Posso comer macarrão instantâneo durante a gravidez? Algumas mulheres grávidas podem questionar isso. O macarrão instantâneo é barato, fácil de fazer e delicioso. Mesmo assim, o macarrão instantâneo não é um alimento nutritivo. No entanto, se você sentir desejos durante a gravidez, é normal comer macarrão instantâneo de vez em quando? Esta é a explicação completa.
Ingredientes em macarrão instantâneo
Citado no site oficial da World Instant Noodles Association (WINA), os carboidratos são o maior conteúdo no macarrão instantâneo. Em pelo menos 100 gramas de macarrão instantâneo, contém 60 gramas de carboidratos.
O macarrão instantâneo é rico em carboidratos porque usa farinha de trigo como ingrediente principal.
Além de carboidratos, o macarrão instantâneo também é rico em calorias e contém MSG, o que o torna muito saboroso.
Uma porção de macarrão instantâneo tem 300-500 quilo calorias. Enquanto isso, com base na Taxa de Adequação Nutricional (RDA) de 2019, os homens precisam de 2.650 calorias por dia e as mulheres de 2.250 calorias por dia.
O alto número de calorias e MSG, pode desencadear problemas de saúde ao comer macarrão durante a gravidez, como obesidade e hipertensão.
Então, você pode comer macarrão instantâneo durante a gravidez?
Na verdade, o macarrão instantâneo não é um alimento que pode ser consumido com muita frequência em todos os círculos, incluindo mulheres grávidas.
Este é o motivo pelo qual as mulheres grávidas são proibidas de comer macarrão instantâneo em excesso.
O macarrão instantâneo contém muitos aditivos alimentares
Citado no artigo BPOM, uma porção de macarrão instantâneo contém 0,35 mg / kg de benzoato de sódio e 0,4 mg / kg de metabissulfito de sódio.
Os conservantes no macarrão instantâneo ainda são seguros para consumo. No entanto, se comido com muita freqüência, pode se tornar um problema.
Por exemplo, quando mulheres grávidas comem macarrão instantâneo 3 vezes ao dia. Em seguida, multiplique a quantidade de conservantes por 3 vezes o consumo.
Como resultado, você consumiu 1,05 mg / kg de benzoato de sódio e 1,2 mg / kg de metabissulfito de sódio por peso corporal por dia.
Na verdade, o limite máximo para a ingestão de conservantes de benzoato de sódio é de 0,5 mg / kg de peso corporal e o metabissulfito de sódio é de apenas 0,7 mg / kg de peso corporal.
Alto teor de sal
Além de conservantes muito ricos, o macarrão instantâneo também contém alto teor de sal. Pelo menos, o macarrão instantâneo contém até 470 mg de sódio.
Se as mulheres durante a gravidez comerem macarrão instantâneo mais de uma vez por dia, isso pode exceder a ingestão de sódio por dia.
Para obter informações, a necessidade de sódio para mulheres com idade entre 19-35 anos é de apenas 1200-1400 mg. Quando você come duas vezes ao dia, você obtém 940 mg de sódio só de macarrão instantâneo.
Na verdade, as mulheres grávidas consomem muita comida em um dia para atender às necessidades nutricionais do feto, que também pode conter sódio.
Risco de hipertensão
O macarrão instantâneo tem um sabor muito salgado porque contém muito sal e glutamato monossódico (MSG).
Consumir alimentos ricos em sal por muito tempo pode aumentar o risco de mulheres grávidas apresentarem hipertensão, especialmente aquelas que já apresentam risco de hipertensão.
A hipertensão durante a gravidez nem sempre é perigosa, mas pode levar a complicações na gravidez, como pré-eclâmpsia.
Ter fatores de risco para hipertensão e comer macarrão instantâneo regularmente durante a gravidez pode ser muito perigoso para a saúde da mãe e do bebê.
Dá fome de estômago rápido
Basicamente, as mulheres grávidas passam fome mais rápido porque a comida consumida é dividida entre elas e o feto.
No entanto, comer macarrão instantâneo não é uma justificativa porque ele não pode repor os nutrientes necessários durante a gravidez.
O macarrão instantâneo deixa o estômago com fome rapidamente por causa do alto teor de carboidratos, então pode aumentar o açúcar no sangue rapidamente.
No entanto, o rápido aumento do açúcar no sangue faz com que o macarrão instantâneo demore muito para digerir.
O longo tempo para digerir os alimentos faz com que o trato digestivo trabalhe muito, porque ele é forçado a quebrar os nutrientes do macarrão por horas.
Na verdade, alimentos geralmente processados que não são fibrosos podem ser digeridos mais rapidamente.
O lento processo de digestão do macarrão também tem impacto na absorção dos nutrientes obtidos pelo corpo com o macarrão, enquanto os nutrientes obtidos com o macarrão são muito escassos.
Reduzindo os níveis de insulina
A falta de nutrição devido à ingestão excessiva de macarrão instantâneo durante a gravidez pode fazer com que o corpo acione o sinal de fome.
Além disso, o corpo também libera grandes quantidades de insulina, que faz com que o açúcar no sangue caia rapidamente.
A queda no açúcar no sangue em um curto período de tempo faz você se sentir lento, então as mulheres grávidas comem mais para restaurar as energias.
Isso pode criar um ciclo de excessos difíceis de evitar. Comer em excesso pode desencadear o risco de excesso de peso durante a gravidez, o que pode prejudicar as mulheres grávidas e seus fetos.
No entanto, em geral, comer macarrão instantâneo ainda é permitido, desde que seja consumido de maneira adequada.
Dicas saudáveis para comer macarrão instantâneo durante a gravidez
Embora tenha muitos efeitos desfavoráveis, comer macarrão instantâneo durante a gravidez ainda é permitido, desde que não seja muito frequente.
Estas são dicas para cozinhar macarrão instantâneo para comer durante a gravidez.
- Use meia saqueta de tempero para reduzir a ingestão de sal.
- Adicione outros ingredientes, como ovos, carne e uma variedade de vegetais.
É normal comer macarrão durante a gravidez como acompanhamento, mas evite torná-lo um alimento básico.
Lembre-se de que o macarrão instantâneo é um alimento rápido e considerado sem conteúdo nutricional, por isso não precisa ser consumido com muita frequência.