Como tratar a febre tifóide em casa através de 8 coisas simples

Febre tifóide (tifóide) ou febre tifóide é causada por uma infecção bacteriana Salmonella typhi que é transmitida por meio de alimentos e bebidas não esterilizados. Na Indonésia, a febre tifóide ocorre frequentemente devido a petiscar descuidadamente, beber água suja ou até mesmo hábitos diários ruins, como não lavar as mãos depois de usar o banheiro. Então, como tratar o tifo se você já foi atingido?

A febre tifóide precisa ser hospitalizada?

O tratamento da febre tifóide pode ser feito em casa e no hospital. O mais importante é que o tratamento dos sintomas do tifo pode proporcionar um repouso completo por várias semanas até que sua condição esteja totalmente recuperada. A razão é que os sintomas do tifo geralmente fazem você se sentir realmente fraco.

Além do repouso completo, você também deve ser capaz de garantir que o nível de conteúdo de líquidos em seu corpo seja suficiente, bem como a limpeza e nutrição dos alimentos e bebidas que consome. Lembre-se de que a causa da febre tifóide são alimentos e bebidas impuros, e você pode transmitir a bactéria para as pessoas ao seu redor.

O tratamento da febre tifóide deve ser feito no hospital, se:

  • Seus sintomas estão piorando, como vômitos, diarreia, a inchaço no abdômen.
  • Os pacientes com febre tifóide ainda são crianças ou bebês.
  • O ataque de tifo, na verdade, evoluiu para complicações de tifo no sistema digestivo, na forma de hemorragia interna e orifícios que se espalharam para os tecidos circundantes.

Tratamento de febre tifóide em casa

Os sintomas da febre tifóide, como dor de cabeça, febre alta, calafrios e fraqueza, aparecem pela primeira vez após uma a três semanas de entrada da bactéria no corpo. A febre tifóide também pode causar dor abdominal devido à prisão de ventre ou diarreia, dor de garganta, até o aparecimento de manchas vermelhas no peito.

Pessoas com febre tifóide geralmente não serão hospitalizadas imediatamente se os sintomas não forem graves. Durante o tratamento ambulatorial, o médico tentará primeiro dar antibióticos e / ou medicamentos para reduzir a febre, para que a doença não piore.

Além disso, você também pode aplicar essas várias maneiras naturais de tratar o tifo em casa para melhorar em breve.

1. Coma alimentos com alto teor calórico

Uma maneira de curar rapidamente o tifo em adultos e crianças é comer alimentos com alto teor calórico.

Os alimentos para lidar com o tifo podem fornecer energia suficiente para o sistema imunológico lutar contra a infecção, de forma que ele possa se recuperar mais rapidamente. Além disso, alimentos com alto teor calórico ajudam a prevenir a perda de peso quando você tem febre tifóide.

Você pode comer arroz branco, batata, feijão, batata doce, abacate e sucos de frutas como remédios naturais para o tifo. Todas essas fontes de alimentos incluem alto teor calórico, mas ainda saudáveis.

Além disso, o leite, que é rico em calorias e proteínas, também pode ajudar a superar o tifo. No entanto, deve-se observar que o leite para pacientes com febre tifóide deve ser estéril e pasteurizado.

Não escolha alimentos não saudáveis ​​com alto teor calórico, como fast food, alimentos gordurosos e fritos, ou alimentos doces, como bolos e biscoitos.

2. Coma alimentos ricos em proteínas

Uma forma de tratar o tifo em casa é ingerir alimentos ricos em proteínas. Boa ingestão de proteínas para acelerar o período de cura da infecção

O corpo precisa de proteínas para produzir células novas e saudáveis, bem como para reparar tecidos danificados por inflamação e infecção.

Além disso, seu corpo também precisa de proteínas para produzir enzimas, hormônios e outros compostos químicos importantes para que o sistema imunológico e o metabolismo corporal funcionem bem.

Coma alimentos ricos em proteínas, como peito de frango, carne bovina e ovos bem cozidos em fogo alto.

3. Coma alimentos com baixo teor de fibras

Comer alimentos ricos em proteínas e calorias é obrigatório quando você tem febre tifóide. No entanto, por outro lado, também é aconselhável comer alimentos com baixo teor de fibras. Por que você deve comer pouca fibra?

A fibra é um nutriente de difícil digestão para o estômago, por isso leva muito tempo para processá-lo. Enquanto isso, a febre tifóide pode causar diarreia, o que basicamente faz com que os intestinos trabalhem mais para processar os alimentos.

Portanto, se você comer alimentos ricos em fibras, significa que está forçando o intestino a trabalhar mais. É por isso que comer alimentos com baixo teor de fibras é uma boa maneira de tratar a diarreia causada pela febre tifóide.

Comer menos fibras significa que você limitará a atividade excessiva do intestino. No final, os sintomas de diarreia e dor abdominal irão diminuir lentamente.

