Veneno de cianeto: quais são os efeitos? Como lidar com o veneno?

Houve um caso na Indonésia que tirou a vida de uma vítima que morreu por causa de uma mistura de café com cianeto. O efeito também é terrível. Em pouco tempo, a vítima morreu imediatamente. Na verdade o queé veneno de cianeto?

O que é veneno de cianeto?

O veneno de cianeto raramente é usado, mas é muito mortal. O cianeto pode impedir que seu corpo use o oxigênio de que você precisa.

O termo cianeto se refere a um produto químico que contém uma ligação carbono-nitrogênio (CN). Muitas substâncias contêm cianeto, mas nem todas são letais. Embora o cianeto de sódio (NaCN), o cianeto de potássio (KCN), o cianeto de hidrogênio (HCN) e o cloreto de cianogênio (CNCl) sejam letais, milhares de compostos chamados nitrilos contêm um grupo cianeto, mas não são tóxicos.

Na verdade, podemos encontrar cianeto em nitrilos que são usados ​​como medicamentos, como o citalopram (Celexa) e a cimetidina (tagamet). Os nitrilos são inofensivos porque não liberam facilmente o íon CN, que é um grupo que atua como um veneno metabólico.

História de uso de cianeto

Pode não ser o que você pensa. Embora o veneno de cianeto seja um assassino químico, na verdade essa substância foi originalmente usada no mundo da mineração, como aglutinante do metal precioso ouro.

Usando a técnica de amalgamação com cianeto, o teor de ouro que pode ser obtido pode chegar a 89 - 95%, muito melhor do que outros métodos que chegam apenas a 40 - 50%.

No entanto, depois que a guerra estourou, o uso de cianeto foi transferido para sua função como um produto químico perigoso e começou a ser usado para genocídio e veneno suicida.

Outro uso desse veneno é matar ratos, musaranhos e toupeiras para proteger as plantações.

Como funciona o veneno de cianeto?

Em suma, essas toxinas impedem que as células do corpo usem oxigênio para produzir moléculas de energia. Neste veneno existe um composto químico chamado íon cianeto (CN-). Este composto pode se ligar a átomos de ferro na oxidase do citocromo C nas células mitocondriais.

Essas toxinas atuam como inibidores irreversíveis de enzimas ou impedem que a citocromo C oxidase presente na mitocôndria faça seu trabalho, transportando oxigênio como um carreador de energia.

Sem a capacidade de usar oxigênio, as células mitocondriais não podem produzir portadores de energia. Considerando que tecidos como células musculares cardíacas e células nervosas, requerem este transportador de energia. Caso contrário, toda a sua energia se esgotará. Quando um grande número de células críticas morre, os humanos morrem.

Simplificando, essas toxinas impedem seu corpo de usar o oxigênio de que você precisa tão desesperadamente.

A fonte do veneno de cianeto que podemos encontrar todos os dias

Até agora, as pessoas podem ter começado a reconhecer o que é chamado de envenenamento por cianeto no caso do 'cianeto de café', em que a vítima foi envenenada por esse pó venenoso que havia sido misturado ao seu café.

Na verdade, sem perceber, podemos inalar esse veneno em nossa vida diária, mas em uma escala muito pequena para que o efeito não seja letal.

Aqui estão alguns itens de uso diário que podem expô-lo ao envenenamento por cianeto.

  • A fumaça que vem de incêndios ou de ferramentas de queima, como borracha, plástico e seda, forma fumaça que contém cianeto.
  • O cianeto é usado para fotografia, pesquisa química, plásticos sintéticos, processamento de metal e indústria galvanoplastia .
  • Plantas que contêm cianeto, como damasco e mandioca. Felizmente, o envenenamento por cianeto só ocorre se você estiver gravemente exposto a essas plantas.
  • Laetrile, um componente que contém amygladin (um produto químico encontrado em frutas verdes, nozes e plantas), é frequentemente usado para tratar o câncer. Um dos efeitos colaterais do uso do laetrile é o envenenamento por cianeto. Até agora, o FDA (Food and Drug Administration) não aprova o uso de laetrile como tratamento de câncer. No entanto, em outros países, no México, por exemplo, laetrile tem sido usado como um tratamento de câncer sob o nome de medicamento "laetrile / amygdalin".
  • Esses tipos de produtos químicos, após entrarem em seu corpo e serem digeridos por ele, podem ser convertidos por ele em cianeto. A maioria desses produtos químicos foi proibida de circular no mercado. No entanto, alguns produtos químicos, como removedor de esmalte e fluidos de processamento de plástico, ainda podem conter esse cianeto.
  • A fumaça do cigarro é a fonte mais comum de cianeto. O cianeto é encontrado naturalmente no tabaco. O sangue de fumantes pode conter 2,5 vezes mais cianeto do que de não fumantes. Embora de fato a quantidade de cianeto do tabaco não seja para envenená-lo, mas a longo prazo, é importante não evitar fumar?

