4 benefícios para a saúde da massagem nos seios (veja também como fazer)

Os seios podem ser considerados um dos trunfos do orgulho feminino. Embora nem sempre seja óbvio, mas é importante sempre cuidar da saúde deste único órgão do corpo. Uma maneira de fazer isso é massagear a mama regularmente. Na verdade, quais são os benefícios da massagem dos seios para a saúde do corpo?

Quais são os benefícios da massagem nos seios?

Não apenas uma massagem comum, você sabe! Há uma infinidade de benefícios que você obterá se fizer massagens nos seios rotineiramente, incluindo:

1. Detectar câncer de mama

Antes de entrar no estágio de exame médico, a primeira maneira de verificar a presença de "sementes" de câncer de mama é fazer uma massagem nos seios. Um estudo de 2011 publicado no Journal of Women's Health relatou que cerca de 25 por cento das mulheres podem detectar o câncer de mama precocemente.

É aqui que o benefício da massagem dos seios entra em ação como uma verificação inicial, que a ajudará a saber quando algo está errado com um par de seios. A partir do estudo, aproximadamente 18 por cento dos outros participantes descobriram a possibilidade de câncer de mama por acidente.

Se ao massagear seus seios você acidentalmente sentir um caroço pequeno ou grande aparecer, não ignore. O câncer de mama não é uma doença leve que pode ser subestimada.

É por isso que detectar esta doença o mais cedo possível através da massagem nos seios pode acelerar o processo de tratamento antes que seja tarde demais.

2. Suavizar o trabalho do sistema linfático

O tecido mamário não fica apenas em torno dos dois seios, mas pode se estender até a área sob as axilas. Ao longo da mama até a parte inferior da axila é um local de reunião para os gânglios linfáticos ou baço do corpo.

Indiretamente, além de nutrir os seios, os benefícios de massagear regularmente essa parte do corpo também ajudarão a lançar o trabalho do sistema linfático nas glândulas linfáticas. O motivo é que o sistema linfático tem uma função de ajudar a remover as toxinas do corpo.

Infelizmente, às vezes o sistema linfático nesses nódulos linfáticos não pode funcionar de maneira ideal para remover os restos de toxinas do corpo. Ou porque o trabalho está sendo dificultado, ou realmente há um distúrbio na glândula.

Por exemplo, após uma cirurgia nos gânglios linfáticos, geralmente ocorre um acúmulo de líquido chamado linfedema. É possível, o acúmulo dessas toxinas pode desencadear o surgimento do câncer de mama.

Nessa condição, a massagem nos seios acaba tendo benefícios para ajudar a acelerar o processo de remoção de toxinas do corpo que estão presas no sistema linfático. Na verdade, pode melhorar a circulação sanguínea para levar nutrientes suficientes ao tecido mamário.

3. Lançamento do leite materno para mães que amamentam

Curiosamente, os benefícios da massagem nos seios também podem ser sentidos por mães que amamentam, que costumam se queixar de dores em um ou em ambos os seios. Um estudo do Journal of the Korean Academy of Nursing provou isso.

O estudo descobriu que as mães que amamentam que receberam uma massagem nos seios de 30 minutos dentro de 10 dias após o parto sentiram menos dor. Isso é inversamente proporcional a outras mães que amamentam que não receberam massagem nos seios e que tendem a sentir dores mais fortes.

Além disso, a massagem nos seios para mães que amamentam também é conhecida por ser útil para aumentar o suprimento e a qualidade do leite materno para bebês. O risco de inchaço, bloqueio dos dutos de leite e infecções no tecido mamário também pode ser reduzido se você fizer massagens mamárias regularmente.

Não só as mães que se sentem calmas, o pequeno fica mais confortável durante a amamentação.

4. Melhorar a aparência dos seios

Além de ser um suporte para a saúde, os benefícios da massagem nos seios também podem ajudar a melhorar a aparência geral dos seios. Cada mulher tem características diferentes dos seios. Para aquelas de vocês com seios caídos, acredita-se que a massagem regular dos seios aumenta o fluxo sanguíneo para o tecido mamário.

Como resultado, esse método pode ser um esforço para ajudar a apertar e fortalecer a elasticidade da pele desses dois seios. Para facilitar, você pode tentar fazer essa massagem nos seios com a ajuda de óleos como o azeite de oliva.

Como fazer a massagem certa nos seios?

Não demora muito para obter os benefícios desta massagem nos seios. Você só precisa gastar cerca de 10-15 minutos todos os dias para fazer uma massagem nos seios, da seguinte maneira:

  1. Em primeiro lugar, concentre-se na massagem em um dos seios. Coloque uma das mãos na parte superior da mama e a outra na parte inferior.
  2. Massageie os seios em movimentos circulares, aplicando um pouco de pressão. Faça o mesmo na outra mama.
  3. Se você quiser verificar se há caroços com risco de câncer, faça uma massagem em frente ao espelho ou deitado.
  4. Levante uma das mãos e use a outra para massagear e examinar uma das mamas.
  5. Aplique uma pressão leve, média a moderada enquanto massageia todas as partes do peito.
  6. Certifique-se de massagear também as axilas que estão em contato direto com os seios.
  7. Repita isso na outra mama.
  8. Termine a massagem apertando ligeiramente o mamilo. Se você sentir dores anormais, consulte imediatamente um médico.

Para garantir o estado real de seus seios, você pode ficar em frente a um espelho para fazer um exame visual através de seus olhos. Procure diferenças de tamanho, formato e descoloração que possam indicar que há algo errado com seus seios.