4 maneiras de viver uma vida feliz, mesmo se você estiver cercado de coisas negativas

Já ouviu a famosa frase "Felicidade é o que criamos, não os outros"? Na verdade, você é quem pode controlar suas emoções. No entanto, nem todos são capazes de regular os altos e baixos das emoções. Às vezes, a influência do meio ambiente e das pessoas ao redor também muda humor você até 180 graus. Então, a pergunta que sempre foi feita até agora, não há realmente como viver feliz mesmo estando presente no meio de pessoas negativas?

Como viver feliz mesmo em situações negativas

Antes de culpar os outros por humor destruído instantaneamente, verifica-se que seu próprio cérebro está envolvido como um dos gatilhos. Sim, o cérebro é um órgão muito sensível a todas as coisas, desde os cheiros negativos aos positivos.

Os sinais captados pelo cérebro serão encaminhados às células nervosas do corpo para fornecer uma determinada resposta. Seja com raiva, desapontado, triste ou feliz. Portanto, a chave para viver uma vida feliz é, na verdade, controlar suas emoções e sua resposta às coisas negativas.

No entanto, por onde começar? Aqui estão as etapas!

1. Descubra os gatilhos de emoções negativas

Tudo o que acontece tem uma causa, incluindo o motivo pelo qual você se sente cercado pelo ar negativo das pessoas ao seu redor. Como primeira etapa, identifique a causa raiz do desconforto.

Talvez você se sinta desconfortável porque ouve amigos que falam mal de outras pessoas pelas costas, tornam-se o alvo de um parceiro emocional ou colegas de trabalho casuais.

Tentar descobrir um por um, lenta mas seguramente, o ajudará a perceber quais fatores estão criando uma aura negativa ao seu redor.

2. Concentre-se nas coisas que você pode controlar

Existem muitas coisas que você não pode controlar neste mundo, como a condição das estradas quando você vai para a escola, faculdade ou trabalho. Tentar controlar coisas além do seu controle tornará difícil para você ser feliz. Portanto, a chave é se concentrar nas coisas que você pode controlar.

Por exemplo, um engarrafamento pesado, o que você pode controlar é sua própria reação. Perceba que os engarrafamentos estão fora de seu controle. O que você pode fazer é se concentrar em encontrar estradas ou atalhos alternativos ou em procurar trânsito no meio de um engarrafamento, como responder bate-papo ou o email para que o tempo não seja desperdiçado. Além de se distrair das emoções negativas, você também pode se tornar mais produtivo.

3. Gere sugestões positivas

Quando você pensa em coisas negativas o tempo todo, isso pode realmente acontecer. Isso ocorre porque seus próprios pensamentos influenciam muito suas ações. Em outras palavras, por exemplo, você é envolvido por uma sensação de nervosismo no primeiro encontro.

A realidade? Com certeza, você fica tão nervoso quando encontra sua paixão pela primeira vez que costuma cometer erros triviais e embaraçosos. É tudo influência da sugestão. Quando você acredita que coisas ruins virão, não demorará muito para que esses pensamentos apareçam no mundo real. Da mesma forma, quando você se concentra em pensar algo positivo.

Do ponto de vista psicológico, essa condição é conhecida como "percepção é projeção ". Ou simplesmente, o que está em sua percepção pode se manifestar facilmente na vida real.

Portanto, tanto quanto possível, fique longe de pensamentos ruins e crie bons pensamentos, mesmo que esteja preso em um ambiente desagradável.

4. Fertilize-se com boas emoções

A felicidade é difícil de alcançar sem ser acompanhada pelo máximo esforço. É inútil você ficar se xingando por se irritar com a atitude das pessoas ao seu redor, mas não tente se livrar desse sentimento de "empalhado".

Em vez de continuar a fazer uma cara carrancuda que só vai fazer mau humor, melhor se acalmar fazendo outras atividades que podem te deixar feliz. Ler seu livro favorito, dançar enquanto ouve música em seu quarto, assistir a um filme ou fazer ioga podem ser algumas opções de atividades positivas.

Quando terminar todas essas etapas, tente sentir a mudança em suas emoções. Você se sentiu melhor do que antes?