Piscar é um reflexo normal do corpo. Piscar é útil para evitar olhos secos, proteger de luz muito forte ou outros objetos estranhos que entrarão nos olhos. Piscar também funciona para regular as lágrimas, mantendo os olhos saudáveis enquanto limpa a superfície do olho. No entanto, às vezes há algumas pessoas que têm olhos que piscam com mais frequência do que o normal. O que causou isso?
O que faz com que os olhos pisquem com frequência?
Geralmente, de acordo com o desenvolvimento da idade, o bebê pisca duas vezes em um minuto.
Na adolescência, uma pessoa piscará com mais frequência, de 14 a 17 piscadas por minuto e isso permanecerá até você ficar mais velho.
Infelizmente, algumas pessoas têm problemas oculares que piscam mais do que o normal. Piscar excessivamente às vezes envolve apenas um ou ambos os olhos por vez.
Algumas pessoas também apresentam piscadas frequentes acompanhadas de outros movimentos (tiques) na face, cabeça ou pescoço.
A causa do piscar frequente dos olhos é geralmente devido a olhos secos, olhos cansados e à presença de estímulos externos que fazem este reflexo parecer excessivo.
O reflexo de piscar ocorre quando uma substância estranha entra no olho.
Outra coisa que faz com que os olhos pisquem com frequência também pode ser causada por uma reação alérgica, portanto, os olhos precisam ficar úmidos ao piscar.
Em casos raros, piscar excessivamente pode ser indicado por um distúrbio do sistema nervoso, estresse, conjuntivite ou blefarite (inflamação das pálpebras).
Quando essa condição de piscar de olhos deve ser tratada imediatamente?
Este piscar frequente deve ser verificado imediatamente, especialmente se tiver outros sintomas, como olhos vermelhos, lacrimejantes, doloridos ou inchados. Posteriormente, o médico diagnosticará a causa dos sintomas.
Você pode ser aconselhado a fazer um exame oftalmológico completo, por exemplo, para procurar problemas como cílios encravados, abrasão da córnea (arranhões na superfície frontal do olho), conjuntivite, corpos estranhos no olho ou olhos secos.
A causa desse piscar frequente dos olhos pode ser identificada examinando-se um dispositivo denominado lâmpada de fenda. lâmpada de fenda ).
Esta ferramenta é um microscópio especial usado para ampliar o olho. Piscar excessivamente pode ser considerado anormal se:
- Influenciar atividades diárias
- Interferir na sua visão, por exemplo, enquanto dirige
- O piscar dura horas
Como lidar com o piscar de olhos excessivo?
Se piscar excessivamente for causado por abrasão da córnea ou conjuntivite, seu médico pode prescrever colírio ou pomada.
O médico também pode prescrever óculos se o piscar excessivo for causado por visão embaçada ou pouco nítida.
Enquanto isso, se houver um distúrbio neurológico, o oftalmologista irá sugerir que você se submeta a uma cirurgia ou outro tratamento a um neurologista.
Esta condição também pode ser causada pela síndrome de Tourette
Além disso, lembre-se de que piscar excessivamente nos olhos pode ser causado pela síndrome de Tourette.
A síndrome de Tourette é uma apreensão ou movimento repetitivo (muito rápido) que ocorre quando parte ou todo o corpo se move repentinamente e não pode ser controlado.
Tanto crianças como adultos podem sofrer de síndrome de Tourette. Esta doença geralmente aparece na idade de 5 a 15 anos.
No entanto, na maioria dos casos, os ataques desta doença desaparecem à medida que as crianças crescem.
A causa exata é atualmente desconhecida, mas esta doença pode ser herdada junto com outras doenças do sistema nervoso.
A síndrome de Tourette é uma doença complexa, provavelmente causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.