A anemia é uma condição caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis para transportar oxigênio para vários tecidos do corpo. A anemia em si tem muitos tipos, portanto, o tipo de tratamento necessário também pode ser diferente. Além de aliviar os sintomas, esse medicamento para anemia também visa prevenir complicações que podem ocorrer em decorrência da anemia.
Quais são os medicamentos para tratar a anemia?
De acordo com a causa da anemia, aqui está uma lista de medicamentos que seu médico pode prescrever:
1. Beber remédios para anemia
O medicamento mais comum usado para tratar a anemia por deficiência de ferro são os suplementos de ferro. Seu médico pode recomendar algumas vitaminas que aumentam o sangue, como suplementos de ferro ou vitamina C.
Você pode tomar suplementos de ferro em um esforço para aumentar o sangue quando for diagnosticado com anemia. Mas você deve consultar primeiro para descobrir a dose certa para você. Para tratar esse tipo de anemia, geralmente se recomenda que os adultos tomem 100-200 mg de suplementos de ferro por dia.
Já para outros tipos de anemia, como a anemia por deficiência de B12 e o ácido fólico, os médicos podem prescrever um multivitamínico que contenha os dois.
Este medicamento pode ser usado para tratar a anemia causada por ingestão insuficiente de nutrientes dos alimentos, perda de sangue, certas doenças, gravidez, distúrbios digestivos e outras condições.
2. Injeções de ferro
Se ainda estiver tendo sintomas de anemia, apesar de tomar suplementos de ferro, seu médico irá agendar uma injeção de ferro ou terapia de infusão.
Durante o tratamento para esta anemia, o médico monitorará o número de glóbulos vermelhos, incluindo o nível de hematócrito, hemoglobina e ferritina. Em casos de anemia por deficiência de ferro com risco de vida, o tratamento pode envolver transfusões de sangue.
Enquanto isso, medicamentos injetáveis para anemia devido à deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, os médicos darão hidroxocobalamina e cianocobalamina. A hidroxocobalamina é geralmente preferida porque seus efeitos duram mais no corpo. As injeções podem ser administradas diariamente por 2 semanas ou até que seus sintomas comecem a melhorar.
Anemia por deficiência de ferro
3. Antibióticos ou antivirais
O antibiótico penicilina pode prescrever o antibiótico penicilina para crianças com anemia falciforme. Este medicamento funciona para ajudar a prevenir infecções, como pneumonia, que pode ser fatal para um bebê ou criança pequena.
Adultos também podem receber este medicamento se o baço tiver sido removido ou se houver pneumonia. Os antibióticos são necessários porque o baço removido ou problemático não está mais filtrando o sangue de maneira ideal. Isso aumenta o risco de infecção bacteriana no corpo, por isso deve ser antecipado com antibióticos.
Também podem ser administrados antibióticos e antivirais no tratamento da anemia aplástica. O motivo é que essa condição pode enfraquecer o sistema imunológico porque o número de glóbulos brancos para combater vírus ou bactérias em seu corpo é baixo. Esta condição pode causar uma infecção.
4. Hidroxiureia
O medicamento hidroxiureia é geralmente administrado para reduzir a dor e a necessidade de transfusões de sangue em pacientes com um tipo de anemia, a saber, a anemia falciforme.
Este medicamento para anemia é tomado engolindo-o inteiro (por via oral), sem esmagar, mastigar ou abrir a cápsula.
5. Epoetina alfa
A anemia vai melhorar gradualmente quando a doença crônica que a desencadeou for tratada com sucesso. No entanto, às vezes, pacientes com doença renal e pacientes com câncer que estão anêmicos devido à quimioterapia recebem o medicamento epoetina alfa para estimular os glóbulos vermelhos.
O medicamento epoetina alfa é usado para tratar a anemia devido a várias condições, a saber:
- Anemia pós-quimioterapia
- Anemia devido a doença renal crônica
- Anemia causada pelo uso de zidovudina para tratar o HIV (vírus da imunodeficiência humana).
Este medicamento também é usado para reduzir a necessidade de transfusões de glóbulos vermelhos em pessoas submetidas a determinados procedimentos cirúrgicos. A epoetina alfa é uma forma artificial de uma proteína que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos.
Este medicamento para anemia é administrado por injeção intravenosa. No entanto, os médicos não recomendam o uso deste medicamento por injeção se você tiver:
- Pressão alta que é difícil de controlar
- Ter aplasia eritrocitária pura (um tipo de anemia) após tomar epoetina alfa
- Usar um frasco multidose de epoetina alfa durante a gravidez e amamentação.
6. Imunossupressores
Para pessoas com anemia aplástica que não podem se submeter a um transplante de medula óssea, o médico prescreverá medicamentos imunossupressores, como ciclosporina e globulina antitimócito.
Essas drogas suprimem a atividade das células imunológicas que danificam a medula óssea. Este medicamento também ajuda a medula óssea a recuperar e a produzir novas células sanguíneas, de forma a controlar os sintomas da anemia aplástica.
7. Drogas estimulantes da medula óssea
Outro tipo de tratamento para anemia que seu médico pode recomendar são medicamentos estimulantes. Esses medicamentos podem ser prescritos para ajudar com os sintomas da anemia aplástica. Drogas como sargramostim, filgrastim e pegfilgrastim são úteis para ajudar a estimular a medula óssea a produzir novas células sanguíneas.
Quais são os efeitos colaterais de tomar medicamentos para tratar a anemia?
Geralmente, no tratamento da anemia, você receberá suplementos de ferro como medicamento para tratar a anemia. O consumo de nutrientes ricos em ferro pode, de fato, superar e prevenir a anemia. No entanto, não é impossível que a ingestão de ferro seja excessiva.
O teor médio de ferro nos medicamentos que aumentam o sangue é de cerca de 14 mg. Isso é equivalente a metade de suas necessidades diárias. Na verdade, doses mais altas de suplemento podem conter até 65 mg de ferro.
Essa quantidade não foi adicionada à ingestão de ferro da alimentação diária, como vegetais verdes, carne bovina, fígado de galinha, peixes, frutos do mar, ovos e nozes. A título de ilustração, 100 gramas de bife têm um teor de ferro de cerca de 3 mg e 100 gramas de espinafre contém cerca de 2,7 mg.
Consumir sem saber a dose certa pode certamente causar efeitos colaterais para a saúde. Citado pela Mayo Clinic, os seguintes são efeitos colaterais comuns do excesso de ferro que podem ocorrer:
- Dor nas costas, virilha e no peito
- Dor de estômago
- Tremendo
- Tontura e dor de cabeça
- Desmaiar
- Batimento cardiaco
- Febre com suor abundante
- Função diminuída do sentido do paladar; a língua tem gosto de ácido rústico (gosto metálico)
- Nausea e vomito
- Inchaço da boca e garganta
- Distúrbios respiratórios
- Distúrbios digestivos, seja constipação ou diarréia
- Erupção na pele
Por isso, é muito importante que você consulte um médico para saber a dose certa para você antes de decidir tomá-la sozinho.