A pasta de dentes tornou-se uma necessidade diária que deve ser adquirida na hora de fazer compras no supermercado. Sua vida diária certamente não pode ser separada deste produto. Com os muitos benefícios que oferece, quais são exatamente os ingredientes de uma pasta de dente?
Ingredientes em pasta de dente
A pasta de dentes tem muitos sabores e é vendida em uma variedade de funções específicas. Existem cremes dentais que priorizam os dentes brancos, alguns são feitos especificamente para dentes sensíveis e alguns prometem um efeito de frescor na boca o dia todo.
Apesar de suas vantagens, a principal função do creme dental ainda é limpar os dentes, proteger os dentes de bactérias e prevenir cáries.
Aqui está a composição dos ingredientes contidos na pasta de dente.
1. Fluoreto
O flúor é um dos ingredientes mais importantes das pastas de dente, pois pode reduzir o risco de cárie dentária. Na verdade, o declínio na prevalência de cárie dentária registrado nos países desenvolvidos nos últimos 30 anos está intimamente relacionado ao uso crescente de creme dental com flúor.
As bactérias na boca vivem do açúcar e do amido que grudam nos dentes depois de comer. O flúor ajuda a proteger os dentes dos ácidos liberados pelas bactérias quando comem esses açúcares e amidos.
O flúor atua de duas maneiras. Primeiro, o flúor torna o esmalte dentário mais forte, de modo que pode prevenir a cárie dentária causada pelos ácidos liberados pelas bactérias. Em segundo lugar, o flúor pode remineralizar a área do dente que começa a se deteriorar, de forma que o dano não ocorra rapidamente.
2. Agente abrasivo
O próximo ingrediente que não é menos importante na pasta de dentes é um agente abrasivo suave. Agentes abrasivos são materiais abrasivos que foram modificados para ajudar a remover sujeira e manchas da superfície dos dentes.
Com a ajuda de sua escova de dentes, o abrasivo irá limpar seus dentes de qualquer resíduo de comida remanescente.
Alguns exemplos de agentes abrasivos que são freqüentemente usados para fazer pasta de dente são carbonato de cálcio, sílica gel desidratada, óxido de alumínio hidratado, carbonato de magnésio, sais de fosfato e silicatos.
3. Prove
Isso inclui adoçantes artificiais como a sacarina, que muitas vezes é adicionada à pasta de dente para torná-la mais saborosa.
Os sabores de pasta de dente geralmente são uma mistura de vários componentes. A pasta de dente está disponível em vários sabores, como hortelã, limão-lima e até mesmo goma de mascar e sabores de frutas para crianças.
A maioria das pessoas prefere um creme dental com sabor de menta, que deixa a sensação de frescor e limpeza na boca, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Essa sensação geralmente surge devido ao conteúdo de aromatizantes e detergentes na pasta de dente que causa leve irritação da mucosa oral.
4. Umectantes
Este ingrediente é usado na pasta de dentes para evitar a perda de água na pasta de dentes, para que este produto não endureça quando exposto ao ar quando aberto.
Os umectantes mais comumente usados são o glicerol e o sorbitol. Infelizmente, grandes doses de sorbitol podem causar diarreia porque atua como um laxante osmótico. A FAO e a OMS recomendam que o sorbitol seja limitado a 150 mg / kg por dia.
Portanto, o uso de pasta de dente 60-70% contendo sorbitol por crianças pequenas deve ser supervisionado pelos pais.
5. Agente de ligação
O aglutinante é um colóide hidrofílico que se liga à água e é usado para estabilizar formulações de pasta de dente, evitando a separação das fases sólida e líquida.
Exemplos de agentes ligantes que são normalmente incluídos em pastas de dente são borracha natural (karaya e tragacanto), colóides de algas marinhas (borracha de alginato e carragenina) e celulose sintética (carboximetilcelulose e hidroxietilcelulose).
6. Corante
Corantes também são adicionados à pasta de dente, como dióxido de titânio para pastas brancas e vários corantes alimentícios para pastas coloridas ou géis.
7. Detergente
Sua pasta de dente pode espumar por causa do conteúdo de detergente. O detergente da pasta de dente é suave, por isso não irrita os tecidos orais sensíveis. A sua função é mais ou menos semelhante a outros materiais, nomeadamente ajudar a limpar a formação de placa bacteriana nos dentes.
O detergente mais comum encontrado na pasta de dente é o lauril sulfato de sódio. Este ingrediente é derivado do óleo de coco ou óleo de palmiste. Apesar dos rumores de que o lauril sulfato de sódio é perigoso, ele tem sido usado com segurança há mais de 50 anos.
Como escolher a pasta de dente certa?
Às vezes, você pode ficar confuso ao escolher qual pasta de dente comprar. O número de variantes diferentes também atrai sua atenção para experimentá-lo.
No entanto, seja qual for o produto que você escolher, certifique-se de comprar um creme dental que contenha pelo menos 0,1 por cento de flúor. Um bom creme dental também contém ingredientes ativos, como peróxido de hidrogênio, para ajudar a combater a placa bacteriana e prevenir a gengivite.
Se você tiver certas condições, como cáries, dentes sensíveis ou doenças gengivais, consulte seu médico para recomendações sobre o creme dental certo para você.