O sol escaldante é frequentemente evitado, ou porque torna a pele mais escura e queimada, ou pode aumentar o risco de envelhecimento prematuro e câncer de pele. Na verdade, há muitos benefícios que podem ser obtidos tomando sol, especialmente pela manhã. Veja quais são os benefícios do calor solar que você pode obter.
Benefícios do sol
Não é segredo que a exposição prolongada ao sol pode causar vários problemas, incluindo câncer de pele.
Mesmo assim, você ainda precisa de luz solar suficiente para obter seus benefícios para a saúde.
Descobrir por quanto tempo e quando você deve ficar ao sol pode ajudar a manter o equilíbrio da vitamina D em seu corpo. Além disso, aqui estão vários outros benefícios da luz solar que você pode obter.
1. Melhorar a qualidade do sono
Um dos benefícios da exposição ao sol que você não pode perder é que ela pode melhorar a qualidade do sono. Isso foi comprovado por meio de estudos publicados em Prática de enfermagem holística .
Este estudo em idosos mostrou que a exposição à luz solar direta entre 8h e 10h por 5 dias pode melhorar a qualidade do sono.
Esse benefício pode ser devido ao fato de que a luz solar auxilia o ritmo circadiano, dizendo ao corpo quando aumentar ou diminuir a melatonina.
A melatonina é um hormônio importante para ajudá-lo a dormir. A razão é que esse hormônio só será produzido à noite e produzirá sonolência duas horas após o pôr do sol.
2. Aliviar os sintomas da depressão
Além de melhorar a qualidade do sono, outro benefício da luz solar é o alívio dos sintomas de depressão. Como poderia ser?
Uma crítica de Jornal indiano de medicina psicológica revelou que a deficiência de vitamina D está em risco de depressão. Enquanto isso, a luz solar é uma fonte de vitamina D.
Mesmo assim, os especialistas ainda não sabem qual é o papel exato da vitamina D, principalmente pela exposição ao sol, no desenvolvimento da depressão.
3. Manter a saúde óssea
Como mencionado anteriormente, a exposição ao sol é uma boa fonte de vitamina D.
Enquanto isso, o corpo precisa de vitamina D para ossos e músculos fortes. A falta de vitamina D pode fazer com que o corpo não absorva o cálcio com eficácia, o que é importante para a saúde óssea.
Se você deseja obter vitamina D do calor do sol, tente não ficar muito tempo no sol e use protetor solar quando sair.
4. Ajuda a superar problemas de pele
Como uma faca de dois gumes, a luz do sol acaba tendo benefícios contra problemas de pele, embora a exposição muito longa ao calor possa sair pela culatra.
Relatórios da Organização Mundial de Saúde, o conteúdo de UVA e UVB na luz solar pode realmente ajudar a aliviar os sintomas de doenças de pele.
Por exemplo, os médicos geralmente aconselham os pacientes com psoríase a se submeterem à terapia com PUVA. O paciente receberá um medicamento chamado psoraleno para tornar a pele mais sensível aos raios ultravioleta e, posteriormente, exposta à radiação UVA.
Além da psoríase, outros problemas de pele que podem ser tratados com terapia PUVA incluem:
- eczema,
- icterícia e
- espinha.
Infelizmente, a fototerapia não é para todos, pois pode aumentar o risco de câncer de pele quando não feita de maneira adequada.
5. Perder peso
Já faz exercícios e segue uma dieta saudável, mas ainda não emagrece? Você pode perder uma coisa trivial que acaba sendo boa para o corpo: tomar sol.
Os benefícios desta luz solar foram discutidos em pesquisas da Relatórios Científicos .
Os pesquisadores do estudo relataram que, à medida que as ondas de luz azul penetram na pele e atingem as células de gordura abaixo, as gotículas de gordura ficam menores.
Ou seja, a gordura será liberada das células e as células do corpo não armazenarão muita gordura. Isso pode contribuir para a perda de peso que você deseja alcançar.
6. Previna a queda de cabelo
Quem teria pensado que o banho de sol poderia prevenir a queda de cabelo?
Na verdade, o estudo publicado em Jornal online de dermatologia explicar a deficiência de vitamina D pode causar queda de cabelo.
Como não, a vitamina D desempenha um papel importante na estimulação de folículos capilares novos e antigos. Se o corpo não receber vitamina D suficiente, o crescimento de novos cabelos será atrofiado.
Se possível, tente tomar sol por 15 minutos para que sua pele possa absorver a vitamina D.
Se você não consegue ficar ao sol por muito tempo, pode sentar-se perto de uma janela onde o sol está brilhando.
7. Impulsione o sistema imunológico
Embora não diretamente, a exposição à luz solar pode realmente melhorar o sistema imunológico, o que pode reduzir o risco de várias doenças.
Isso ocorre porque a vitamina D produzida a partir da exposição ao sol é conhecida por fortalecer o sistema imunológico.
Portanto, a exposição ao sol agora não é apenas considerada uma substância cancerígena, mas também pode ser usada para manter um corpo saudável.
A luz solar oferece muitos benefícios para o corpo. É apenas isso, você pode maximizar esses benefícios e evitar os perigos do sol se tomar sol de maneira adequada.
Se você tiver mais perguntas, converse com seu médico para entender a solução certa.