O termo "lavar intestino" ainda pode soar estranho para algumas pessoas. A lavagem do cólon é, na verdade, uma técnica de limpeza do intestino, removendo a sujeira e as toxinas nele deixadas. Esta técnica também é conhecida como desintoxicação intestinos.
Esse método é recomendado por trazer benefícios à saúde digestiva e ajudar a perder peso. Então, como é o procedimento? É verdade que lavar os intestinos pode limpar os intestinos sujos? Confira a resposta na seguinte revisão.
O que é lavagem do cólon?
Como o nome indica, lavar o intestino é uma forma de limpar o intestino de várias impurezas que grudam. A parte do intestino referida neste método é o intestino grosso, o local final para o resto da digestão dos alimentos antes de serem processados em fezes.
Em outras palavras, o intestino grosso é um local onde as fezes residem antes de serem excretadas pelo corpo. Portanto, é natural que o intestino grosso se transforme em um dos locais mais repletos de substâncias tóxicas ou de resíduos que não são mais úteis para o corpo.
Desintoxicação O intestino se destina a remover os resíduos restantes contidos no intestino grosso. Existem duas maneiras de limpar o cólon, ou seja, usando o produto desintoxicação hidroterapia intestinal e colônica. Aqui estão as diferenças entre os dois.
1. Usando o produto desintoxicação intestinos
Atualmente, existem muitos produtos projetados para remover resíduos e substâncias tóxicas do intestino grosso. Esses produtos são basicamente laxantes em forma de pílula ou pó, ou suplementos para melhorar os movimentos intestinais.
Além dos laxantes, você também pode encontrar produtos na forma de chás de ervas ou enemas. Um enema é uma técnica de inserir líquido ou gás no ânus para remover as fezes.
Esta é a maneira mais simples de limpar os intestinos, especialmente para aqueles que têm prisão de ventre. No entanto, deve-se lembrar que esse método pode causar diarreia e causar desconforto ao corpo.
2. Hidroterapia colônica
Além de usar remédios e ervas, outra forma de limpar o intestino sujo é com a hidroterapia do cólon (intestino grosso). Esta técnica não pode ser feita sozinha e você precisará de assistência médica.
A hidroterapia do cólon é feita inserindo um tubo no intestino grosso através do ânus. Este tubo drena a água para o trato digestivo. O objetivo é enxaguar as fezes e deixar as fezes mais macias para que passem facilmente.
Todo mundo precisa fazer isso?
As fezes que se acumulam no intestino grosso podem vir de qualquer lugar. A sujeira pode vir de alimentos, bebidas, gases da digestão e até mesmo o impacto de hábitos diários, como consumo de álcool ou falta de atividade física.
O corpo realmente tem a capacidade de se livrar de substâncias tóxicas. No entanto, às vezes esse processo não é executado completamente, resultando em problemas de saúde como flatulência ou distensão abdominal, fadiga, prisão de ventre e ganho de peso.
Desintoxicação intestino em geral não é um grande risco. No entanto, as pessoas com distúrbios do equilíbrio de fluidos não são aconselhadas a limpar os intestinos dessa maneira. Um exemplo desse grupo são os pacientes com doenças renais e cardíacas.
Este método também não é recomendado para pessoas com problemas digestivos, especialmente doença de Crohn, colite ulcerosa e diverticulite. Porque, desintoxicação os intestinos podem agravar a diarreia, que é a principal queixa das três doenças.
Além disso, mulheres grávidas e lactantes também não são recomendadas a fazer essa técnica. Portanto, você realmente precisa discutir com seu médico sobre sua condição de saúde antes de decidir fazer a lavagem do cólon.
é desintoxicação intestino é benéfico para a saúde?
Até agora, não há nenhuma pesquisa absoluta que prove que a lavagem do cólon pode melhorar as condições gerais de saúde. Poucas pesquisas mostram como esse método é eficaz para se livrar de substâncias tóxicas.
É por isso que os especialistas na área da medicina não pensam desintoxicação como um método eficaz de limpeza do intestino. Por outro lado, essa atividade excretora pode ser potencialmente perigosa, especialmente a hidroterapia do cólon.
Se você tiver uma condição que torne difícil para seu corpo excretar resíduos, como prisão de ventre, consulte um médico. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de tratar seu problema.
Benefícios relacionados desintoxicação intestinos para perda de peso, isso também não está provado. Você pode realmente ganhar peso quando os resíduos e as substâncias residuais se acumulam nos intestinos. Na verdade, há cerca de 2,5 kg de sobras de comida "lixo" em seus intestinos.
Limpe os intestinos por desintoxicação pode realmente perder alguns quilos de seu peso. No entanto, isso é apenas temporário devido à desidratação e às fezes drenadas, e não à queima de gordura.
O peso corporal perdido retornará após você comer e realizar as atividades diárias. Se você deseja uma perda de peso estável, a maneira de fazer isso é controlar a ingestão de alimentos e fazer exercícios regularmente.
Quais são os efeitos colaterais?
Até agora não se sabe se a limpeza do intestino por meio de desintoxicação têm efeitos colaterais adversos. No entanto, alguma literatura médica menciona que a técnica de lavagem intestinal com laxantes tem o potencial de causar desidratação.
O consumo de laxantes também pode causar efeitos colaterais na forma de diarreia. A diarreia pode causar outros problemas de saúde, como distúrbios eletrolíticos. Isso ocorre porque o corpo perde muitos líquidos quando você tem diarreia.
A perda de minerais eletrolíticos como o sódio pode levar a uma sensação de flutuação. A deficiência de potássio devido à diarreia também pode causar cãibras nas pernas ou alterações irregulares do ritmo cardíaco.
Na verdade, há também um relatório que menciona a ligação entre medicamentos e chás de ervas para lavar os intestinos com intoxicação hepática e anemia aplástica. A anemia aplástica é uma condição em que a medula óssea não produz glóbulos vermelhos suficientes.
A lavagem do cólon afeta as bactérias boas?
Bilhões de bactérias vivem em seu cólon, incluindo bactérias boas. Se houver uma redução ou mudança na população de bactérias intestinais, isso pode aumentar o risco de infecção. Desintoxicação O intestino basicamente não mata todas as bactérias ruins.
Até agora, não se sabe se a lavagem intestinal pode perturbar o equilíbrio do número de bactérias intestinais. Mesmo assim, não se pode negar que lavar o intestino não é uma forma natural de limpar o intestino sujo.
Conforme explicado anteriormente, o corpo tem sua própria maneira de se livrar de resíduos e substâncias indesejadas. É por isso que a hidroterapia do cólon e o consumo de laxantes não são necessários para pessoas com uma digestão saudável.
Você pode manter a saúde digestiva seguindo um estilo de vida saudável. Comece escolhendo alimentos saudáveis e ricos em fibras. Não se esqueça de fazer exercícios regularmente para melhorar a digestão e prevenir a prisão de ventre.
O corpo de cada pessoa reage de maneiras diferentes. Você também pode ter uma taxa metabólica diferente da de outras pessoas. Se você tiver dúvidas sobre algum sintoma, converse com seu médico.
O médico pode sugerir mais testes para detectar distúrbios no sistema digestivo. Dessa forma, você também receberá o tratamento adequado.