Bebidas gaseificadas ou também conhecidas como água carbonatada, é a água que é “injetada” com gás dióxido de carbono. A adição de dióxido de carbono é o que faz as bolhas características na água com gás. Você pode pensar que essas bolhas na água gaseificada não têm efeito no corpo. No entanto, essas bolhas podem afetar sua saúde.
Quais são os efeitos da água gaseificada no corpo?
O dióxido de carbono que é "injetado" intencionalmente em bebidas pode aparentemente ter efeitos bons e ruins no corpo. Nada?
Benefícios dos refrigerantes
Depois que sua língua atingir a água gaseificada, você já poderá sentir a sensação. Essa sensação pode ser agradável para algumas pessoas. Os ácidos da água carbonatada podem estimular os receptores nervosos da boca.
Algumas pesquisas sugerem que pode melhorar sua capacidade de engolir. Embora tenha um ph ácido, na verdade os refrigerantes não afetam o ph do seu corpo.
A água carbonatada também pode ajudar aqueles de vocês que estão tendo problemas de constipação. Algumas pessoas podem ter uma digestão mais suave após beber água gaseificada. Isso também foi comprovado por vários estudos.
Mesmo que seja ácida, a água carbonatada também pode ajudar a aliviar a azia devido ao aumento da acidez estomacal sem distúrbios dos órgãos gástricos (dispepsia funcional) Isso ocorre porque a água carbonatada pode aumentar a atividade gástrica.
No entanto, deve-se notar que isso só é eficaz se você beber água gaseificada sem as calorias adicionadas do açúcar.
Infelizmente, a água gaseificada que você encontra com frequência está na forma de refrigerantes, que foram adicionados com vários sabores e grandes quantidades de açúcar. Na verdade, esses refrigerantes podem causar ganho de peso.
Os perigos da água gaseificada na saúde bucal
Outro efeito da água gaseificada é nos dentes. A água carbonatada costuma estar associada à cárie dentária. Isso ocorre porque seu pH ácido faz com que a camada de esmalte dos dentes sofra erosão. Contudo, isso não é necessariamente verdade.
Água carbonatada com adição de açúcar, como nos refrigerantes, pode de fato causar cáries, de acordo com vários estudos. No entanto, não foi demonstrado que a água carbonatada sem adição de açúcar danifica os dentes.
Os ácidos e açúcares dos refrigerantes parecem desempenhar um papel importante na cárie dentária. A combinação dos dois pode causar a erosão do esmalte dos dentes. Portanto, escolha água gaseificada que não contenha açúcar se quiser manter os dentes saudáveis.
É verdade que os refrigerantes tornam os ossos porosos?
Durante esse período, você pode ouvir com frequência que a água gaseificada pode causar, mas descobrimos que isso é apenas um mito. A água carbonatada não tem efeito sobre a saúde óssea. O efeito na perda óssea é, na verdade, cola.
Você deve ter ouvido a notícia de que o consumo de água gaseificada pode causar perda óssea. Na verdade, isso não é totalmente verdade.
Na verdade, existe uma teoria de que o ácido fosfórico usado para realçar o sabor de alguns refrigerantes pode interferir na absorção do cálcio. Portanto, isso resulta na perda de cálcio dos ossos.
No entanto, não há estudos que realmente provem que a alta ingestão de fosfato pode ser uma causa direta da perda óssea.
Por outro lado, bebidas como colas são frequentemente associadas a uma menor densidade mineral óssea. Isso pode acontecer porque a cola contém alto teor de cafeína. A cafeína é conhecida por diminuir a quantidade de cálcio que seu corpo armazena.
No entanto, mais uma vez, desde que a ingestão de cálcio seja suficiente, refrigerantes como cola não terão um efeito prejudicial sobre os ossos. No entanto, você ainda deve limitar a ingestão de cola ou outras bebidas gaseificadas com alto teor de cafeína.