Daltonismo pode ser curado ou não? Esta é a explicação médica

Uma pessoa daltônica não necessariamente vê o mundo apenas em preto e branco. Algumas pessoas podem não saber a diferença entre os tons de roxo e azul, ou ver o amarelo parecendo verde, enquanto outras podem ter problemas para distinguir entre vermelho e preto. Então, os daltônicos podem se recuperar completamente?

Como as pessoas daltônicas veem as cores de um objeto?

Cada vez que o olho vê um objeto, como uma banana, a luz do ambiente ao redor será refletida na superfície da banana e então capturada pela retina na parte de trás do olho. O comprimento de onda da luz refletida determina a cor que você vê, que é amarelo banana.

Bem, a camada retinal tem dois tipos de células para capturar a luz, ou seja, células em bastonetes e células em cones. As células bastonete são muito sensíveis à luz, o que é muito útil para adaptação em ambientes escuros, enquanto as células cone têm melhor precisão de visão e fotopigmentos que são úteis para distinguir cores.

As células cone têm 3 tipos de fotopigmentos que são úteis para distinguir 3 cores básicas, a saber, vermelho, azul e verde. As cores diferentes das três cores básicas são uma combinação das três cores básicas, como o amarelo, que é uma combinação de vermelho e verde.

Então, o que acontece com os olhos das pessoas daltônicas? O daltonismo ocorre devido à limitação ou perda da função das células cônicas. Se os fotopigmentos vermelho (protan) ou verde (deutran) não funcionarem, você terá dificuldade em distinguir entre os tons de vermelho e verde. As cores vermelha, laranja e amarela parecem mais verdes e até mesmo marrons ou pretas. Você também pode notar que os verdes e amarelos parecem mais vermelhos, ou tem dificuldade em distinguir entre roxos e azuis.

Em algumas pessoas, todos os fotopigmentos em seus cones podem não funcionar de forma alguma, de modo que não podem ver nenhuma cor. O mundo realmente aparece como preto, branco e cinza,

O daltonismo pode ser curado, para que eu possa ver as cores do mundo novamente?

O daltonismo geralmente é causado por doenças genéticas herdadas dos pais. Reportando a Everyday Health, até o momento não existe nenhum tratamento ou procedimento médico que cure completamente o daltonismo. Um grupo de pesquisadores desenvolveu recentemente uma terapia genética que demonstrou curar o daltonismo em macacos que não conseguem distinguir entre verde e vermelho. Mas até agora, a terapia genética não foi formalizada e não foi declarada segura para tratar o daltonismo em humanos.

O daltonismo não é perigoso. A maioria das pessoas daltônicas pode se adaptar à sua condição e mostrar uma produtividade no trabalho equivalente à de pessoas com visão normal, ou até melhor.

Uma equipe de pesquisadores do Exército dos EUA descobriu que pessoas daltônicas podem ver melhor a camuflagem colorida, enquanto pessoas com visão colorida normal podem ser enganadas por ela. Na verdade, essa visão reduzida das cores pode torná-los mais capazes de distinguir a textura e o brilho de um objeto.

Além disso, existem recursos visuais na forma de óculos ou lentes de contato especiais para ajudar os pacientes com daltonismo vermelho-verde, o tipo mais comum de daltonismo. Esta ferramenta não cura completamente o daltonismo, mas as cores que antes eram menos claras podem parecer mais "iluminadas".