Dor nas costas, conheça a causa para um tratamento eficaz

Quando suas costas doem, você certamente não consegue se mexer. Além disso, quando a dor nas costas está piorando, é como se sentar ou ficar em pé ainda seja desconfortável. Então, como superar um dos sintomas desse distúrbio musculoesquelético? Confira a explicação completa sobre dor nas costas, suas causas e como superá-la abaixo.

Dor nas costas, distúrbios musculoesqueléticos na área das costas

Basicamente, a dor nas costas é uma queixa muito comum de distúrbios do sistema musculoesquelético. Ou seja, muitas pessoas já passaram por isso. Na verdade, você pode ter sentido dores nas costas repetidamente.

A dor nas costas pode ser sentida na coluna. No entanto, é possível que essa condição se espalhe e seja sentida nas nádegas, na parte posterior das coxas e joelhos. Isso pode depender da gravidade.

Geralmente, as dores nas costas não são causadas por um problema de saúde sério e passam por conta própria. É que, caso você se sinta desconfortável, também existem tratamentos e tratamentos que você pode fazer para superar ou apenas aliviar a dor.

No entanto, existem também alguns problemas ou condições de saúde graves que podem ser a causa desta doença que ataca o sistema esquelético e o sistema muscular. Se você sentir que sua dor nas costas está piorando e não passa, consulte um médico imediatamente.

Sinais e sintomas de dor nas costas

Os sintomas de dor nas costas dependem de sua gravidade. No entanto, os sintomas comuns que geralmente aparecem incluem:

  • Uma sensação de queimação ou dor aguda.
  • Sente apenas em um ponto ou sente-se nas costas.
  • Aparece repentinamente ou piora com o tempo.
  • A dor persiste ou vai embora e volta.
  • A dor nas costas é acompanhada por espasmos musculares e rigidez.
  • A dor piora com atividade ou movimento.

Condições mais graves podem ser indicadas por sintomas como:

  • As mãos e os pés ficam mais fracos.
  • Mãos, pés, tórax ou estômago entorpecidos.
  • Perda de controle da bexiga para que ela não consiga se segurar ao urinar.

Existem muitas causas de dor nas costas

Na verdade, a causa da dor nas costas pode ser iniciada a partir de coisas ou hábitos que geralmente, sem você saber, causam dores na região das costas, incluindo:

  • Entorse.
  • Postura ruim.
  • Raramente se exercita, então a coluna fica rígida e os músculos ficam fracos

No entanto, também existem causas graves de dor nas costas. A seguir estão algumas das causas da dor nas costas que não devem escapar da sua atenção:

1. Hérnia de disco

Essa condição ocorre quando o tecido mole que funciona como uma almofada na coluna vertebral saiu da posição, pressionando os nervos ao redor da coluna. Essa condição pode ocorrer devido ao enfraquecimento dos rolamentos com o tempo.

No entanto, essa condição também pode ocorrer devido à atividade física excessiva com o mesmo movimento. Normalmente, uma hérnia de disco ocorre na parte inferior das costas ou no pescoço.

2. Estenose espinhal

Essa causa de dor nas costas pode ocorrer quando o canal espinhal se estreita. Em certos casos, o osso, os ligamentos e o tecido do disco crescem até atingirem o canal espinhal e pressionam os nervos no canal espinhal.

O tecido pode até irritar ou ferir o próprio canal vertebral. A estenose espinhal geralmente aparece na parte inferior das costas ou no pescoço. Na verdade, essa condição pode ocorrer na parte superior ou média das costas, mas é muito rara.

3. Espondilose

Conforme você envelhece, os discos e ligamentos da coluna enfraquecem. Esta condição é clinicamente conhecida como espondilose. Na verdade, isso é bastante natural, porque se tornou parte do processo de envelhecimento. No entanto, isso não significa que todas as pessoas que a vivenciarem sentirão dor.

Infelizmente, sob certas condições, você pode sentir dores nas costas devido à degeneração da coluna vertebral. Portanto, mantenha seus ossos e músculos saudáveis, especialmente na região das costas para reduzir o impacto da degeneração da coluna, uma das quais é a dor nas costas.

4. Osteoartrite

A osteoartrite é um tipo de artrite que pode causar dores nas costas. A razão é que essa condição causa danos à cartilagem, que é a almofada para as articulações da coluna vertebral e várias articulações do corpo.

Essa condição pode fazer com que as vértebras grudem e causar dor e danos aos ossos. A dor nas costas também piorará se a osteoartrite tiver afetado o quadril ou o joelho.

Na verdade, essa condição pode atacar a coluna diretamente, fazendo com que músculos, tendões ou ligamentos se desloquem e causem dor no pescoço e nas costas.

Além da osteoartrite, a artrite reumatóide e a espondilite anquilosante também podem causar dor nas costas.

5. Escoliose

Além da cifose e da lordose, a escoliose é um tipo de deformidade da coluna vertebral também comum. A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para o lado para formar a letra S, que pode causar dor nas costas.

6. Osteoporose

A perda óssea ou osteoporose é um tipo de doença óssea que pode causar uma diminuição na densidade óssea devido à perda de cálcio no corpo. Quanto mais frágeis os ossos, especialmente a coluna vertebral, maior é a probabilidade de se quebrar. Esta condição é mais propensa a ser experimentada por mulheres na velhice.

