Alerta, as mães são vulneráveis ​​à gengivite e dor de dente durante a gravidez

A gengivite e a dor de dente durante a gravidez podem ser consideradas óbvias. Mesmo que a doença que ocorre durante a gravidez possa realmente afetar o crescimento e o desenvolvimento do feto. Então, o que causa dor de dente na gravidez e como superá-la?

Quais são as causas da dor de dente durante a gravidez?

Com base em dados da Associação de Dentistas da Indonésia (PDGI), a gengivite ou inflamação das gengivas é uma das doenças comuns que acometem as mulheres grávidas.

Esta doença ocorre principalmente no segundo mês de gravidez e atinge o pico por volta do oitavo mês. Essa condição geralmente é causada pelos seguintes fatores.

1. Níveis aumentados do hormônio progesterona

Durante a gravidez, os níveis do hormônio progesterona no corpo aumentam até 10 vezes do que o normal. O lançamento da My Cleveland Clinic pode desencadear o crescimento de bactérias que causam placa, gengivite e dor de dente durante a gravidez.

A gengivite ou inflamação das gengivas é uma infecção oral causada por bactérias. Essa condição pode fazer as gengivas da mãe incharem e sangrarem facilmente.

2. Diferenças no pH da saliva durante a gravidez

Além do aumento do hormônio estrogênio, as mulheres grávidas também apresentam um pH da saliva mais ácido do que o normal. Essa atmosfera ácida é o local favorito para bactérias causadoras de doenças.

Portanto, se você não limpar os dentes e a boca corretamente, isso se tornará um terreno fértil para bactérias causadoras de doenças. Como resultado, você corre o risco de ter dor de dente durante a gravidez.

3. Mudanças no sistema imunológico

Durante a gravidez, o corpo da mãe automaticamente enfraquece suas defesas. O objetivo é que o feto no corpo da mãe não seja considerado um objeto estranho para que ela possa viver bem.

Mas, por outro lado, esse sistema imunológico diminuído torna você mais suscetível a doenças infecciosas, incluindo dores de dente durante a gravidez.

Efeitos negativos que estão em risco se você tiver uma dor de dente durante a gravidez

Embora pareça trivial, a gengivite e a dor de dente durante a gravidez podem, na verdade, causar uma série de efeitos adversos para o feto, como aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Pesquisa publicada na revista Obstetrícia e Ginecologia descobrir casos de gengivite que prejudicam o feto. O estudo encontrou o caso de uma mulher de 35 anos que deu à luz um bebê sem vida com 39 semanas de gestação.

O motivo é que as bactérias nos dentes podem entrar na corrente sanguínea e se espalhar para outras partes do corpo, incluindo os pulmões e o útero. Acredita-se que essa condição seja a principal causa de mortalidade infantil.

Como prevenir e tratar a dor de dente em mulheres grávidas?

Para evitar vários riscos perigosos para você e seu feto devido a doenças dos dentes e da boca, sempre mantenha os dentes e a boca saudáveis ​​seguindo as dicas a seguir.

  • Escove os dentes duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias e creme dental contendo fluoreto .
  • Limpe os dentes com fio dental para remover restos de comida entre os dentes.
  • Use um enxaguatório bucal sem álcool.
  • Mastigue chiclete contendo xilitol 2 a 3 vezes ao dia para reduzir a placa bacteriana nos dentes.
  • Escovar a língua para limpar bactérias e restos de comida presos na língua.
  • Visite o dentista regularmente para check-ups dentários e, se necessário, faça a limpeza do tártaro.
  • Gargareje com bicarbonato de sódio para limpar os dentes do ácido que sobe do estômago para a boca durante o vômito ( enjoo matinal ).
  • Limitar a ingestão de alimentos e bebidas que contenham açúcar.

Consulte um médico para o alívio da dor se você tiver dor de dente durante a gravidez

A dor de dente pode ser muito irritante e insuportável. No entanto, se isso acontecer durante a gravidez, você não deve tomar remédios descuidadamente para aliviá-lo.

A razão é que alguns tipos de analgésicos que pertencem à classe dos antiinflamatórios não esteroidais não são recomendados para mulheres grávidas. Isso ocorre porque esses medicamentos podem causar defeitos de nascença e aborto espontâneo.

Portanto, consulte um médico para obter uma receita de analgésicos seguros para a mãe e o feto.