Desenhos da mão humana e as funções de cada parte •

Uma das anatomias do corpo humano com uma função muito vital para apoiar as atividades é a mão. Parte desse sistema de movimento ajuda nas atividades, que vão desde carregar coisas, segurar objetos, agarrar e assim por diante. Para obter uma breve explicação do desenho à mão e da função de cada parte, consulte a análise abaixo.

Desenho à mão e sua função

A estrutura da mão humana pode ser dividida em várias categorias, que incluem:

1. Ossos e articulações

imagem de osso de mão

A anatomia óssea do pulso e da palma da mão consiste em 27 ossos. A julgar pela imagem da mão acima, no próprio pulso existem oito pequenos ossos chamados carpais (carpais).carpais) Os carpais são suportados pelos dois ossos do antebraço, o osso da alavanca (raio), e a ulna (ulna) forma a articulação do punho.

Metacarpal é o osso longo da mão que se conecta ao carpo e falanges (osso do dedo). Principal metacarpo formar os nós dos dedos que unem o pulso. Na palma da mão, metacarpo coberto com tecido conjuntivo. Há cinco metacarpo que forma a palma. Você pode sentir e ver quando fecha o punho.

Todo metacarpo conectado ao osso falanges , ou seja, os ossos dos dedos. Existem dois ossos de dedo em cada polegar e três ossos de dedo em cada dedo (dedo indicador, médio, anelar e mínimo). Podemos ver através dos nós dos dedos.

A junta de dobradiça que se forma entre os ossos dos dedos e o metacarpo oferece mais flexibilidade para mover os dedos e segurar as coisas. Essas articulações são chamadas de articulações metacarpofalangeano (Junta MCP).

2. Músculo

fotos de músculos da mão

Os músculos que atuam nas mãos, que fazem parte do sistema muscular, podem ser divididos em dois grupos, a saber:

  • Músculo extrínseco. Este músculo está localizado nos compartimentos frontal e posterior do antebraço. A função desse músculo é ajudar a endireitar ou flexionar o punho.
  • Músculo intrínseco. Os músculos intrínsecos estão localizados na palma da mão. Serve para fornecer força quando seus dedos realizam movimentos motores finos. Habilidades motoras finas são habilidades relacionadas a habilidades físicas que envolvem pequenos músculos e coordenação de olhos e mãos, como agarrar, beliscar, apertar, agarrar e outros movimentos realizados pelas mãos.

3. Nervos

desenho do nervo da mão

O sistema nervoso que percorre o antebraço e os dedos começa a se unir no ombro. Todos esses nervos correm para o lado da mão, lado a lado com os vasos sanguíneos. Os nervos carregam sinais do cérebro para os músculos para mover os músculos do braço, mão, dedos e polegar. Os nervos também carregam sinais de volta para o cérebro para que você possa sentir sensações como toque, dor e temperatura.

Em geral, aqui está uma foto da mão junto com os nervos e suas funções:

nervo radial da mão

O nervo radial corre ao longo da borda do polegar até a lateral do antebraço e envolve a ponta do osso rádio e o dorso da mão. Essa parte do nervo serve para fornecer sensação às costas da mão, do polegar ao terceiro dedo.

nervo ulnar mediano

O nervo mediano passa por uma estrutura em forma de túnel no punho, chamada de túnel do carpo. Este nervo funciona para mover o polegar, o dedo indicador, o dedo médio e metade do dedo anular.

Este nervo também envia ramos nervosos para controlar os músculos tenares do polegar. Os músculos tenares ajudam a mover o polegar e tocam a almofada do polegar na ponta de cada dedo da mesma mão. Este movimento é chamado oposição do polegar, também conhecido como oposição do polegar.

Já o nervo ulnar é um nervo que corre ao longo da parte de trás da parte interna do cotovelo, através da estreita lacuna entre os músculos do antebraço. Este nervo funciona para mover o dedo mínimo e metade do dedo anular. Essas ramificações nervosas também suprem os pequenos músculos da palma da mão e os músculos que puxam o polegar para a palma da mão.

4. Vasos sanguíneos

fotos de veias de mão

Existem dois vasos sanguíneos no braço e na mão, a artéria radial e a artéria ulnar. O maior vaso sanguíneo ao longo do braço e da mão é a artéria radial. Esta artéria transporta sangue rico em oxigênio do coração para oraio) até o polegar.

