O paracetamol é comumente usado para reduzir a febre, aliviar os sintomas de gripes e resfriados, para curar dores de cabeça e de dente. Mas, assim como outros medicamentos, o paracetamol também pode apresentar um risco de certos efeitos colaterais. Quais são os possíveis efeitos colaterais do paracetamol?
Nem todo mundo pode tomar paracetamol, você sabe!
O paracetamol é um analgésico que geralmente é seguro para uso por todas as pessoas, incluindo mulheres grávidas e mães que amamentam. Bebês a partir de 2 meses de idade também podem tomar uma dose baixa de paracetamol, como alternativa ao ibuprofeno.
No entanto, se você tiver um ou mais dos seguintes problemas, seu médico geralmente não o aconselhará a tomar paracetamol:
- Tem doença hepática ou renal.
- Bebedor pesado de álcool.
- Tem um peso muito baixo.
- Tem alergia a paracetamol.
Além disso, se estiver a tomar alguns outros medicamentos, o seu médico pode recomendar outro analgésico mais seguro.
Quais são os efeitos colaterais do paracetamol?
Os efeitos colaterais do paracetamol são raros, mas podem causar:
- Reação alérgica. Esta reação pode causar erupção cutânea ou inchaço. Uma em cada 100 pessoas pode ter essa condição.
- Pressão arterial baixa e frequência cardíaca rápida. Este é frequentemente o caso do paracetamol, administrado por injeção no hospital.
- Doenças sanguíneas. Os exemplos incluem trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) e leucopenia (baixa contagem de leucócitos). Este efeito é raro. Apenas uma em cada 1000 pessoas corre risco de desenvolver essa condição.
- Doenças do fígado e rins. Podem ocorrer danos ao fígado e aos rins se você tomar ou tomar muitas doses de paracetamol. Este é o efeito colateral mais grave.
- Sintomas de overdose de drogas. O paracetamol é seguro se usado de acordo com as instruções de dosagem. No entanto, como esse medicamento é comumente incorporado a muitos outros medicamentos, você corre o risco de tomar muitas doses sem perceber. Os sintomas variam de náuseas, vômitos, perda de apetite, sudorese excessiva, dor abdominal, sensação de cansaço, olhos turvos ou amarelados, urina muito escura.