A presença de um caroço no pescoço pode fazer você entrar em pânico rapidamente. Especialmente se esse caroço causar dor e tende a continuar a crescer. Em caso afirmativo, você certamente deseja encontrar imediatamente uma maneira de tratar o caroço no pescoço para que ele volte a se esvaziar e se curar. Então, qual tratamento pode ser feito? Vejamos os seguintes comentários.
Um caroço no pescoço é sempre perigoso?
O aparecimento de um caroço no pescoço certamente deixa as pessoas que o apresentam em pânico. No entanto, a maioria dos caroços no pescoço não é perigosa para a saúde. O caroço no pescoço pode ser pequeno ou aumentado, dependendo da causa do caroço no próprio pescoço. No entanto, a maioria dos caroços que aparecem no pescoço são classificados como tumores benignos ou não cancerosos.
A maioria dos casos de caroços no pescoço é causada por inchaço da glândula tireoide. Normalmente, o caroço aumenta e torna difícil engolir ou respirar. Um caroço no pescoço também pode ser causado por uma picada de inseto ou por uma infecção pelo resfriado. Normalmente, os caroços tendem a ser pequenos e mais fáceis de curar.
Como detectar a causa de um caroço no pescoço?
Antes de determinar como tratar um caroço no pescoço, você precisa primeiro saber a causa. Alguns nódulos no pescoço podem ser potencialmente cancerosos, portanto o tratamento não pode ser arbitrário.
É por isso que você ainda deve ir ao médico primeiro para obter um diagnóstico oficial. A detecção da doença é muito importante para prevenir a propagação da doença antes que piore.
De acordo com a American Academy of Otolaryngology, o câncer de cabeça e pescoço que começa como um nódulo pode ser curado mais facilmente. No entanto, com uma nota, a doença foi detectada precocemente e tratada imediatamente, conforme relatado pela Healthline.
Existem duas maneiras de detectar um caroço no pescoço, a saber:
- Teste de imagem, incluindo ultrassom, radiação de raios-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou varredura PET.
- Citologia de aspiração com agulha fina(FNAC), que é um tipo de biópsia pela inserção de uma pequena agulha no nódulo e coleta de uma amostra de células tumorais para exame.
Várias maneiras de tratar caroços no pescoço
Conforme explicado anteriormente, como tratar um caroço no pescoço depende de cada causa. Se o seu caroço for causado por uma infecção bacteriana, ele pode ser tratado com antibióticos fornecidos pelo seu médico.
No entanto, se o nódulo no pescoço tende a causar câncer, o médico pode pedir-lhe para fazer uma cirurgia. Porque do contrário, as células cancerosas podem se espalhar para os nódulos linfáticos e causar câncer linfático.
Várias maneiras de tratar caroços no pescoço incluem:
1. Operação
Nódulos que já são grandes e tendem a ser perigosos precisam ser removidos cirurgicamente imediatamente. Além de retirar o tumor, a operação também visa restaurar as funções de deglutição e fala, prejudicada pela presença do tumor.
Em certos momentos, a cirurgia plástica ou a terapia da fala podem ser necessárias para otimizar a pele cirúrgica e os distúrbios da fala causados por tumores. Não hesite em perguntar ao seu médico se precisar.
2. Radioterapia
A radioterapia é uma forma de tratar nódulos no pescoço usando forte radiação de raios-X. Esse método geralmente é feito se um caroço no pescoço for um sinal de câncer.
A radioterapia pode ajudar a reduzir as células cancerosas no nódulo, ao mesmo tempo que protege os tecidos saudáveis contra danos. O médico escolherá o tipo de radioterapia mais adequado para o seu tipo de câncer.
3. Quimioterapia
Semelhante à radioterapia, a quimioterapia só pode ser feita em caroços que levam ao câncer. A quimioterapia pode ajudar a reduzir os tumores antes de você fazer uma cirurgia ou radioterapia. Além disso, a quimioterapia também pode aliviar a dor da qual muitos pacientes com câncer se queixam.