Você pode localizar a artéria radial e senti-la bem no pulso. Enquanto os vasos ulnares são vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para a ulna, para os dedos médio, anular e mínimo.

Como pode ser visto na imagem da mão acima, esses dois vasos sanguíneos se curvam juntos na palma da mão, para fornecer sangue à frente da mão, aos dedos e ao polegar. Outras artérias passam pela parte de trás do pulso para fornecer sangue às costas da mão, dedos e polegar.

5. Ligamentos e tendões

fotos de ligamento de mão tendão

Ligamentos são tecidos resistentes que conectam um osso a outro e estabilizam as articulações da mão. Duas estruturas importantes, chamadas ligamentos colaterais, são encontradas em cada lado de cada uma das articulações do dedo e do polegar. A função dos ligamentos colaterais é prevenir a flexão lateral anormal de cada articulação do dedo.

Enquanto os tendões ou mais conhecidos como veias são uma coleção de forte tecido conjuntivo fibroso que se liga aos músculos. Os tendões têm a função de conectar o tecido muscular ao osso. O tendão que permite que cada dedo e polegar se endireitem é chamado de tendão extensor. Os tendões que permitem que cada dedo se curve são chamados de flexores.

Desordens das mãos

A estrutura da mão vista no desenho acima mostra o quão complexo e complexo é esse membro. Pequenos problemas de mão podem interferir na função geral da mão.

Sim! Embora tenham suas respectivas funções e deveres, cada parte da mão está relacionada entre si. Portanto, se uma ou mais partes da mão forem afetadas, isso terá um impacto direto na sua capacidade de realizar as atividades diárias.

Aqui estão algumas doenças comuns que podem afetar a mão, sejam as articulações, os ossos ou até mesmo os tecidos moles circundantes.

1. Anormalidades estruturais dos ossos e dedos

Fonte: Ticinohealth.ch

A contratura de Dupuytren é um exemplo de deformidade comum nas mãos e nos dedos. Esta condição é caracterizada pelo aparecimento de caroços duros que crescem nos ligamentos entre as palmas das mãos e os dedos. Se pressionado, o caroço às vezes pode doer. O dedo anular e o dedo mínimo são os dois dedos mais comumente afetados. Essa condição pode ocorrer em uma mão ou mesmo nas duas mãos ao mesmo tempo.

Até agora, a causa da contratura de Dupuytren é desconhecida. No entanto, na maioria dos casos, a condição se deve a um histórico familiar, lesão nas mãos ou certas condições médicas, como diabetes, epilepsia e infecção por HIV. Em comparação com as mulheres, os homens de meia-idade ou idosos têm maior probabilidade de desenvolver contratura de Dupuytren.

Embora não seja uma doença contagiosa e com risco de vida, essa condição pode causar incapacidade. Sim, se não for tratada adequadamente, a contratura de Dupuytren pode causar dedos tortos. Os dedos já dobrados tornam difícil para o doente ou mesmo incapaz de mover a própria mão. Portanto, se esta condição deve ser tratada imediatamente para não causar deficiência no futuro.

Essa deformidade da mão pode ser tratada com talas ortopédicas, fisioterapia ou outra terapia física. No entanto, em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para reparar a estrutura da mão afetada.

2. Infecções de mãos e dedos

Dependendo da causa, as infecções nas mãos e dedos podem ser causadas por muitas coisas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

paroníquia

Uma das infecções que podem atacar os dedos das mãos e dos pés é a paroníquia ou unhas encravadas. Essa condição pode ser causada por uma infecção fúngica, bacteriana ou parasitária que se acumula sob a pele e causa inflamação.

Às vezes, a paroníquia também pode ocorrer porque você frequentemente roe as unhas, corta as unhas muito curtas, usa unhas artificiais ou usa luvas úmidas por muito tempo.

Uma unha infectada aparecerá inchada, inflamada e dolorida. A pele ao redor das unhas também pode estar úmida e viscosa. Se não for tratada adequadamente, essa condição pode endurecer e danificar as unhas. Pior ainda, essa condição pode fazer com que suas unhas caiam.

Portanto, você precisa tratar essa condição imediatamente antes que os sintomas piorem.

