Vitaminas solúveis em água e vitaminas solúveis em gordura, qual é a diferença?

As vitaminas são nutrientes de que o corpo necessita para funcionar de forma ideal. Pelo menos seis vitaminas são necessárias para o corpo, a saber, A, B, C, D, E e K. Cada uma é dividida em dois grupos diferentes: vitaminas solúveis em água e vitaminas solúveis em gordura.

A vitamina B e a vitamina C são vitaminas solúveis em água. Enquanto isso, a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K estão incluídas no grupo das vitaminas solúveis em gordura. Todos eles precisam ser consumidos na quantidade certa. Então, qual é a diferença?

Qual é a diferença entre vitaminas solúveis em água e vitaminas solúveis em gordura?

Em termos de solvente

Pelo nome, você já pode perceber que os solventes desses dois grupos de vitaminas são diferentes. No entanto, por que as vitaminas devem ser dissolvidas no corpo?

Sem serem dissolvidos, os vários tipos de vitaminas que entram não podem ser usados ​​pelo corpo como deveria. Diferentes tipos de solventes processam vitaminas de maneiras diferentes, de modo que você pode sentir os benefícios das vitaminas.

Vitaminas solúveis em gordura (A, D, E, K) são vitaminas que são processadas com gordura. Quando processadas no sistema digestivo, essas vitaminas passam pelo sistema linfático (um sistema que desempenha um papel na imunidade do corpo).

Depois disso, as vitaminas lipossolúveis circulam na circulação sanguínea. Se não houver gordura suficiente no corpo, a absorção das vitaminas A, D, E e K será interrompida.

Enquanto isso, as vitaminas solúveis em água são vitaminas que são processadas com água. Esse tipo de vitamina é processado com mais facilidade. O corpo absorverá imediatamente as vitaminas B e C na circulação sanguínea. Além disso, eles circulam instantaneamente livremente na corrente sanguínea.

Como armazenar

Depois de absorvidas pelo corpo, as vitaminas A, D, E e K serão armazenadas nas células de gordura e no fígado. Essa vitamina pode ser armazenada por um longo tempo como um suprimento para o corpo ser usado quando necessário mais tarde.

Por outro lado, as vitaminas solúveis em água não podem ser armazenadas pelo corpo. Como eles são incapazes de armazenar suas reservas, é mais provável que ocorram deficiências de vitaminas solúveis em água. Para evitar isso, esse tipo de vitamina deve ser consumido todos os dias por meio da ingestão de alimentos ou suplementos vitamínicos.

Como removê-lo do corpo

Muito poucas vitaminas solúveis em gordura são excretadas do corpo. Esse tipo de vitamina é armazenado na gordura e no fígado como reserva e será usado apenas quando necessário.

Ao contrário das vitaminas solúveis em água, que circulam livremente na corrente sanguínea, são mais fáceis de remover. Essa vitamina é excretada pelo corpo por meio da filtragem dos rins. Os rins canalizam o excesso de resíduo de vitamina com a urina.

Propriedades tóxicas

Vitaminas solúveis em gordura são armazenadas no corpo por muito tempo. Se você consumir muito, os níveis podem se acumular e prejudicar o corpo. A condição de excesso de vitaminas que surge pode causar efeitos tóxicos ou tóxicos.

O excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar vários distúrbios no corpo. Começando com dores de cabeça, tonturas, náuseas, dor de estômago, irritação e distúrbios visuais, boca seca, dor e / ou ossos fracos, até anorexia.

Por outro lado, é raro que o excesso de vitaminas solúveis em água acabe em perigo. Isso ocorre porque qualquer excesso de vitaminas solúveis em água é excretado na urina e no suor. O corpo também tende a não ser capaz de acumular grandes quantidades de vitaminas solúveis em água.