Se você só tem osteoporose, o risco de desenvolver dores nas costas pode não ser muito alto. Infelizmente, considerando que as pessoas com osteoporose têm um alto risco de fratura, o risco de sentir dor devido a ossos quebrados também aumentará.

7. Lesões e fraturas da coluna vertebral

Quando você tem uma fratura da coluna vertebral, geralmente experimenta traumas causados ​​por um acidente de carro, uma queda de altura, uma lesão durante a prática de esportes ou violência, como um tiro ou esfaqueamento. Essa condição pode fazer com que ossos quebrados ou rachados tornem-se doloridos e doloridos.

Enquanto isso, você também pode ter lesões musculares nas costas que ocorrem devido a objetos em movimento que são muito pesados ​​ou que realizam o movimento errado. Se sentir isso, a dor nas costas pode durar de 2 a 3 dias.

Normalmente, essa condição continua por dias ou semanas, mesmo que a intensidade tenha diminuído. A nova dor realmente diminuirá após aproximadamente 2 a 4 semanas se a condição não for muito grave.

No entanto, em um nível mais grave, a dor que você sente nas costas pode durar de 6 a 12 semanas. Principalmente se a lesão esticar os ligamentos. Se a condição for grave o suficiente, talvez você precise ser hospitalizado ou demorar mais para se recuperar.

8. Estresse

O estresse também pode causar tensão muscular nas costas. Na verdade, a depressão e a ansiedade excessiva também podem tornar a dor ainda pior. Essa condição pode causar dores musculares na região das costas porque, quando você se sente estressado, tende a evitar as atividades diárias.

A limitação do movimento e da atividade contínua causa o enfraquecimento da musculatura física, o que desencadeia dores nas costas.

Opções de tratamento e tratamentos para dores nas costas

Semelhante a dores e sofrimentos, dor de pescoço, dor nas costas e vários outros distúrbios do sistema de movimento, a dor nas costas também não é uma condição perigosa e se recupera por conta própria com o tempo.

No entanto, nem todo mundo consegue esperar que a dor nas costas cure por conta própria. Portanto, você pode praticar vários tipos de tratamentos e tratamentos para lidar com as seguintes dores nas costas.

1. Uso de drogas

Se você sentir dor nas costas que não passa, existem vários medicamentos que você pode usar. Um dos mais amplamente consumidos ao sentir dor é um analgésico ou medicamento antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, que podem reduzir a dor nas costas.

Além disso, o médico também pode sugerir o uso de relaxantes musculares se a dor não passar apenas por tomar analgésicos. No entanto, este medicamento tem efeitos colaterais que podem deixá-lo facilmente sonolento e tonto.

Você também pode usar uma pomada para aliviar a dor que é aplicada na área das costas que dói. Para condições que são graves o suficiente, seu médico pode prescrever um opioide para uso de curto prazo.

Os medicamentos antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, também podem aliviar a dor crônica nas costas que pode ocorrer devido ao estresse e à depressão.

2. Fisioterapia

De acordo com a Johns Hopkins Medicine, a fisioterapia é uma das melhores alternativas que podem ser feitas se você deseja aliviar a dor nas costas. Durante essa terapia, você será acompanhado por um fisioterapeuta que o ajudará a realizar exercícios físicos como parte da terapia.

Mesmo assim, o exercício físico realizado por cada indivíduo pode ser muito diferente, dependendo da condição e da gravidade vivenciada. Normalmente, o exercício físico que é aplicado a você é ajustado aos seus sintomas e condições de saúde.

Além disso, você também deverá continuar a realizar esta fisioterapia de forma independente em casa. Normalmente, os exercícios físicos realizados durante a terapia incluem:

  • Exercício aeróbico.
  • Exercícios para fortalecer o corpo.
  • O exercício melhora a postura.
  • Exercícios de alongamento e flexibilidade corporal.
  • Testes para determinar a tolerância do corpo à dor.

3. Realize o procedimento operacional

Se estiver em um nível grave, você também pode ser submetido a um procedimento cirúrgico para tratar a dor nas costas. O médico recomendará que você seja submetido a um procedimento cirúrgico de acordo com sua condição, gravidade e sintomas.

4. Comprima a área dolorida

Quando a dor nos músculos das costas começa a aparecer, você deve aplicar imediatamente uma compressa fria para reduzir o inchaço. Não se esqueça de não colocar o gelo diretamente na pele.

É melhor cobrir com uma toalha. Inscreva-se por cerca de 10 a 20 minutos. Depois de alguns dias, você pode aplicar uma compressa com água morna.

5. Fique ativo

Uma das coisas importantes que podem ajudar com a dor nas costas é manter-se em movimento e fazer as atividades normalmente. Você pode pensar que, quando tem dores nas costas, deveria descansar mais. Na verdade, ao permanecer ativo, você se recuperará mais rapidamente dessa condição.

Pode ser difícil no início, mas você não precisa desistir rapidamente porque, com o tempo, a dor vai diminuindo lentamente. Enquanto continua a se mover, você também pode tomar analgésicos como o paracetamol.