O que significa se o resultado do meu teste de creatinina for baixo?

O teste de creatinina é um teste que mede a quantidade de creatinina no sangue. A creatinina é um produto residual do fosfato de creatina, um aminoácido usado no processo de contração muscular. A quantidade de creatinina no corpo por dia tende a ser estável se a função de filtragem dos rins estiver funcionando bem. Então, o que significa se os resultados do teste de creatinina forem baixos? O que realmente está acontecendo com seu corpo? Vamos lá, descubra a resposta na análise a seguir.

A função da creatinina para o seu corpo

Conforme descrito acima, a creatinina é um produto residual que é produzido quando os músculos se contraem. Mas, embora seja chamada de desperdício, a creatinina funciona para aumentar a massa corporal, aumentar o desempenho muscular para atividades físicas intensas de curto prazo e ajudar a restaurar os músculos após o exercício. A pesquisa mostra que a creatinina também é capaz de interromper o crescimento de bactérias para apoiar o sistema imunológico.

A creatina, o aminoácido a forma inicial da creatinina, é produzida no fígado e depois transportada através do sangue até os músculos para ajudá-lo a se contrair. A creatina usada será decomposta e entrará na corrente sanguínea para os rins.

Os rins filtram a creatinina do sangue e a transportam para a bexiga para ser excretada na urina. O mecanismo de remoção da creatinina residual pela urina é a maneira do corpo manter os níveis normais de creatinina.

Como saber o nível de creatinina no corpo?

Todo mundo tem um nível normal de creatinina que varia, dependendo do peso corporal, massa muscular, idade e sexo. Geralmente, o nível normal de creatinina nos homens é de cerca de 0,6 a 1,2 mg / dl. Enquanto o nível normal de creatinina nas mulheres é cerca de 0,5 a 1,1 mg / dl.

Para determinar o nível de creatinina no corpo, o médico recomendará um teste de creatinina por meio de um teste de sangue (teste de creatinina sérica) para medir os níveis de creatinina no sangue e um teste de urina para medir a quantidade de creatinina na urina.

O teste de creatinina é comumente usado para diagnosticar a diminuição da função renal. A quantidade de creatinina que o corpo produz por dia tende a ser estável se a função de filtragem dos rins estiver funcionando bem. No entanto, os níveis gerais de creatinina mudam ligeiramente em um dia; o mais baixo às 7h e o mais alto às 19h.

Então, o que significa se os resultados do teste de creatinina forem baixos?

Um resultado de teste de creatinina baixo pode indicar uma série de condições. Alguns incluem alterações corporais normais e naturais, enquanto outros podem exigir atenção médica contínua.

Algumas condições possíveis que podem causar baixos níveis de creatinina no corpo são:

1. Perda de massa muscular (distrofia muscular)

A perda de massa muscular é geralmente uma mudança natural do corpo com a idade. No entanto, esse problema também pode ser causado por um distúrbio denominado distrofia muscular.

A distrofia muscular é uma mutação genética que resulta em uma perda progressiva de massa muscular, tornando os músculos cada vez mais fracos ao longo do tempo. Uma pessoa com distrofia muscular pode não ter músculos nos estágios posteriores da doença.

Além dos baixos níveis de creatina, as pessoas com distrofia muscular também apresentam sintomas como fraqueza, dor e rigidez nos músculos que dificultam a movimentação livre.

2. Doença hepática

A creatinina é produzida no fígado. Quando a função hepática está prejudicada, por exemplo, devido a uma doença hepática crônica, a produção de creatinina pode diminuir em até 50%.

Os principais sintomas da lesão hepática são dor abdominal e inchaço, icterícia (amarelecimento dos olhos, unhas e pele) e fezes claras e com sangue.

3. Grávida

Além da doença, se você for uma mulher em idade fértil, um resultado de teste de creatinina baixo pode indicar que você está grávida. Os níveis de creatinina diminuirão naturalmente e voltarão ao normal após o parto.

4. Está de dieta

Níveis baixos de creatinina no corpo também podem significar que você é vegetariano ou está em uma dieta rica em fibras, rica em frutas e vegetais.

Os vegetarianos tendem a ter níveis de creatinina mais baixos do que as pessoas que comem carne. A razão é que a creatinina tende a ficar alta depois de consumir grandes porções de fontes de proteína animal.

Se o resultado do seu teste de creatinina for baixo, seu médico recomendará outros testes, como uma biópsia muscular ou teste de enzima muscular para verificar possíveis lesões musculares, bem como testes de função hepática.