Crianças dormindo com os pais acabam tendo um impacto negativo para a mãe

Para a maioria dos pais na Indonésia, deixar crianças pequenas dormirem sozinhas no quarto pode não ser uma coisa comum. Além disso, dormir juntos no mesmo quarto também é considerado mais eficiente em termos de tempo e energia do que ter que ir e voltar para quartos diferentes quando a criança acorda no meio da noite por causa de um pesadelo ou fome. No entanto, você sabia que fazer os filhos dormirem com os pais, mesmo que tenham idade suficiente para dormirem sozinhos, terá uma influência negativa na saúde da mãe?

As crianças dormem com seus pais todas as noites, este é o efeito sobre a mãe

Nem todos os pais têm coragem de deixar seus filhos dormirem sozinhos a noite toda. É por isso que ainda há muitos pais que permitem que seus filhos durmam juntos na mesma cama.

Por outro lado, dormir com os pais pode apoiar o bem-estar físico e mental da criança.

As crianças choram menos porque se sentem confortáveis ​​e seguras e também controlam melhor o estresse. Tudo isso graças ao vínculo mais forte entre pais e filhos.

Mas quando seu filho estiver envelhecendo, é uma boa ideia começar a treinar e acostumar seu filho a dormir no próprio quarto.

Um estudo de 2017 publicado no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics descobriu o potencial de efeitos negativos, especialmente para a saúde mental da mãe, se você continuar a permitir que os filhos durmam com os pais na mesma cama.

Crianças pequenas, especialmente aquelas com idade entre 12 e 23 meses, são uma faixa etária que ainda tem dificuldade para dormir bem.

Eles ainda gostam de acordar no meio da noite porque estão com fome, molhados ou com medo. A maioria das crianças pequenas também é ativa, mesmo quando dorme.

Eles podem rolar, chutar, bater e torcer seus corpos em todas as direções.

Bem, vários problemas para dormir esta noite tendem a fazer sua mãe acordar também.

Os pesquisadores descobriram que as mães que acordavam no meio da noite por causa dos "atos" de seus filhos (intencionalmente ou não) relataram sintomas de estresse, transtornos de ansiedade e até depressão.

Essas mães também experimentaram uma falta de tempo de sono de até cerca de 1 hora quando dormiam com seus filhos.

Por outro lado, as mães que treinaram seus filhos para dormir em seus próprios quartos não experimentam tais coisas.

Falta de sono e transtornos mentais estão relacionados

A falta de sono não é uma causa direta de transtornos mentais. No entanto, existem muitos estudos por aí que relatam os efeitos prejudiciais da privação de sono em nossa saúde mental.

Compilando vários estudos, a pessoa média que sofre de insônia crônica pode correr o risco de sofrer de depressão até quatro vezes.

Outro estudo descobriu que os problemas de perturbação do sono ocorrem antes do início da depressão.

Os próprios transtornos mentais também estão intimamente relacionados ao problema de insônia. Os especialistas descobriram que os sintomas de transtornos mentais, como depressão ou transtornos de ansiedade, podem exacerbar a insônia e outros problemas de sono.

Então, o que os pais devem fazer?

A saúde de cada membro da família é igualmente importante. Portanto, além de garantir que seu filho tenha um sono reparador e suficiente, você também deve garantir o mesmo para você e seu parceiro. Porém, como?

A solução é não se acostumar mais com as crianças dormindo com os pais no mesmo quarto. Ensine as crianças a dormirem sozinhas.

Treine seu filho lentamente até que ele se acostume. Inicialmente você pode separar a criança de sua cama, mas ainda no mesmo quarto.

Se você está se acostumando, pode separar o quarto do seu filho.

Ao ensinar seu filho a dormir no próprio quarto, você não precisa ficar com ele por muito tempo. Basta levar o seu filho para o quarto, ler um conto de fadas se necessário e dizer boa noite.

Você pode dar bonecos ou outros brinquedos que seu filho goste como companheiros de cama. Assim que seu filho começar a adormecer, você pode retornar ao seu quarto privado para descansar confortavelmente.

Habituar as crianças a dormir no próprio quarto significa treiná-las para viver de forma independente e ser corajosas. No entanto, se os problemas de sono do seu filho piorarem e até mesmo afetar a sua saúde e a de seu parceiro, você deve consultar um médico para encontrar a melhor solução.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