7 benefícios do voleibol para a saúde, se praticado rotineiramente •

O voleibol pode não ser tão conhecido quanto o futsal ou o basquete para os indonésios. Geralmente, este jogo é popular apenas em certas ocasiões especiais, por exemplo, quando há campeonatos SEA Games ou outros torneios. Mas para os fãs, é claro, eles percebem que esse esporte não é menos bom e traz benefícios para a saúde do corpo.

Os benefícios de jogar vôlei para a saúde do corpo

O voleibol tem algumas técnicas básicas, como serviço , passagem , esmagar , e quadra . O movimento neste jogo realmente precisa da habilidade e habilidade atlética de cada indivíduo. Mas, ao mesmo tempo, esse movimento básico pode melhorar o condicionamento físico do corpo.

Além de ser saudável para o corpo, um dos benefícios desse big ball é que também pode aumentar a cooperação com os companheiros de equipe para ganhar pontos e vencer partidas.

Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde que você pode obter ao jogar vôlei.

1. Reduza o estresse

O cérebro aumenta a produção de hormônios da felicidade quando fazemos exercícios, como endorfinas, dopamina, serotonina e triptofano. O exercício regular também pode reduzir os hormônios do estresse, principalmente o cortisol e a epinefrina, e substituí-los pelo aumento do hormônio norepinefrina como antidepressivo.

Todos esses hormônios positivos trabalham juntos para criar sensações de prazer e reduzir o estresse, criando pensamentos positivos. É por isso que os médicos costumam recomendar exercícios como terapia adjuvante para controlar vários sintomas de doenças mentais.

2. Faça o sono mais sonoro

O exercício pode fazer você dormir melhor porque ajuda a aumentar a atividade enzimática e a função muscular, além de ajudar a relaxar o corpo após um longo dia de trabalho. Como resultado, pela manhã, seu corpo se sentirá com mais energia.

Um estudo de 2016 descobriu que o aumento da temperatura corporal que ocorre quando você se exercita também ajuda a dormir melhor. Na verdade, exercícios com intensidade moderada também podem ajudar a controlar vários distúrbios do sono, como a insônia.

Mas não se exercite muito. A atividade física muito intensa afeta a condição do corpo, que está cada vez mais cansado e desidratado, dificultando o sono.

3. Ajuda a perder peso

O voleibol é um tipo de esporte aeróbico cardiovascular. Cardio é um tipo de exercício para aumentar a frequência cardíaca. Se você jogar voleibol por 15-20 minutos ou mais, sua pulsação aumentará 60-80% do normal.

O coração é feito de músculos que devem se mover continuamente para ficarem mais fortes. Quando o músculo cardíaco está forte, os vasos sanguíneos também ficam mais fortes para fluir mais e mais rapidamente o sangue para as células musculares.

Isso permite que as células queimam mais gordura durante o exercício e em repouso. É por isso que o exercício cardio mais comum é escolhido para ajudar a perder peso, pois essa atividade é eficaz na queima de gordura.

O vôlei regular também é capaz de evitar que o corpo fique com sobrepeso e obesidade, o que pode desencadear doenças, como diabetes. Citado em Harvard Health, jogar vôlei casual por 30 minutos pode queimar 108 calorias. Quanto mais alta a intensidade do cardio, mais calorias você queima.

4. Construir músculos e articulações

Além de fortalecer os músculos do coração, jogar vôlei também envolve muitos movimentos do corpo. Começando pelos músculos da panturrilha, coxas, nádegas, quadris que você usa para pular e correr, enquanto os músculos do braço e das costas você também treina ao bater na bola.

Ao jogar vôlei, as articulações também ficam mais fortes porque você continua a usá-las para correr, pular e bater continuamente. Se o corpo tiver articulações fortes, isso evitará o risco de lesões durante esportes ou atividades diárias.

5. Fortalece os ossos

O voleibol também é um treinamento com pesos, pois você estará apoiando seu corpo enquanto corre ou salta. O treinamento regular com pesos ajuda o corpo a controlar a liberação dos níveis de esclerostina enquanto aumenta a produção de um hormônio especial chamado IGF-1, que desempenha um papel importante no crescimento ósseo.

A própria esclerostina é uma das proteínas naturais que, quando os níveis se acumulam, podem tornar os ossos mais suscetíveis à porosidade. Dessa forma, jogar vôlei pode ajudar a manter a densidade óssea no início e prevenir os sintomas da osteoporose mais tarde na vida.

6. Melhore a coordenação corporal

Além de aumentar a atividade física, jogar vôlei também pode treinar a coordenação corporal, principalmente a coordenação visual e manual. Neste jogo, você deve prestar muita atenção ao movimento da bola para poder fazer isso passagem ou esmagar no ar.

Essa boa coordenação das duas partes do corpo permite que a bola entre em contato com os braços para evitar que o adversário marque pontos, ou vice-versa. Se você tiver má coordenação, a bola pode cair no braço errado ou cair na própria quadra.

7. Pratique o trabalho em equipe

O jogo de vôlei também envolve interação social com muitas pessoas ao mesmo tempo, sejam companheiros de equipe ou adversários. Você tem que trabalhar bem junto para que sua equipe consiga marcar pontos e evitar que seu oponente ganhe o jogo.

Essa interação social pode aumentar a sensação de felicidade, principalmente quando o vôlei é jogado com amigos ou família. Essa condição também pode ter um impacto na redução do nível de estresse que você pode sentir.

Os esportes de voleibol tendem a ser fáceis de praticar por vários grupos. Para sentir os benefícios, não se esqueça de fazer sempre vários tipos de aquecimento e alongamento para evitar o risco de lesões durante o exercício.