A vertigem é frequentemente descrita como uma sensação de rodopio. Uma pessoa que sofre de vertigem sentirá a si mesma ou o mundo ao seu redor girando quando está tonta ou com dor de cabeça.
Se você sofre de vertigem, essa sensação extraordinária de tontura, que as pessoas costumavam chamar de "tontura sete voltas", pode fazer com que suas atividades sejam realmente interrompidas. Mesmo quando estiver de pé ou caminhando, você se sentirá desequilibrado.
A própria causa costuma ser um problema de ouvido. Como citado de WebMD, Normalmente, as causas mais comuns são:
- Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) . A VPPB ocorre quando minúsculas partículas de cálcio (canalite) se agregam no canal auditivo interno, o que envia sinais ao cérebro sobre os movimentos da cabeça e do corpo relacionados à gravidade. Ajuda a manter o equilíbrio.
- Doença de Menière . Este é um distúrbio do ouvido interno causado pelo acúmulo de fluido e alterações de pressão no ouvido. Pode causar vertigem junto com zumbido nos ouvidos (zumbido) e perda auditiva.
- Neurite vestibular / labirintite . Esses problemas de ouvido interno geralmente estão associados a uma infecção (geralmente um vírus). Essa infecção causa inflamação no ouvido ao redor dos nervos, que são importantes para ajudar o corpo a sentir o equilíbrio.
Além das três causas mais comuns acima, as causas raras de vertigem incluem lesões na cabeça ou no pescoço, problemas cerebrais como derrames e tumores, certos medicamentos que causam danos aos ouvidos e enxaqueca.
Se você tem tendência à vertigem, existem algumas coisas que você precisa saber, conforme citado clínica Mayo , isso é:
- Esteja ciente da possibilidade de perder o equilíbrio, o que pode resultar em uma queda e ferimentos graves.
- Sente-se imediatamente quando sentir tonturas.
- Use luzes boas e brilhantes, acenda as luzes imediatamente ao acordar à noite.
- Use uma bengala para caminhar se houver alto risco de cair.
- Recomendamos que você trabalhe mais de perto com seu médico para controlar seus sintomas de forma eficaz.
Quatro movimentos poderosos para superar a vertigem
Para ultrapassar a sensação de "vertigem das sete rodadas" que te podem fazer vomitar, existem 4 poderosas "tácticas" que podes fazer sozinho em casa.
Manobra Epley
Se a vertigem se originar do ouvido e do lado esquerdo:
- Sente-se na beira da cama. Vire sua cabeça 45 graus para a esquerda. Coloque um travesseiro embaixo de você, de modo que, ao se deitar, o travesseiro fique entre seus ombros e não sob sua cabeça.
- Deite-se imediatamente, com a cabeça voltada para a cama (mantenha um ângulo de 45 graus). O travesseiro deve ficar sob seus ombros. Espere 30 segundos (para que cada vertigem pare).
- Gire sua cabeça 90 graus para a direita sem levantá-la. Aguarde 30 segundos.
- Vire a cabeça e o corpo da esquerda para a direita para ver o chão. Aguarde 30 segundos.
- Sente-se lentamente de novo, mas permaneça na cama por alguns minutos.
Se a vertigem vier do ouvido direito , basta repetir as mesmas instruções acima. Sente-se na cama, vire a cabeça 45 graus para a direita e continue com as instruções. Faça este exercício três vezes antes de ir para a cama todas as noites, até não sentir tonturas por 24 horas.
Manobra de Semont
Para tonturas que você sente na orelha e no lado esquerdo:
- Sente-se na beira da cama. Vire sua cabeça 45 graus para a direita.
- Imediatamente deite-se ao seu lado esquerdo. Aguarde 30 segundos.
- Troque de posição imediatamente para o lado oposto. Não mude a direção de sua cabeça. Mantenha um ângulo de 45 graus e aguarde 30 segundos. Olhe para o chão.
- Sente-se lentamente e espere alguns minutos.
Faça o mesmo movimento para a orelha direita. E, novamente, faça esse movimento 3 vezes ao dia por até 24 horas e você sentirá que a vertigem vai embora.
Manobra de defesa / meia cambalhota
Algumas pessoas acham essa manobra mais fácil de realizar:
- Ajoelhe-se e olhe para o teto por alguns segundos.
- Toque o chão com a cabeça prostrada, pressionando a testa contra o chão. Aguarde 30 segundos para que as várias vertigens parem.
- Vire a cabeça em direção ao ouvido afetado (se você sentir tonturas do lado esquerdo, vire o rosto para o cotovelo esquerdo). Aguarde 30 segundos.
- Levante ligeiramente a cabeça para que fique em uma linha horizontal com suas costas. Mantenha sua cabeça em um ângulo de 45 graus. Aguarde 30 segundos.
- Levante imediatamente a cabeça para a posição superior, mas mantenha a cabeça voltada para o ombro na mesma posição da orelha com problema. Então, levante-se devagar.
Você pode repetir várias vezes para reduzir a tontura. Após a primeira rodada, descanse por 15 minutos antes de passar para a segunda rodada.
Acompanhamento
Depois de realizar essas manobras, tente não mover a cabeça muito para cima ou para baixo. Se você não se sentir melhor por uma semana após tentar os exercícios acima, converse com seu médico novamente e pergunte o que você deve fazer a seguir. Você pode não estar fazendo o exercício corretamente ou pode ser que outra coisa esteja causando sua dor de cabeça.
LEIA TAMBÉM:
- Uma dor de cabeça pode ser um sinal de um derrame?
- Lidando com dores de cabeça após um derrame
- Distinguir tonturas normais e sintomas de tontura de um acidente vascular cerebral