Geralmente, as pessoas pensam que gordura é sinônimo de comida frita ou oleosa. A gordura também está frequentemente associada a níveis elevados de colesterol. No entanto, você sabia que nem todas as gorduras são prejudiciais? Descubra mais sobre as seguintes funções da gordura!
Qual é a função da gordura e por que os humanos precisam dela?
A gordura é uma substância com alta energia. Um grama de gordura, independentemente do tipo, pode fornecer até 9 kcal de energia. Essa quantidade é certamente maior do que a energia dos carboidratos e proteínas que chega a 4 kcal.
Embora ligada a alimentos não saudáveis, a gordura ainda é necessária como parte de uma dieta saudável e balanceada.
A gordura ajuda o corpo a absorver vitamina A, vitamina D e vitamina E. Essas vitaminas são solúveis em gordura, o que significa que só podem ser absorvidas com a ajuda de gordura. Mais tarde, a gordura que não é utilizada pelas células do seu corpo pode ser convertida em energia.
Se depois disso ainda houver gordura não utilizada, a gordura será convertida em gordura corporal. Portanto, você deve consumir gordura em quantidades moderadas para que não se acumule.
Tipos e funções de gordura
A gordura pode fornecer uma série de bons benefícios para o seu corpo. No entanto, isso depende do tipo de gordura que você está consumindo. Abaixo estão os tipos de gorduras e as funções que fornecem.
Gorduras não saturadas
Esse tipo de gordura insaturada pode ser encontrado na forma líquida em temperatura ambiente. Os ácidos graxos insaturados podem aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, reduzir a inflamação e estabilizar o ritmo cardíaco.
As gorduras insaturadas são divididas em dois tipos, a saber, gorduras monoinsaturadas e gorduras poliinsaturadas.
1. Ácidos graxos monoinsaturados e suas funções
Esses ácidos graxos ajudam a manter os níveis de colesterol HDL e a diminuir os níveis de colesterol LDL. A pesquisa mostra que o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas.
A pesquisa também mostra que esse ácido graxo tem a função de controlar os níveis de insulina e de açúcar no sangue, o que reduzirá o risco de diabetes tipo 2.
Os ácidos graxos monoinsaturados podem ser encontrados em:
- azeite e óleo de canola,
- abacate,
- nozes, como amêndoas, avelãs e nozes, bem como
- grãos inteiros, como sementes de abóbora e sementes de gergelim.
2. Ácidos graxos poliinsaturados e suas funções
Esse tipo de gordura é encontrado na maioria dos alimentos vegetais, como frutas e vegetais, e também pode ser encontrado em óleos vegetais. Esses ácidos graxos ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL.
A pesquisa também mostra que o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Existem dois tipos desses ácidos graxos, ou seja, ácidos graxos ômega-3 e ácidos graxos ômega-6. O ômega-3 e o ômega-6 não podem ser produzidos pelo corpo, portanto, devem ser obtidos a partir dos alimentos.
O ômega-3 pode ser encontrado em vários tipos de peixes, incluindo salmão, atum, cavala, sardinha e arenque. Outras fontes de ômega-3, ou seja, óleo de canola, óleo de soja e nozes.
Enquanto isso, os ácidos graxos ômega-6 podem ser encontrados em algumas nozes e óleos vegetais, como o óleo de milho.
Gordura saturada
A gordura saturada é geralmente encontrada em muitos tipos de alimentos, tanto salgados quanto doces. É sólido à temperatura ambiente.
A gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol LDL. Acredita-se que esse tipo de colesterol aumente o risco de doenças cardíacas e diabetes mellitus tipo 2. No entanto, a gordura saturada nem sempre tem um efeito negativo.
Essa gordura tem a função de converter o LDL pequeno em um tamanho maior para que não possa penetrar nos vasos sanguíneos. Assim, a placa de colesterol será mais difícil de se formar nos vasos sanguíneos.
Os tipos de gordura saturada podem ser encontrados em:
- Carne vermelha,
- produtos de carne processada, como salsicha ou bacon,
- laticínios, como manteiga ou sorvete,
- pastéis à base de farinha e
- comida rápida.
Gordura trans
As gorduras trans são geralmente encontradas em pequenas quantidades nos alimentos, como carnes e laticínios. Além disso, a maioria das gorduras trans pode ser encontrada em alimentos fritos.
Os alimentos que passam pelo processo de fritura contêm gorduras trans porque o óleo vegetal usado para fritar passa por um processo de hidrogenação parcial que produz gorduras trans nesses alimentos.
A hidrogenação parcial de gorduras trans pode aumentar os níveis de colesterol ruim e reduzir os níveis de colesterol bom. Portanto, consumir alimentos fritos em excesso pode ser prejudicial à saúde.
As gorduras trans podem aumentar o risco de doenças cardíacas. A ingestão de gordura trans não é recomendada mais do que 2% da energia obtida dos alimentos.
Se você deseja reduzir o risco de doenças cardíacas, deve reduzir a ingestão de gordura e substituir a ingestão de gordura saturada por gordura insaturada. Tem como objetivo reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.
Por que comer muitos alimentos gordurosos pode aumentar o colesterol?
Existem dois tipos de colesterol no corpo, a saber: lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou comumente referido como colesterol ruim e lipoproteína de alta densidade (HDL) ou comumente referido como colesterol bom.
O excesso de colesterol LDL no sangue pode causar um acúmulo de gordura nas artérias. Isso pode causar bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrames.
Em contraste com o colesterol LDL, o colesterol HDL tem um impacto positivo no corpo. Este colesterol retira o excesso de colesterol do corpo e distribui-o ao fígado para eliminação.
Os níveis de colesterol no sangue são muito influenciados pela gordura que você ingere. O colesterol é produzido principalmente no fígado a partir de vários tipos de gordura que você ingere.
Se você comer muitos alimentos que contenham gorduras trans, seus níveis de colesterol LDL aumentarão. O tipo de gordura que comemos afeta a quantidade total de colesterol HDL e LDL no sangue.
Na verdade, o colesterol é necessário ao corpo para várias funções, incluindo a digestão de gordura, vitamina D e hormônios como a testosterona e o estrogênio. O colesterol também é um componente que serve para proteger as células nervosas.
Portanto, o corpo ainda precisa de colesterol em quantidades suficientes para realizar suas funções. No entanto, o corpo pode produzir seu próprio colesterol de acordo com suas necessidades.