Causas de mudanças de humor e sinais a serem observados •

Humor ou humor frequentemente mudam dependendo da situação e das condições que você enfrenta naquele momento. Talvez esta manhã você sinta bete porque ele estava preso no trânsito, mas no final da tarde, humor Você está melhor porque foi tratado com um almoço pelo ídolo do coração. Mudanças de humor ( mudanças de humor) Isso é normal e natural para todos. No entanto, sob certas condições, as mudanças em humor também pode ser uma condição séria.

Para saber mais sobre esta condição, aqui está uma revisão completa do que é mudanças de humor , incluindo causas e sinais normais e anormais.

O que é isso mudanças de humor?

Alteração de humor são mudanças de humor ( humor ) que aparece em uma pessoa. Essa condição geralmente é caracterizada por mudanças emocionais que são a reação do corpo ao ambiente ou a uma situação.

Humor Essa natureza flutuante é natural até certo ponto. Porém, alterações de humor também podem ocorrer de forma muito extrema, séria, e sem um motivo ou estímulo claro, de forma que interfere no seu dia a dia, inclusive nos relacionamentos, na carreira, na saúde física.

Sobre m ood swing Extremos podem ocorrer repentinamente e envolver altos e baixos emocionais, alternando entre alegres e tristes. Além disso, é possível ser superado por sentimentos de raiva, ansiedade, raiva ou depressão, em um tempo relativamente curto.

Nesta condição, mudanças de humor o que você está experimentando precisa ser observado. Porque mude humor que não é natural e interfere nas suas atividades diárias pode ser um sinal de um transtorno mental.

Quais causas mudanças de humor?

Uma das possíveis causas mudanças de humor é um desequilíbrio químico no cérebro associado à regulação do humor e às alterações hormonais que o corpo produz. Esse desequilíbrio também pode ocorrer dependendo de muitos fatores diferentes. Aqui está a explicação.

  • Mudanças no clima

O clima pode afetar o humor de uma pessoa. Uma pessoa que está menos exposta à luz solar pode apresentar níveis reduzidos de serotonina no corpo, um hormônio que afeta o humor.

Portanto, uma pessoa que está no inverno ou na estação chuvosa pode experimentar mudanças de humor erráticas. Esta condição é frequentemente referida como transtorno afetivo sazonal (TAS), que é um tipo de depressão desencadeada pelas estações.

  • Certos alimentos

Além de fornecer energia para nossas atividades, os alimentos podem afetar o humor ao estimular a produção de dopamina. A dopamina é uma substância química no cérebro que nos faz sentir bem, felizes e satisfeitos, para nos encorajar a repetir o comportamento prazeroso.

  • Mudanças hormonais

Mudanças hormonais em uma pessoa também podem ser a causa de mudanças de humor . Isso geralmente ocorre em adolescentes que estão entrando na puberdade ou em mulheres com síndrome pré-menstrual (TPM), gravidez ou menopausa.

  • Efeitos colaterais de drogas

Alteração de humor Também pode ocorrer como efeito colateral da ingestão de certos medicamentos, como corticosteróides (prednisona). Além disso, o consumo excessivo de álcool também pode ser um fator no surgimento de alterações de humor erráticas.

Condições de saúde que podem ser a causa mudanças de humor

Além dos mencionados acima, diversos problemas de saúde, incluindo saúde física e mental, também podem desencadear mudanças de humor ao extremo. Algumas dessas condições de saúde, a saber:

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns que afetam crianças. Pessoas com TDAH geralmente se sentem mais ansiosas, frustradas ou decepcionadas do que outras crianças. Eles também costumam ter dificuldade em controlar suas emoções, de modo que muitas vezes ocorrem mudanças de humor incomuns.

  • Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença mental que causa mudanças de humor extremo no paciente. Esta doença é caracterizada por oscilações de humor desde a depressão (triste) à mania (excessivamente feliz) ou vice-versa, o que pode interferir nas atividades diárias.