Infecção da bainha do tendão

Conforme explicado acima, os tendões são tecidos que se ligam aos músculos. Cada atividade que você faz envolve o movimento dos tendões nas articulações. Embora resistentes, os tendões também podem ser danificados por uso excessivo, infecção bacteriana ou lesão.

A tenossinovite é uma das formas mais comuns de problemas nos tendões. Essa condição ocorre quando a bainha do tendão (sinóvia) que corre ao longo da parte interna da mão e dos dedos inflama. Uma bolsa de pus (abscesso) pode se formar na bainha do tendão, causando inchaço excruciante e dor no dedo infectado. A dor pode dificultar ou até mesmo impossível mover os dedos.

Dependendo da causa subjacente, as infecções nas mãos podem ser tratadas com antibióticos por via oral (pela boca). O médico também pode dar antibióticos por uma veia (veia). Em casos graves, às vezes a cirurgia também pode ser feita para tratar infecções nas mãos e nos dedos.

3. Desordens nervosas da mão

Nas várias imagens de mãos acima, pode-se ver que sua mão é composta de muitos nervos. O número de nervos que vão do braço até a mão torna essa área propensa a problemas. As condições comuns que afetam as mãos incluem a síndrome do túnel do carpo e a síndrome do túnel cubital.

Síndrome do túnel carpal

A síndrome do túnel do carpo é uma condição que causa dormência, formigamento ou dor intensa no pulso e nos dedos, como alfinetes e agulhas. O polegar, o dedo médio, o dedo indicador e a área da palma são as áreas mais doloridas.

Esta condição é causada pelo estreitamento do túnel do carpo (túnel do carpo) devido ao inchaço do punho. Bem, a dor em si é causada pelo estreitamento do túnel do navio pressionando o nervo mediano, que é o nervo que controla o paladar e o movimento do pulso e da mão.

Pessoas que correm risco para essa condição são aquelas que realizam movimentos repetitivos com as duas mãos por muito tempo, como digitadores, caixas, açougueiros, zeladores, jogadores profissionais e outros trabalhadores.

Síndrome do túnel cubital

A síndrome do túnel cubital é uma condição em que o nervo dentro do cotovelo, chamado nervo ulnar, dói quando pressionado. Essa condição é causada por pressão excessiva nos nervos do cotovelo, braço ou punho devido à atividade física intensa.

A síndrome do túnel cubital também pode ser causada por golpes repetidos no cotovelo. Essa condição pode ser experimentada por todos, mas as pessoas obesas correm mais risco.

Tanto a síndrome do túnel do carpo quanto a síndrome do túnel cubital podem ser tratadas com medicamentos simples para o estilo de vida. Por exemplo, para aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo, você pode usar almofadas de apoio para os pulsos ao digitar. Enquanto isso, para tratar a síndrome do túnel cubital, você pode usar cotoveleiras e apoios à noite.

Além disso, evitar dobrar os cotovelos por longos períodos (por exemplo, quando você está ao telefone) também é eficaz no alívio dos sintomas da síndrome do túnel cubital.

Opções de tratamento para dor nas mãos

Basicamente, as opções de tratamento para os vários distúrbios das mãos mencionados acima dependem da causa. Se for causado por uma lesão ou anormalidade estrutural óssea, o tratamento como tala, fisioterapia ou outra terapia física é uma opção.

Se a dor que você sente for tão forte, você pode tomar analgésicos sem prescrição médica que são vendidos em farmácias ou drogarias. No entanto, antes de usar um analgésico, certifique-se de ler o código de vestimenta com atenção para evitar efeitos colaterais.

Os procedimentos cirúrgicos são geralmente realizados se os vários tratamentos também não produzirem resultados positivos. Com a cirurgia, você geralmente se recupera mais rápido. No entanto, pode ser necessário que você descanse por pelo menos 6 semanas para acelerar a cicatrização e evitar novos sintomas.

Dicas simples para proteger suas mãos

Depois de conhecer a estrutura do desenho à mão, como ele funciona e os vários distúrbios que podem ocorrer, é importante que você mantenha e proteja esse importante órgão. Algumas etapas simples que você pode seguir para proteger suas mãos incluem:

  • Evite atividades manuais que sejam muito extenuantes e repetitivas
  • Mantenha a limpeza da área das mãos e entre os dedos, para que o risco de infecção possa ser evitado
  • Sempre tenha cuidado ao agir para evitar ferimentos ou traumas nas mãos e dedos.