Existem várias maneiras de superar a insônia ou a insônia como um distúrbio do sono. O motivo é que a insônia pode causar vários impactos na saúde, incluindo estresse prolongado. Portanto, não é surpreendente que as pessoas privadas de sono tendam a sentir raiva, estresse e exaustão emocional. Portanto, considere a seguinte explicação sobre como superar a insônia.
Várias maneiras de superar a insônia
Para aqueles de vocês que têm problemas para dormir, você pode ter tentado várias maneiras de lidar com isso e se sentir estressado. Você pode tentar algumas das seguintes maneiras de lidar com a insônia:
1. Defina um cronograma de sono gradualmente
Você pode querer ter um tempo ideal de sono imediatamente. No entanto, você deve fazer ajustes no seu tempo de sono gradualmente para torná-lo mais fácil de viver. Por exemplo, se você está acostumado a dormir apenas quatro horas por dia, aumente gradualmente a quantidade de sono que você dorme.
Se você adicionar 15 minutos de sono esta noite, adicione mais 15 na noite seguinte. Faça isso até se acostumar e dormir o suficiente. Não só isso, tente manter suas horas de ir para a cama e acordar. Este método é bastante eficaz para superar a insônia.
Em vez disso, evite o hábito de "se vingar" por dormir uma dúzia de horas nos fins de semana. A razão é que esse método só bagunçará suas horas de sono novamente. Além disso, este método também não pode lidar com o estresse devido à insônia.
2. Crie uma atmosfera confortável antes de dormir
Outra maneira de lidar com o estresse causado pela insônia é criar um ambiente confortável na área de dormir. Por exemplo, limpar e arrumar seu quarto antes de ir para a cama.
Além disso, usar o quarto e a cama apenas quando você realmente deseja dormir também é importante para ajudá-lo a relaxar e adormecer imediatamente. Bem, existem várias maneiras de criar uma atmosfera confortável na sala, como:
- Sempre tente manter a temperatura ambiente baixa e certifique-se de que o ambiente esteja em um ambiente silencioso.
- Desligue todas as luzes brilhantes, incluindo o desligamento de alarmes e notificações do seu telefone.
- Evite olhar para o relógio quando for para a cama ou ao acordar no meio da noite.
- Pare todas as atividades pelo menos uma hora antes de dormir e, em seguida, faça uma rotina para a hora de dormir.
- Defina um alarme para acordar na mesma hora todos os dias, incluindo fins de semana.
- Use o quarto apenas para dormir e fazer sexo com um parceiro.
- Se não conseguir dormir depois de meia hora de tentativas, saia do quarto e faça algumas atividades calmantes em outro quarto até que a sonolência apareça.
3. Evite vários distúrbios antes de dormir
Evitar vários distúrbios antes de dormir também pode ser uma forma de lidar com o estresse causado pela insônia. Uma das maiores distrações da qual você pode nem estar ciente é o uso de eletrônicos. Claro, quem não gosta de jogar Smartphone deitado ou assistindo televisão enquanto relaxa na cama?
Infelizmente, esse hábito tem o potencial de fazer você pensar mais, se estressar e ter dificuldade para dormir. Melhor, prepare sua hora de dormir relaxando o corpo e criando uma atmosfera favorável para uma boa noite de sono.
Você pode tentar tomar um banho quente, alongar-se, meditar, ouvir música ou ler um livro enquanto dorme bem. Não há necessidade de se forçar se você não consegue adormecer imediatamente. A cada poucos minutos, tente mudar as atividades que você pode fazer até sentir sono.
4. Limitar o consumo de certas substâncias como forma de superar a insônia
Várias substâncias que você consome podem afetar ou realmente desencadear estresse e insônia. Sim, a cafeína em bebidas como chá, café, refrigerante e nicotina encontrada nos cigarros pode piorar sua insônia. Portanto, se você está tentando superar a insônia, tente limitar o consumo de ambos.
Claro, você ainda pode consumir bebidas com cafeína, mas certifique-se de reduzir a ingestão, especialmente à noite, antes de dormir. O motivo é que a cafeína pode interferir no processo do sono, até mesmo impedindo você de adormecer. Em vez de beber café, é melhor beber leite morno ou chá de ervas.
Além disso, a nicotina dos cigarros é um estimulante que pode fazer você acordar e ter problemas para dormir. Na verdade, um fumante demora mais para dormir, muitas vezes acorda no meio da noite e, portanto, não consegue dormir bem.
Além disso, o Instituto Nacional de Alcoolismo e Abuso do Álcool explica que o consumo de álcool também pode afetar o trabalho do corpo ao lidar com o estresse. Portanto, é melhor evitar bebidas com cafeína, álcool e cigarros como forma de superar a insônia.
4. Praticar exercícios regularmente
Outra maneira de lidar com o estresse causado pela insônia é praticar exercícios regularmente. Sim, os exercícios trazem muitos benefícios à saúde. Um deles, ajuda você a adormecer rapidamente à noite.
Além disso, exercícios como nadar ou simplesmente caminhar podem liberar as tensões que você está sentindo no momento. Dessa forma, o estresse que você sente pode ser reduzido e você pode dormir mais profundamente. No entanto, certifique-se de não praticar esportes muito extenuantes, especialmente perto da hora de dormir, sim.
O motivo é que exercícios extenuantes logo antes de dormir o deixam acordado e fica mais difícil dormir. Idealmente, você deve fazer exercícios pela manhã ou à noite. No entanto, se você for forçado a se exercitar à noite, tente terminar o exercício pelo menos 90 minutos antes de dormir.
5. Procure ajuda profissional como forma de lidar com a insônia
Se as várias maneiras de lidar com a insônia mencionadas acima não ajudarem você a ter uma boa noite de sono, verifique seu estado de saúde com um especialista. O objetivo é descobrir se existem ou não problemas de saúde que são a causa de sua insônia ou insônia. O motivo é que a insônia ou a dificuldade para dormir que você experimenta podem ser decorrentes de problemas de saúde mental.
Procure a ajuda profissional de um psicólogo para lidar com o estresse da insônia que o tem incomodado. Um psicólogo pode sugerir terapia cognitiva e comportamental para descobrir o que está causando isso. Essa terapia também pode treiná-lo para superar problemas por meio da melhoria dos hábitos. .
Além disso, nunca é demais manter um diário pessoal para registrar seus hábitos de sono, incluindo qualquer coisa que pareça perturbadora. Isso ajudará o terapeuta a fornecer o tratamento certo para o seu distúrbio do sono.