Os perigos das tatuagens que podem estar à espreita (conheça estes três fatos sobre tatuagens)

No Grande Dicionário Indonésio, as tatuagens são imagens (pinturas) na pele do corpo. Enquanto a tatuagem está pintando a pele do corpo, perfurando a pele com uma agulha fina e, em seguida, inserindo tinta na marca de punção. As tatuagens são frequentemente utilizadas como forma de se expressar ou mostrar sua identidade / determinado grupo. Na verdade, hoje em dia as tatuagens não são usadas apenas para aplicações médicas, mas também para aplicações não médicas - por exemplo, para fazer maquiagens “permanentes”, como bordados de lábios ou sobrancelhas. Mas tenha cuidado, o perigo das tatuagens pode espreitar você.

Existem vários tipos de tatuagens

Até agora, talvez você só conheça tatuagens apenas pelo estilo. Mas, na verdade, existem vários tipos de tatuagens que você precisa saber, a saber:

  • Tatuagens amadoras são tatuagens que não são feitas por especialistas em tatuagem com equipamento improvisado. O princípio básico da tatuagem é inserir tinta / pigmento na pele usando uma agulha - é por isso que qualquer pessoa pode realmente fazer uma tatuagem. Esse tipo de tatuagem amadora geralmente é feito por meio de perfuração de tinta, carvão ou cinza sob a pele com um alfinete. As ferramentas usadas geralmente não são higiênicas e, portanto, apresentam um risco muito maior de infecção.
  • Tatuagens culturais são tatuagens feitas para certos fins especiais - como para rituais ou como um sinal de beleza.
  • Tatuagens profissionais, são tatuagens feitas por especialistas em tatuagem usando uma máquina de tatuagem.
  • Tatuagens cosméticas são tatuagens feitas como maquiagem "permanente" - como tatuagens para batom, sobrancelhas, blush, perucas e outras. Tinta de tatuagem cosmética precisa ser refeita para manter a cor fresca.
  • Tatuagens médicas são tatuagens feitas para fins médicos específicos.

Os perigos das tatuagens que podem espreitar você

Se a tatuagem não for feita com ferramentas esterilizadas, aumentará o risco de infecção. Aqui estão alguns dos riscos ou perigos da tatuagem que você pode enfrentar, especialmente se tatuar com ferramentas não esterilizadas:

Infecção. Tatuar com ferramentas não esterilizadas aumenta o risco de desenvolver infecções virais, bacterianas ou fúngicas, como HIV ou hepatite C. A espécie de bactéria que causa a infecção, Mycobacterium chelonae, pode causar erupções cutâneas dolorosas que podem durar meses.

A infecção também pode ocorrer devido à tinta usada durante a tatuagem. Se após a tatuagem sua pele ficar vermelha, inchada, dolorida ou seca, você precisará consultar um médico para o tratamento adequado.

Reação alérgica. As reações alérgicas podem ser causadas pela tinta usada. O corante ou metal pode ferir o tecido ou causar inchaço ou erupção na pele.

Exame de pele difícil. As tatuagens podem cobrir possíveis problemas de pele. Os médicos podem ter dificuldade em fazer um exame de pele ou ao procurar sinais que podem ser cancerígenos.

A exposição ao sol causa coceira nas tatuagens. Para algumas pessoas, a exposição ao sol pode causar coceira e vermelhidão nas tatuagens. Isso geralmente é devido ao conteúdo contido na tinta usada para tatuagem

Cada cor de tinta de tatuagem possui características diferentes

A cirurgia a laser é a técnica de remoção de tatuagem mais eficaz. No entanto, cada cor possui características diferentes. Quanto mais cor a sua tatuagem tiver, mais difícil será removê-la.

O preto é a cor mais fácil de se livrar porque pode absorver mais ondas de laser. Amarelo e laranja são muito resistentes aos lasers. Já o vermelho e o verde reagem de maneira diferente com base nas substâncias usadas para produzi-los. Portanto, é melhor fazer a tatuagem usando uma cor de base e mais escura - para facilitar na hora de removê-la.

Os efeitos de longo prazo da tinta de tatuagem podem ter efeitos adversos no sistema imunológico, na patologia da interpretação do espécime e em outras complicações de saúde imprevistas. As tintas para tatuagem também podem ser tóxicas porque algumas contêm compostos cancerígenos.

Faça isso para tornar a tatuagem mais segura

É importante que você considere cuidadosamente antes de fazer uma tatuagem. Aqui estão algumas dicas para evitar os perigos das tatuagens - se você quiser fazer uma tatuagem:

  • Não beba álcool ou tome medicamentos (especialmente aspirina) na noite anterior ou enquanto faz uma tatuagem. Além disso, também não é recomendado fazer tatuagem quando estiver doente.
  • Certifique-se de que todas as agulhas vêm de uma embalagem esterilizada e de que a área de trabalho esteja limpa; veja se o estúdio de tatuagem tem uma máquina para matar os germes nas ferramentas usadas após cada uso e certifique-se de que o artista lave as mãos e coloque luvas esterilizadas.
  • Você precisa descobrir mais sobre a tatuagem que fez, seja a cor, o conteúdo e muito mais.
  • Você precisa seguir todos os conselhos relacionados aos cuidados ou à cura de tatuagens para reduzir o risco de infecção ou alergias.