Dor torácica em crianças causada pela síndrome de captura precordial, perigo?

Como pai, você certamente entra em pânico e se preocupa quando seu filho reclama de dor em certas partes do corpo - especialmente dor no peito, se ela é aguda de repente ou se torna difícil para a criança respirar. Mesmo que a dor no peito do seu filho não seja um sinal de alerta de um ataque cardíaco, você ainda precisa saber o que está causando isso. A condição de dor no peito em crianças é chamada de síndrome de captura precordial. É perigoso?

O que é síndrome de captura precordial?

A síndrome de captura precordial (PCS) é uma dor aguda no peito. Precordial significa 'na frente do coração', então a fonte da dor está focada apenas no peito na frente do coração.

A síndrome de captura precordial afeta com mais frequência crianças de 6 anos, adolescentes e adultos jovens a partir dos 20 anos, que não têm histórico de anormalidades ou problemas cardíacos que possam estar subjacentes. A dor no peito causada pelo PCS não é uma condição médica séria nem uma emergência, pois geralmente é inofensiva.

Sinais e sintomas de dor no peito em crianças

A síndrome de captura precordial é comum em pessoas que não têm histórico de defeitos cardíacos. É por isso que o PCS geralmente não apresenta sintomas ou alterações físicas significativas. A frequência cardíaca de uma criança com PCS também é normal, por isso não mostra um rosto pálido ou um som sibilante (sons de respiração “rangidos”).

Mas o sintoma mais comum de PCS é respiração superficial prolongada. Alguns dos outros sinais e sintomas da síndrome de captura precordial podem incluir:

  • Dor no peito em repouso, principalmente quando a criança está curvada.
  • Reclamar é como ser esfaqueado por uma agulha no peito.
  • A dor concentra-se em apenas uma parte do tórax, geralmente sob o mamilo esquerdo.
  • A dor piora com a respiração profunda
  • Ocorre muito brevemente, apenas uma vez ou mais de uma vez por dia.

Os sintomas de dor no peito em crianças devido ao PCS também podem piorar com a inalação, mas geralmente desaparecem por conta própria após durar menos de alguns minutos.

A gravidade da síndrome de captura precordial varia entre crianças e adultos jovens. Algumas pessoas sentirão uma dor terrível, enquanto outras sentirão uma dor terrível que pode causar perda temporária de visão.

O que causa a síndrome de captura precordial?

Na maioria dos casos de síndrome de catch precordial, a causa não é clara. Pensa-se que a dor no peito devido ao PCS é causada por cãibras musculares ou um nervo comprimido no revestimento do pulmão (pleura). Os sintomas podem desaparecer e aparecer repentinamente em um curto espaço de tempo, variando de dor na parede torácica, costelas ou tecido conjuntivo.

Além disso, a síndrome de captura precordial pode ocorrer devido a surtos de crescimento ( surto de crescimento ), má postura, como o hábito de ficar curvado ao sentar ou assistir TV, ou trauma causado por uma pancada no peito.

A síndrome de captura precordial pode causar complicações?

Você não precisa ser rápido. A síndrome de captura precordial não é uma condição médica perigosa e geralmente melhora em um curto período de tempo sem tratamento especial. Além disso, não há complicações de saúde relacionadas a esse problema com que se preocupar.

A síndrome de captura precordial pode desaparecer à medida que a criança cresce.

No entanto, se a dor no peito persistir e até piorar, você deve conversar mais com seu médico. O médico obterá um histórico médico completo, avaliará os sintomas e fará perguntas sobre outros problemas de saúde antes de realizar o exame físico da criança.

Tratamento da síndrome de captura precordial

A dor torácica em crianças devido à síndrome de captura precordial geralmente desaparece por conta própria, portanto, não requer tratamento especial. No entanto, se a dor for muito incômoda, seu médico pode prescrever medicamentos antiinflamatórios para ajudar a aliviar a dor.

Se a criança sentir dor no peito ao respirar fundo, ensine-a a respirar superficialmente até que a dor passe. Incentive seu filho a melhorar gradualmente a postura errada, por exemplo, do hábito de se curvar sentado para ficar mais ereto com os ombros para trás. Isso pode ajudar a reduzir a dor no peito da síndrome de captura precordial.

Isso pode ser evitado?

Se a dor no peito em crianças é causada por um surto de crescimento, isso certamente não pode ser evitado. No entanto, se for causada por uma postura inadequada devido ao hábito de se curvar, a dor no peito do PCS pode ser evitada fazendo a criança sentar-se e ficar de pé em linha reta para reduzir o risco.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