Sinais e sintomas de envenenamento por cianeto

Na verdade, o envenenamento por cianeto é bastante difícil de detectar. Os efeitos do cianeto são muito semelhantes aos efeitos da falta de ar, porque ele age impedindo as células do corpo de usar o oxigênio de que precisam para sobreviver.

Aqui estão os sinais de que alguém está envenenado por cianeto.

  • Fraqueza, confusão, comportamento estranho, sonolência excessiva, coma, falta de ar, dor de cabeça, tontura e convulsões podem ocorrer concomitantemente com altos níveis de envenenamento por cianeto.
  • Normalmente, se uma pessoa é envenenada com cianeto de forma súbita e aguda (como no caso do café com cianeto), os efeitos são dramáticos. A vítima será imediatamente atingida por um ataque rápido, atacando o coração e fazendo com que a vítima desmaie. Este veneno de cianeto também pode atacar o cérebro e causar coma.
  • O envenenamento por cianeto devido a efeitos de longo prazo ou devido a fatores ambientais geralmente não tem um ataque agudo imediato.
  • A pele de pessoas com intoxicação por cianeto geralmente fica com uma cor estranha de rosa ou vermelho-cereja devido ao oxigênio não conseguir chegar às células e permanecer no sangue. A pessoa também estará respirando muito rápido e pode ter uma freqüência cardíaca muito rápida ou muito lenta. Às vezes, o hálito de pessoas com envenenamento por cianeto cheira a amêndoas amargas.

Qual é a dose letal de cianeto?

Depende da exposição, dose e duração da exposição. A inalação de cianeto pode apresentar um risco maior do que se o veneno for ingerido.

Se exposto a esta toxina através do contato com a pele, os efeitos podem ser menos graves do que se o cianeto for ingerido ou inalado.

A dose tóxica de cianeto pode ser letal, dependendo do composto e de vários outros fatores. Meio grama de cianeto ingerido pode matar um adulto de 80 kg.

Normalmente, a vítima perde a consciência, seguida de morte, em segundos após a inalação de altas doses de cianeto, mas doses menores de ingestão ou inalação exigem que a pessoa fique em tratamento intensivo por várias horas ou mesmo dias no hospital.

Como os médicos podem diagnosticar se alguém tem intoxicação por cianeto?

Se alguém ao seu redor parece ter envenenamento por cianeto, não aja sozinho. Procure imediatamente ajuda para que a vítima seja imediatamente levada ao médico. O envenenamento por cianeto é, na verdade, algo que ainda pode ser salvo.

A maioria das vítimas de envenenamento por cianeto morre de um diagnóstico precoce, não sendo detectado precocemente, ou por causa de um envenenamento súbito e grave em doses muito altas.

Aqui estão as etapas que os médicos realizam para diagnosticar pessoas com intoxicação por cianeto.

  • Se você ajudar uma vítima de envenenamento por cianeto, certamente será questionado sobre o que aconteceu com a vítima. Você será questionado se há garrafas suspeitas ao redor da vítima, se a vítima tem problemas físicos ou psicológicos e outras informações. Fique calmo e responda às perguntas da melhor maneira que puder, pois essas informações são muito importantes para o diagnóstico da vítima.
  • O médico fará exames de sangue, raios-x e outros procedimentos necessários para tentar diagnosticar se o cianeto envenenou o corpo da vítima, a gravidade da vítima ou se há outro tipo de envenenamento afetando a vítima.

Esse teste de diagnóstico de cianeto pode levar horas ou até dias. Portanto, os médicos contam com uma combinação de informações da equipe de resgate, como está a vítima e dados do laboratório para o diagnóstico inicial.

O envenenamento por cianeto pode ser tratado?

Como o cianeto é uma toxina que está realmente presente no meio ambiente, o corpo pode desintoxicar pequenas quantidades de cianeto. Por exemplo, quando você come sementes de maçã ou fuma cigarros, que na verdade contêm cianeto, você não morre imediatamente, não é?

Quando o cianeto é usado como veneno ou arma química, o tratamento é altamente dependente da dose. Altas doses de cianeto são inaladas muito rapidamente para serem letais. O primeiro socorro para vítimas que inalam cianeto é tentar fazer com que a vítima tome ar fresco.