  • Síndrome de personalidade limítrofe/ BPS

Pessoas com transtorno de personalidade limítrofe (BPS) geralmente têm dificuldade em controlar as emoções e o comportamento e têm padrões de relacionamento instáveis. Portanto, mudanças de humor Os extremos costumam ocorrer em pessoas com BPS, que costumam ser acompanhados por sentimentos de irritabilidade, ansiedade ou felicidade excessiva.

  • Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental grave no qual o sofredor não consegue interpretar a realidade normalmente. Pessoas com essa condição costumam ter problemas com pensamentos, comportamento e emoções, portanto, alterações de humor são comuns.

  • Depressão

A depressão é um transtorno de humor que faz com que as pessoas se sintam tristes ou percam o interesse pelas atividades de que gostam. Mudanças de humor ou mudanças de humor em pessoas com depressão pode causar uma variedade de problemas muito prejudiciais, como isolar-se ou diminuir a capacidade de trabalhar.

  • Estresse

Uma pessoa que passa por estresse corre um risco maior de sofrer oscilações de humor. Mesmo quando uma pessoa passa por altos níveis de estresse, o menor evento negativo pode causar mudanças repentinas de humor.

  • Certas doenças

Além das várias condições mentais acima, mudanças de humor Também pode ser causado por condições médicas que afetam diretamente o sistema nervoso central, como demência, tumores cerebrais, meningite ou derrame. Além disso, doenças da tireoide e condições que afetam a nutrição e o oxigênio no cérebro, como doenças pulmonares e cardíacas (cardiovasculares), também podem ser a causa.

Nessas condições, a produção de neurotransmissores no cérebro, como serotonina, GABA, dopamina e norepenefrina, pode ser afetada. Quanto a isso, pode causar alterações de humor, desde depressão, ansiedade, felicidade, estresse, até o medo, por sua vez.

Sinais mudanças de humor Com o que se preocupar

Alteração de humor pode se tornar um problema de saúde, se as oscilações de humor ocorrerem com frequência e interferirem em sua função e desempenho. Geralmente é acompanhada por vários sinais associados a transtornos mentais. Alguns desses sinais são:

  • Sentir-se ansioso ou triste o tempo todo.
  • Irritado e irritado facilmente.
  • Dificuldade de foco e concentração e incapaz de tomar boas decisões.
  • Perda de interesse em atividades prazerosas.
  • Mudanças no apetite e no peso podem aumentar ou diminuir.
  • Fadiga, letargia e falta de energia, ou excesso de energia e muitas atividades.
  • Mudanças nos hábitos de sono ou distúrbios do sono.
  • Comportamento imprudente ou impróprio.
  • Fale rápido.
  • Dificuldade em entender e transmitir informações.
  • Às vezes apresentando sintomas físicos, como dores de cabeça ou problemas digestivos.

Além dos sinais acima, você também precisa estar atento a mudanças de humor que são acompanhadas de comportamento destrutivo, como machucar-se ou apresentar tendências suicidas. Nessa condição, a pessoa precisa consultar imediatamente um médico ou especialista em saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para poder prevenir coisas que não são desejáveis.

Portanto, é muito importante que você preste atenção ao que acontece com você ou seus parentes quando experimenta mudanças de humor. Os sinais anormais acima podem tornar mais fácil para os médicos encontrarem o diagnóstico e o tratamento corretos.

Como resolver mudanças de humor?

As alterações de humor causadas por uma condição médica podem ser tratadas com o tratamento da condição médica. Drogas, terapia e um estilo de vida positivo são uma maneira de lidar com mudanças de humor . Aqui estão algumas coisas que podem ser feitas para superar mudanças de humor:

  • Siga a programação diária regularmente.
  • O exercício regular, pois pode aumentar a produção de endorfinas que podem controlar o estresse e melhorar o humor.
  • Certifique-se de dormir o suficiente todos os dias.
  • Faça uma dieta saudável e balanceada e evite alimentos açucarados, álcool e cafeína.
  • Procure maneiras de controlar o estresse, como ioga, meditação ou simplesmente ler um livro e ouvir música.
  • Fale com pessoas de confiança.