Alimentos a evitar quando dor de dente, o que são?

Se você escovou diligentemente os dentes duas vezes ao dia, gargarejou, escovou a língua e usou fio dental (fio dental), mantê-la. O hábito de manter a higiene bucal e dentária deve ser mantido por toda a vida. Mas seria muito melhor se você compensasse evitando bebidas e alimentos que causam dor de dente. Quais alimentos e bebidas você deve evitar quando tiver uma dor de dente?

Alimentos e bebidas que causam dor de dente devem ser evitados

Freqüentemente, você não está ciente dos alimentos e bebidas que consumiu até agora. Acontece que é uma das coisas que você deve evitar quando tem uma dor de dente. Existem muitos alimentos e bebidas que causam a formação de placa bacteriana, que pode danificar os dentes ao atacar o esmalte dentário.

Como medida preventiva, considere alguns tipos de alimentos e bebidas que também podem causar dor de dente, como:

1. Doce azedo

Não é de surpreender que os doces estejam em primeiro lugar como alimento a ser evitado, bem como causa de dor de dente e cáries.

Mas acontece que não são apenas os doces açucarados que podem danificar os dentes. Doce azedo pode ser muito mais prejudicial.

Quase todos os tipos de balas azedas têm um teor de ácido muito alto que pode corroer o esmalte, a camada mais externa dos dentes. Pior ainda, escovar os dentes depois de comer doce azedo não pode prevenir o dano - só o torna pior.

Se o esmalte do seu dente já estiver rachado, escovar os dentes ainda mais corrói.

Além disso, o doce azedo geralmente tem uma textura em borracha que pode aderir aos dentes sem perceber por muito tempo. O resíduo de goma azeda que gruda nele pode fazer com que a placa que se deteriora com o tempo corroa seus dentes se não for limpa corretamente.

2. Soda

Os refrigerantes contêm muito açúcar, cujo prestígio é muito conhecido como um alimento e bebida que deve ser evitado e também causa cáries.

Além disso, a natureza do refrigerante pode deixar a boca seca. A boca seca é um campo para as bactérias ruins iniciarem ainda mais sua ação para danificar os dentes.

Refrigerantes como cola e outras bebidas de cor escura também podem danificar a cor natural dos dentes. Como resultado, seus dentes ficarão mais escuros e opacos.

Escovar os dentes depois de beber refrigerante pode realmente acelerar a cárie. É bom enxaguar a boca e beber bastante água para se livrar dos restos da bebida que ainda grudam nos dentes.

3. Cubos de gelo

Muitas pessoas gostam de mastigar cubos de gelo enquanto terminam sua bebida gelada. No entanto, esse hábito é prejudicial à saúde bucal e aos dentes. A American Dental Association afirma que mascar gelo pode danificar o esmalte dos dentes, tornando os dentes mais sensíveis e sujeitos a fraturas ou rachaduras.

Além de ser um alimento a evitar quando você está com dor de dente, forçar-se a mastigar cubos de gelo também pode fazer seus dentes se soltarem e ficarem propensos a cair.

4. Frutas secas

Embora o nome seja fruta, fruta seca ainda é diferente de fruta fresca. Passas, damascos, ameixas, sultanas e outras frutas secas têm uma textura muito doce e tendem a ser pegajosas.

Portanto, frutas secas também podem ser um alimento a evitar, bem como uma causa de dor de dente.

É possível que a fruta fique presa entre os dentes e se torne um alimento macio para as bactérias. A placa dentária que se acumula com o tempo pode causar dor de dente e até cáries.

Certifique-se de enxaguar a boca com água ou beber bastante água após comer qualquer fruta seca. Em seguida, escove os dentes e limpe com fio dental para evitar que nenhuma fruta fique presa nas cavidades dos dentes.

5. Batatas fritas

Quem não gosta de fazer batata frita como lanche preferido no trabalho ou em casa? Sendo um lanche básico para algumas pessoas, a batata frita também é um dos alimentos que deve ser evitado quando você tem uma dor de dente.

Isso se deve à presença de amido que se transforma em açúcar, pode ficar nos dentes e alimentar a bactéria na placa. Então, a produção de ácido da batata frita se estabilizará por um tempo.

6. Biscoitos

Lanches como biscoitos também podem ser uma causa e alimentos a evitar quando uma dor de dente. Ele contém carboidratos refinados que podem se transformar em açúcar e se tornarem alimento para bactérias na boca.

Biscoitos que você mastiga e ficam pastosos podem acumular-se entre os dentes.

7. Picles

Picles são alimentos complementares frequentemente procurados quando você precisa de algo fresco durante uma refeição pesada. O sabor azedo do vinagre de picles também pode aumentar o apetite.

No entanto, um estudo de 2004 realizado com mais de dois mil estudantes no Reino Unido provou que os picles são o alimento número um que causa dor de dente em comparação com outros alimentos.

8. Pão branco

Pão branco é tão perigoso quanto doce. Isso ocorre porque o conteúdo do pão branco é rico em carboidratos simples, que são convertidos pela saliva em açúcar.

Quando colocado nos dentes, o pão mastigado restante pode convidar as bactérias a se aninharem e se multiplicarem.

Com o tempo, a bactéria irá causar cáries e criar uma dor aguda. Preste atenção ao consumo de pão branco porque está incluído nos alimentos que devem ser evitados e é a causa da dor de dente.

9. Café

Por ser uma bebida apreciada por muita gente, também é preciso ter cuidado com as bebidas do tipo café. Não só pode deixar manchas e mudar a cor dos dentes para amarelo. Acontece que o café também pode ser uma bebida que causa dor de dente. Diz-se que as manchas de café que grudam nos dentes atraem tanto partículas de comida quanto bactérias.

10. Álcool

Descascou completamente os reais efeitos do álcool no corpo: Danos ao coração, aos rins, tornam a boca seca e desidratada. Na verdade, a saliva é necessária para a boca se livrar dos restos de comida e proteger os tecidos moles da boca contra irritações e infecções.

A boca seca é uma fonte de doenças porque pode fazer com que os germes se desenvolvam. Essa condição acabará por se tornar a raiz de muitos problemas com cáries e outras infecções orais, como doenças gengivais na língua.

Se você não consegue parar de comer alimentos e bebidas que devem ser evitados e as causas das dores de dente, comece reduzindo as porções aos poucos.

Certifique-se também de escovar, gargarejar e beber muita água para manter os dentes limpos.