Se a vítima inalar cianeto em doses mais baixas, geralmente será tratada com medicamentos antídotos que podem desintoxicar o cianeto, como a vitamina B12 natural e a hidroxocobalamina, que reagem com o cianeto para formar cianocobalamina, que pode ser excretada na urina.

Dependendo da condição, a cura é muito provável. No entanto, paralisia, lesão hepática, lesão renal e hipotireoidismo também são possíveis.

Quanto tempo durará a morte após a exposição a altas doses de cianeto?

A exposição de curto prazo ao cianeto pode causar irritação no nariz e nas membranas mucosas. Se a concentração for superior a 5 mg / m 3, a névoa de cianeto alcalino pode causar feridas e sangramento nasal.

Se absorvido em quantidades suficientes, podem ocorrer efeitos sistêmicos, como é o caso da ingestão de curto prazo.

A exposição a compostos de cianeto em baixas concentrações por um longo período de tempo pode causar diminuição do apetite, dor de cabeça, fraqueza, náusea, tontura e sintomas de irritação no trato respiratório superior.

A ingestão de doses muito grandes de cianeto pode resultar em perda súbita de consciência, geralmente acompanhada de convulsões e morte, geralmente em 1 a 15 minutos.

Efeito de cianeto de baixa dose

Doses mais baixas de cianeto podem causar corrosão das membranas mucosas do estômago, cheiro desagradável de amígdalas no hálito, sensação de queimação, sensação de asfixia na garganta, aparecimento de manchas no rosto, salivação.

Além disso, a vítima sentirá náusea com ou sem vômito, inquietação, confusão, tontura, tontura, fraqueza, dor de cabeça, pulso acelerado, palpitações e rigidez na mandíbula.

A frequência e a profundidade da respiração geralmente aumentam no início, o que gradualmente se torna lento e sem fôlego.

Também podem ocorrer diarreia e incontinência urinária (urinar nas calças). Além disso, as convulsões podem ser seguidas de paralisia.

O globo ocular pode projetar-se para fora enquanto o globo ocular não reage. A partir daqui, podem ocorrer danos ao nervo óptico e retina à cegueira. A boca pode estar espumosa (às vezes espumosa com sangue), o que é um sinal de edema pulmonar.

A morte pode ocorrer dentro de quatro horas e pode ser devido a parada respiratória ou anorexia do tecido. Outros sintomas podem incluir dor no peito, fala arrastada e estágios transitórios de estimulação do sistema nervoso central acompanhados de dores de cabeça.

Enquanto isso, a ingestão deste composto em concentrações muito baixas por um longo período de tempo pode causar diminuição do apetite, dores de cabeça, fraqueza, náusea e tontura.

É verdade que a mandioca contém veneno de cianeto?

Alguns tipos de plantas também produzem veneno de cianeto, a mandioca é uma delas.

Por que ninguém nunca foi envenenado ao comer mandioca cozida? Na natureza, mandioca ou mandioca produzir essa toxina na forma de um composto glicosídeo cianogênico denominado linimarina.

Os glicosídeos cianogênicos são relativamente não tóxicos, mas os processos enzimáticos no corpo humano podem quebrá-los em cianeto de hidrogênio, uma das formas mais tóxicas de cianeto.

Felizmente, nem todos os tipos de mandioca produzem este composto em grandes quantidades. O tipo de mandioca que é comumente consumido diariamente geralmente produz quantidades muito pequenas de cianeto e os níveis irão diminuir com o processamento adequado.

Como podemos ainda comer mandioca com segurança e não causar intoxicação?

Observe que nem toda a mandioca contém altos níveis de intoxicação por cianeto. Podemos distinguir qual mandioca contém níveis altos ou baixos de toxicidade por cianeto.

A mandioca com alto teor de cianeto geralmente apresenta caules de folhas muito vermelhas. Quando descascados, os tubérculos da mandioca são vermelhos, não brancos.

Além da aparência externa, a mandioca que é venenosa se comida terá um sabor amargo, enquanto a mandioca que não é venenosa se comida terá um sabor doce se for comida fresca. No entanto, existem de fato alguns mandioca que, se comidos, terão um sabor doce no início. Então, logo terá um gosto amargo na língua.

Se algo assim acontecer, pare de comer imediatamente, mas não há necessidade de entrar em pânico porque não vai doer nem morrer. Para superar isso, beba bastante água.

O processamento da mandioca antes do consumo pode reduzir o conteúdo de cianeto que contém. Antes de cozinhar, a mandioca deve ser deixada de molho em água por um certo período de tempo.

Este processo de imersão pode reduzir os níveis de cianeto na mandioca. Isso ocorre porque o HCN é um ácido que se dissolve na água.