Dor no umbigo pode ser causada por estas 5 condições (é perigoso?)

A existência do umbigo é frequentemente subestimada. Na verdade, a condição de seu umbigo pode determinar seu estado geral de saúde. Dor no umbigo, por exemplo, você não deve ignorar. Dor no umbigo pode ser um sinal de certas doenças, mesmo as bastante graves. Aqui estão algumas causas comuns de dor no umbigo.

As causas mais comuns de dor no umbigo

1. Distúrbios digestivos

Elana Maser, MD, professora assistente de doenças digestivas na Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, afirma que um umbigo dolorido pode ser um sinal de indigestão causada por comer alimentos gordurosos e / ou muito picantes - especialmente se acompanhados de queixas de flatulência e refluxo ácido (sensação de inchaço). ardor, ardência, desconforto no estômago que se irradia para o tórax e garganta). Mesmo assim, alguns casos de dor de estômago devido à indigestão não podem ser conhecidos com certeza qual é a causa raiz.

Problemas com flatulência e dor após ou antes de comer podem ser tratados com antiácidos sem receita em farmácias ou drogarias. Para evitar que essa reclamação volte, limite a frequência de ingestão de alimentos gordurosos e condimentados. Além disso, evite fazer exercícios logo após comer. Faça um intervalo de pelo menos uma hora para evitar o risco de problemas digestivos após o exercício.

2. Cálculos biliares

Os cálculos biliares são o resultado de depósitos de colesterol endurecido que se formam na vesícula biliar. Os cálculos biliares são geralmente experimentados por pessoas com 40 anos ou mais, com sobrepeso e freqüentemente comem alimentos gordurosos.

O sintoma mais comum dos cálculos biliares é a dor abdominal à direita, que pode irradiar para o umbigo. Essa condição pode ser curada pela remoção cirúrgica dos cálculos biliares.

3. Infecção bacteriana

A infecção por H. pylori geralmente ataca o sistema digestivo. Esta infecção pode causar feridas muito dolorosas nas paredes do estômago e do intestino delgado. A infecção por H. pylori é uma doença bastante comum em países em desenvolvimento, como a Indonésia.

O principal sintoma é uma forte dor abdominal que pode irradiar para o umbigo. Se não for tratada, esta doença pode aumentar o risco de câncer de estômago. Normalmente, o médico irá administrar um tratamento com antibióticos para reduzir a dor e outros sintomas que possam aparecer.

4. Hérnia umbilical

A hérnia umbilical é uma condição em que o umbigo se projeta devido a uma saliência do intestino (não um umbigo saliente, sim!). Esta condição também é conhecida como hérnia umbilical estrangulada.

Citado da Johns Hopkins Medicine, a hérnia umbilical ocorre em 1 em cada 5 recém-nascidos com chance de cura aos cinco anos de idade. Embora nem sempre cause problemas, esse tecido umbilical protuberante pode ser privado de suprimento de sangue. Se o suprimento de sangue for interrompido, o tecido pode morrer e potencialmente levar a uma infecção com risco de vida.

Portanto, se você tiver uma hérnia umbilical e sentir dor no umbigo com vermelhidão ou púrpura na protuberância, consulte imediatamente um médico. Especialmente se tiver prisão de ventre, febre, inchaço abdominal e vômitos.

5. Apendicite

O sintoma mais comum de apendicite é uma forte dor abdominal no meio que se espalha para o lado direito inferior do abdômen. A dor também pode piorar com o tempo, como quando você respira fundo ou se movimenta muito. Outros sintomas são náuseas, vômitos, febre e falta de apetite. Cerca de 1 em mil pessoas que apresentam apendicite relatam queixas de dor no umbigo como um dos sintomas.

A apendicite não deve ser tolerada. Se o apêndice se romper, o sangramento pode causar uma infecção grave com risco de vida.

Quando ir ao médico?

Sensibilidade e dor no umbigo têm mais de uma causa possível. Geralmente, essa dor não é um sinal sério. No entanto, em alguns casos, pode ser grave se for acompanhado de certos sintomas. Se você tiver os seguintes sintomas de dor no umbigo, é um sinal de que você precisa consultar um médico imediatamente. Os sintomas incluem:

  • A dor é forte o suficiente para afetar e dificultar as atividades diárias.
  • Dor que te faz acordar à noite.
  • Dor de estômago intensa acompanhada de vômitos intensos.
  • CAPÍTULO dói, até sangra

Consulte imediatamente um médico se sentir que seu umbigo dói devido a um ou mais desses sintomas para obter o diagnóstico e o tratamento corretos.