Respirando pelo nariz ou pela boca, qual é a diferença?

Os humanos respiram inalando oxigênio e exalando dióxido de carbono pelo nariz. No entanto, quando seu nariz está entupido ou escorrendo devido a um resfriado, você é "forçado" a respirar pela boca. Você também tende a respirar pela boca involuntariamente devido à fadiga após o exercício, por exemplo. Bem, que efeito no corpo será diferente se respirarmos pelo nariz ou pela boca?

O que acontece quando os humanos respiram pelo nariz

Respirar pelo nariz é considerado mais saudável, não sem razão. O nariz é o principal órgão do olfato humano e atua como a entrada de ar no corpo.

Portanto, esse órgão é a primeira linha de defesa do corpo para filtrar objetos estranhos de fora para dentro do corpo, incluindo germes, poluição e toxinas do ar que respiramos.

Dentro do nariz, existem pelos finos que se encarregam de limpar o ar das partículas estranhas. Após passar pelo processo de filtragem, o ar passará pelas fossas nasais e ficará mais quente e úmido antes de chegar aos pulmões.

Ao mesmo tempo, o órgão nasal denominado koncha umedece e aquece o ar antes que ele flua para a faringe.

Este aquecimento da temperatura visa manter as vias respiratórias e os pulmões limpos e não secos porque estão fluindo com ar. O fluxo de ar mais quente mantém a elasticidade do pulmão para melhor absorver e armazenar o oxigênio

Respirar pelo nariz cria maior pressão de ar, então sua respiração fica mais lenta. Na verdade, isso leva mais tempo para os pulmões armazenarem oxigênio em maiores quantidades.

Benefícios de respirar pelo nariz

Todos os vestígios do mecanismo do sistema respiratório pelo nariz reduzem o risco de alergias, aspiração (corpos estranhos nos pulmões), ataques de asma, febre do feno, amígdalas inchadas e outros problemas respiratórios crônicos.

Descrito na revisão científica Os benefícios da respiração nasal para a saúde, respirar pelo nariz estimula a produção de óxido nítrico, que pode aumentar a capacidade dos pulmões de absorver oxigênio e fazê-lo circular pelos tecidos e órgãos do corpo.

O óxido nítrico também ajuda o sistema imunológico a combater infecções e doenças causadas por fungos, vírus, parasitas e bactérias.

É por isso que respirar pelo nariz é melhor do que respirar pela boca. No entanto, isso não significa que você não possa respirar pela boca. Principalmente se houver problemas de saúde que interfiram no processo de respiração pelo nariz.

O que acontece quando os humanos respiram pela boca

Respirar pela boca não é realmente recomendado. Este método só é recomendado se o nariz estiver entupido ou se você não puder evitar depois de fazer exercícios extenuantes para que mais ar possa entrar.

Respirar pela boca ajuda os pulmões a inspirar mais oxigênio mais rapidamente do que pelo nariz. Dessa forma, o ar pode ser canalizado diretamente para os músculos do corpo.

No entanto, se feito continuamente dessa forma, pode causar problemas de saúde.

Conforme descrito em um estudo na revista O LayngoscopeRespirar pela boca pode ser prejudicial à saúde porque não existem órgãos ou partes especiais da boca responsáveis ​​por aquecer, filtrar e umidificar o ar que entra.

Como resultado, o ar que entra na boca flui diretamente para o trato respiratório sem ser filtrado e umidificado. Esta condição pode causar vários problemas respiratórios e saúde geral do corpo devido a infecções bacterianas, virais, fúngicas ou parasitárias.

Além disso, respirar pela boca com muita frequência deixará o interior da boca seco. A boca seca (xerostomia) pode acelerar o crescimento de bactérias. É por isso que as pessoas que costumam respirar pela boca tendem a ter problemas de mau hálito e a outros problemas dentários e orais.

Outro impacto negativo se, a longo prazo, você está acostumado a respirar pela boca em vez de pelo nariz, é uma voz rouca, sensação de cansaço ao acordar e o aparecimento de olheiras.

Dicas para se acostumar a respirar pelo nariz

Para aqueles que respiram com mais frequência pela boca, pode ser hora de reduzir esse hábito. Isso pode ser iniciado respirando mais pelo nariz durante o dia para se acostumar.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a usar o nariz como aparelho respiratório.

  • Acostume-se a ficar sempre calado , exceto ao falar, comer ou fazer exercícios.
  • Fazendo meditação ou algumas posturas de ioga que podem ajudá-lo a praticar a respiração nasal.

Que tal cobrir a boca enquanto dorme?

Normalmente, o sono é um daqueles momentos em que você respira inconscientemente pela boca. Isso ocorre porque, quando você dorme, sua boca se abre automaticamente e assume mais a função de um aparelho respiratório do que seu nariz.

Um cantor famoso, Andien, certa vez tentou o truque de usar um curativo bucal enquanto dormia para se acostumar a usar o nariz para respirar. Com o uso de um gesso, a boca fica travada de modo que o corpo é "forçado" a respirar pelo nariz.

Embora possa fazer você respirar pelo nariz, não há estudos que realmente afirmem que dormir com curativos bucais prova ser mais benéfico .

Se você se sentir tentado a fazer isso, procure primeiro consultar um médico. A razão é que nem todos têm permissão e são adequados para fazer isso, especialmente aqueles que têm certas condições médicas.

6 várias técnicas respiratórias que valem a pena tentar dormir mais rápido e profundamente

Consulte um médico se você respira frequentemente pela boca

Como já mencionado, os sinais de pessoas que estão acostumadas a respirar pela boca mesmo sem resfriados são ronco, sono, boca seca, mau hálito, voz rouca e cansaço fácil.

Se você sentir esses sintomas, vá ao médico imediatamente para um tratamento médico adequado.

Poucas pessoas sabem que a tendência de respirar pela boca pode indicar um bloqueio nas vias aéreas pelo nariz. Entre eles estão alergias, resfriados, sinusites, pólipos nasais, asma, a problemas mentais (estresse, transtorno do pânico ou transtorno de ansiedade crônica).

Habituar-se a respirar pelo nariz é bom para o corpo porque ele pode produzir oxigênio de melhor qualidade. No entanto, às vezes você também precisa respirar pela boca quando as passagens nasais estão com problemas.