Consumo de alimentos com baixo teor de fibras, como bananas, torradas ou arroz branco, quando você está com diarreia devido à febre tifóide.

4. Coma pequenas porções, mas com frequência

Quando você tem febre tifóide, seu apetite definitivamente diminui. O gosto da comida que entra na boca pode ser insípido.

Portanto, a maneira de ser mais esperto que você ainda pode comer durante o processo de tratamento do tifo é dividir as porções em menores.

Além de atender às suas necessidades calóricas, comer porções menores do que o normal, mas com mais frequência, pode evitar que você sinta náuseas por comer em excesso.

5. Beba bastante água

Consumir líquidos suficientes é uma forma de tratar e prevenir complicações da febre tifóide em casa. A ingestão adequada de líquidos ajuda a prevenir a desidratação causada por febre, diarreia ou vômito durante a febre tifóide.

É aconselhável beber líquidos, como água mineral, de 6 a 8 copos por dia. Além da água mineral, você também pode beber líquidos eletrolíticos ou uma sopa quente. Sucos de frutas para a febre tifóide que foram lavados e descascados também são recomendados.

Esta fonte de fluido pode ajudar a repor água e eletrólitos que são perdidos quando expostos ao tifo.

Se a pessoa afetada pela febre tifóide ficar desidratada, as consequências podem ser fatais. Se ficar gravemente desidratado, vá ao hospital imediatamente para que o médico possa lhe dar líquidos intravenosos rapidamente.

6. Descanso completo

Quando você tiver febre tifóide, seu médico irá aconselhá-lo a tirar uma folga do trabalho ou se ausentar da escola primeiro, para que você possa descansar em casa o máximo de tempo até que você retorne à saúde.

O sono é a forma mais eficaz de tratar o tifo. O sono tem muitos benefícios, um dos quais pode ajudar a reparar células e tecidos corporais danificados pela infecção bacteriana por Salmonella typhi.

Repousar o corpo em casa também pode impedir que o tifo se espalhe para outras pessoas. É por isso que fazer muita atividade é um dos tabus quando você tem febre tifóide.

7. Obedeça a tomar remédio do médico

Embora a febre tifóide branda possa ser "tratada" com repouso e ingestão de alimentos nutritivos, você ainda precisa tomar a medicação de seu médico.

O médico receitará antibióticos para combater infecções bacterianas ou medicamentos para reduzir a febre. Se lhe foi prescrito medicamento, a dose deve ser tomada regularmente e tomada de acordo com as instruções do médico.

8. Mantenha-se limpo

Manter a higiene pessoal faz parte do tratamento do tifo para prevenir a propagação e transmissão da doença.

Como forma de curar a febre tifóide, você deve lavar as mãos após urinar, defecar e antes e depois de preparar os alimentos com água limpa e sabão.

Caso contrário, é muito provável que você espalhe bactérias para os objetos ao seu redor que tocar. Como resultado, outras pessoas que também tocam no item também podem estar infectadas com a bactéria tifóide. Outras pessoas ainda podem estar infectadas se você entrar em contato com a pele, sem lavar as mãos.

Tratamento de febre tifóide no hospital

O tratamento hospitalar é altamente recomendado se você tiver sintomas graves de febre tifóide. A seguir estão as opções de tratamento que podem superar o tifo quando você tiver que ser hospitalizado:

Infusão de antibióticos e nutrição

Os medicamentos para febre tifóide no hospital geralmente são administrados na forma de injeções de antibióticos. Se necessário, a ingestão de líquidos e nutrientes também será colocada em uma veia por via intravenosa.

Pode ser necessário seguir o tratamento com antibióticos até que os resultados dos exames de fezes e urina estejam completamente livres da bactéria que causa o tifo. As infusões são administradas porque a febre tifóide costuma ser acompanhada de vômitos persistentes, diarreia intensa e flatulência.

Operação

Em uma minoria de casos, a cirurgia pode ser necessária se ocorrerem complicações com risco de vida, como sangramento interno ou danos ao sistema digestivo.

Quase todas as condições das pessoas que sofrem de febre tifóide melhoram gradualmente após a hospitalização por 3 a 5 dias. O corpo mostrará sinais de tifo cicatrizar lentamente, mesmo após semanas após a infecção.

Tratamento de febre tifóide quando recorrente

Citado do site do programa de serviço de saúde do Reino Unido, o National Health Service, algumas pessoas podem ter recorrência da febre tifóide, que é uma condição causada pelo retorno dos sintomas tifóides. Os sintomas geralmente retornam cerca de uma semana após o término do tratamento da febre tifóide na forma de antibióticos.

Nesse caso, os sintomas do tifo que aparecem geralmente são mais leves e demoram para se recuperar. O tratamento dos sintomas recorrentes da febre tifóide é com antibióticos.

Consulte o seu médico imediatamente se sentir os sintomas novamente após passar pelo tratamento da febre tifóide.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