Superando o desgosto, quanto tempo vai demorar?

O desgosto é uma coisa complexa. Existem esperanças perdidas, um coração partido ou perguntas sem resposta. Essa é a razão pela qual superar um coração partido não é trivial.

Você deve ter ouvido milhares de vezes "o tempo cura todas as feridas". Foi apenas um feitiço ou o tempo desempenhou um papel importante na cura de feridas?

O desgosto é uma lesão psicológica complexa. A dor é uma coleção de perda e tristeza. Pode afetar a saúde do corpo de várias maneiras.

"Insônia, distúrbios mentais, sistema imunológico debilitado e 40 por cento deles têm depressão clínica", disse Guy Winch, um psicólogo americano, em uma sessão de palestra sobre palestras TED intitulada Como consertar um coração partido.

Winch enfatiza que é por isso que curar um coração partido não é uma questão de tempo, nem é uma jornada. "Superar um coração partido é uma questão de luta", diz Winch.

A condição de um coração partido e como lidar com a dor

Para alguns, o desgosto parece que o mundo está chegando ao fim. Choro, sem apetite, não consigo dormir, me perguntando se consigo continuar sem isso.

A experiência do desgosto de alguém tende a ser tomada como certa. Não é raro ouvirmos as palavras "não seja bobo, procure outra pessoa" somente". Na verdade, o tamanho do desgosto de luto de cada pessoa é diferente, fazendo com que o caminho para superá-lo e fazer as pazes seja diferente.

A psicóloga americana Jenna Palumbo diz que a dor com o coração partido é complicada.

“Uma separação, a morte de um ente querido, a perda de um emprego, uma mudança de carreira, a perda de um amigo próximo, tudo isso pode deixar você com o coração partido e como se seu mundo nunca mais fosse o mesmo”, explica Jenna.

Ele acrescentou que até mesmo o desgosto resultante de um rompimento com um amante pode ser mais complicado.

O desgosto é uma lesão psicológica complexa e tem impacto na saúde física

Guy Winch destaca vários pontos do complexo processo de luto por um coração partido. Primeiro , o relacionamento acabou, mas o cérebro se recusa a reconhecê-lo, pois anseia por sua voz, lê mensagens antigas e vê fotos de tempos felizes.

De acordo com Winch, o cérebro processa o desejo de ver doces lembranças da mesma forma que a atração de um viciado por sua droga. O vício faz com que demore mais para superar um coração partido.

“Enquanto os viciados precisam lutar contra o desejo de usar drogas, aqueles que estão com o coração partido devem tentar pensar racionalmente”, diz Winch.

Segundo, compreender a razão pela qual o relacionamento termina é muito importante na construção de habilidades ir em frente . O problema é que, muitas vezes, uma explicação simples de por que um parceiro decide terminar não é aceita pelo cérebro.

"O desgosto torna a dor tão dramática que o cérebro exige razões igualmente dramáticas", explica Winch.

Terceiro, Quando seu coração está partido, seu corpo libera cortisol, o hormônio do estresse, que também pode afetar sua saúde física.

Perturbações do sistema imunológico, aperto no peito, dor abdominal e fraqueza como falta de energia são alguns dos sintomas que podem surgir.

Quanto tempo leva para superar um coração partido e quando consultar um profissional?

De acordo com um estudo publicado em Journal of Positive Psychology , 71 por cento dos jovens adultos levam cerca de três meses para superar um coração partido. Foi pelo menos para ver os aspectos positivos de sua separação.

No entanto, este número é apenas a média do total de 115 amostras no estudo. Os pesquisadores enfatizam que cada pessoa tem um ritmo e uma maneira diferentes de curar o fígado.

Aqui estão algumas coisas que podem ser úteis como remédio para um coração partido.

Supere o desgosto, dando-se permissão para sofrer

A melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é permitir-se sentir toda a tristeza, raiva, solidão e culpa. Winch enfatizou que o primeiro passo para consertar um problema é entender que ele é normal.

“Ciúme, tristeza, raiva, são pequenas coisas que surgem por causa da devastação que está acontecendo. Dê a si mesmo tempo para entender que é uma resposta natural do corpo que é temporária e não permanente ", diz Winch.

Entenda por que o relacionamento terminou

Entender por que o relacionamento terminou dissipará a ideia de qualquer esperança de reconciliação. A falsa esperança vai atrapalhar o processo de cura.

Se você não puder aceitar os motivos apresentados, Winch sugere que faça o seu próprio. Seja o que for, é a desculpa mais plausível que você pode aceitar.

Deixe seus amigos mais próximos saberem o que você está passando

Uma maneira de iluminar seu coração é compartilhar seus sentimentos com outras pessoas, especialmente com aquelas que já passaram pela mesma situação. Sentimentos de alívio proporcionarão uma maneira de superar o desgosto.

Nesse caso, Winch aconselha o amigo escolhido a ouvir seu amigo enlutado. Seja um bom ouvido e ouça todas as manifestações do seu coração. Não dê um sermão até que ele termine de derramar suas mágoas.

Procure ajuda profissional, psicólogo ou psiquiatra

É importante expressar sua tristeza contando para outras pessoas, mas não é fácil. Se sentir que não aguenta mais a sua tristeza, não hesite em procurar apoio profissional.

Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a lidar com essas emoções dolorosas. Principalmente se a dor interferir no apetite e no sono em níveis anormais.

É natural se comparar aos outros, mas superar um coração partido e passar por um período de luto não é uma competição para saber quem pode seguir em frente mais rápido. O luto de todos não é o mesmo e a cura não pode ser programada.

“Dê a si mesmo todo o espaço e tempo de que precisa para se curar”, diz Jenna Palumbo.