Quando você acidentalmente pisa em um prego, geralmente muitas pessoas o aconselham a tomar uma vacina antitetânica. No entanto, algumas pessoas ainda não entendem claramente por que uma vacina antitetânica é necessária e se é realmente necessária. Para obter mais detalhes, consulte a análise a seguir.
Visão geral do tétano
Fonte: Time ToastO tétano é uma infecção grave causada por: Clostridium tetani. Essas bactérias produzem toxinas que podem afetar o cérebro e o sistema nervoso. Esporos Clostridium tetani alojado na ferida pode interferir com os nervos que controlam o movimento muscular.
Os sintomas do tétano geralmente aparecem cerca de 7 a 10 dias após a infecção. No entanto, em alguns casos, os sintomas geralmente aparecem dentro de semanas ou até meses. Quanto mais longe a ferida estiver do sistema nervoso central, mais tempo os sintomas aparecerão. Por outro lado, quanto mais próximo do sistema nervoso central, mais rápido é o período de incubação e mais graves os sintomas.
Os sintomas mais comuns são rigidez muscular e espasmos. Geralmente começa do pescoço à garganta, acompanhada por sintomas de dificuldade para engolir. Em seguida, você também pode sentir espasmos nos músculos do rosto e do tórax, que podem causar dificuldade para respirar. Em casos graves, a coluna pode dobrar para trás porque a bactéria afeta os músculos das costas.
Além disso, as pessoas que contraem tétano também apresentam os seguintes sintomas:
- Febre.
- Diarréia e fezes com sangue.
- Dor de cabeça.
- Sensível ao toque.
- Dor de garganta.
- Suando mais do que o normal.
- Aumento da freqüência cardíaca.
- Espasmos musculares até o pescoço, garganta, tórax, estômago, pernas e costas.
É necessário tomar uma vacina antitetânica depois de pisar em um prego?
Uma das coisas que causam o tétano é quando uma pessoa sofre um ferimento por punção em um objeto que foi contaminado com bactérias, o que aumenta o risco de infecção. Um deles está com um prego enferrujado. Se você tiver isso, é necessário tomar uma vacina antitetânica? A resposta sim. Qualquer pessoa que tenha sofrido um ferimento interno causado por um objeto pontiagudo sujo e não tenha sido vacinada contra o tétano nos últimos cinco anos deve receber uma vacina antitetânica.
A vacina antitetânica administrada pode estar na forma de um toxóide tetânico (TT), frequentemente conhecido como vacina antitetânica, ou uma imunoglobulina antitetânica (TIG), conhecida como anticorpo antitetânico. Normalmente, para feridas de faca menores, e você já tomou mais de 3 doses da vacina contra o tétano, você só precisa administrar o TT.
No entanto, se o ferimento por punção for um ferimento sujo, grande o suficiente, com um histórico de menos de 3 doses da vacina TT, então você precisa receber um TT com TIG adicional para combater a bactéria do tétano.
Porque o tétano é uma infecção bacteriana grave que pode paralisar todo o corpo e, eventualmente, levar à morte. O tétano é uma emergência médica e a vacina antitetânica é um dos tratamentos que podem ser feitos para evitá-lo.
As feridas com tendência ao tétano devem ser tratadas imediatamente por um médico. A lista de lesões que estão incluídas em risco inclui:
- Queimaduras que requerem cirurgia, mas foram adiadas por mais de seis horas.
- Queimaduras que removem muito tecido do corpo.
- Feridas de mordidas de animais.
- Perfure feridas como pregos, agulhas e outros que foram contaminados com sujeira ou terra.
- Fratura grave em que o osso infecciona.
- Queimaduras em pacientes com sepse sistêmica.
Qualquer paciente com as feridas acima deve receber uma vacina antitetânica o mais rápido possível, mesmo que tenha sido vacinado antes. O objetivo é matar bactérias Clostridium tetani. O médico irá injetá-lo diretamente em uma veia.
No entanto, como essas injeções têm efeito apenas de curto prazo, seu médico também irá prescrever antibióticos como penicilina ou metonidazol para tratar o tétano. Esses antibióticos evitam que as bactérias se multipliquem e produzam neurotoxinas que causam espasmos musculares e rigidez.