumentar a intensidade de acordo com sua habilidade ao longo do tempo.
De acordo com a Cleveland Clinic, uma das causas dos ataques cardíacos inesperados é a atividade física que começa imediatamente com alta intensidade. Isso significa que você pode não estar acostumado a fazer exercícios extenuantes, mas está se esforçando.
Além de exercícios, outras atividades físicas extenuantes também podem prejudicar a saúde do coração se você não estiver acostumado a fazê-lo. Especialmente se você não gosta de se exercitar e tem fatores de risco para doenças cardíacas que podem aumentar a probabilidade de ter um ataque cardíaco.
3. Muitas vezes tome medicamentos para a dor (AINE)
Os AINEs são analgésicos usados para tratar febre, inflamação, entorses, dores de cabeça, enxaquecas e dismenorreia (cólicas menstruais dolorosas). Exemplos dessas drogas são aspirina e ibuprofeno.
Um estudo publicado em Journal of Infectious Diseases relataram que pessoas que tomam AINEs para tratar infecções respiratórias apresentam um risco 3 a 4 vezes maior de ataque cardíaco.
Na verdade, a razão pela qual os AINEs podem causar ataques cardíacos inesperados ainda não é claramente compreendida. No entanto, este medicamento pode aumentar o risco de hemorragia, o que pode levar a um aumento dos coágulos sanguíneos nas artérias.
Para isso, evite tomar medicamentos AINEs, principalmente se você tem mais de 50 anos ou tem fatores de risco para hipertensão, diabetes, colesterol alto ou é fumante ativo.
4. Incidente traumático
Nem todo mundo é forte o suficiente para enfrentar um coração partido. Portanto, não é exagero se um coração partido é um dos eventos traumáticos que podem ser vividos por uma pessoa. Além disso, também existem vários eventos traumáticos que podem ser vividos, como a perda de um ente querido e muitos mais.
Ao passar por um evento traumático na vida, algumas pessoas tendem a ser mais fracas para lidar com essa condição. Na verdade, isso pode tornar o corpo vulnerável a vários problemas de saúde. O motivo, talvez as pessoas que vivenciam este incidente não consigam responder bem ao estresse.
Nesse momento, aumentam a inflamação e os hormônios do estresse no corpo. Enquanto isso, ambos tornam o corpo mais suscetível a várias doenças cardíacas. Portanto, vivenciar um evento traumático é uma das causas de ataques cardíacos inesperados.