Compreendendo o relógio biológico: cronograma de trabalho dos órgãos em nosso corpo •

Todos geralmente têm uma rotina diária bastante consistente. Se essa rotina mudar um pouco, o impacto pode ser sentido o dia todo. Por exemplo, se você acordar mais tarde do que o normal, poderá ter mais dificuldade para se concentrar ao longo do dia. Isso acontece porque suas atividades não seguem sua programação ou o relógio biológico de seu corpo. Portanto, é muito importante entender o ritmo natural do seu corpo.

O que é um relógio biológico?

O relógio biológico também é conhecido como ritmo circadiano. O relógio biológico segue todas as mudanças na atividade física, mental e comportamental humana em um ciclo de 24 horas. Além de ser regulado por fatores naturais do corpo humano, como o nervo supraquiasmático (NSQ) no cérebro, esse ritmo geralmente é influenciado pelas condições de luz no ambiente ao redor da pessoa. O relógio biológico de uma pessoa pode determinar os ciclos do sono, a produção de hormônios, a temperatura corporal e várias outras funções corporais.

Cronograma do ciclo diário do corpo humano

Cada órgão do seu corpo tem determinados horários em que o órgão funciona de maneira mais otimizada ou até mesmo em repouso. Compreender a programação e o ritmo do seu próprio corpo ajudará muito a melhorar o seu desempenho diário. Reportagem do canal de saúde BBC, aqui está o ciclo diário do corpo humano por 24 horas.

00.00 – 02.59

A essa hora, as mudanças hormonais no corpo enviam sinais ao cérebro de que é hora de você dormir e descansar. O hormônio melatonina será produzido cada vez mais e você se sentirá mais cansado e sonolento. Seu cérebro também se livrará de toxinas e substâncias residuais que foram enterradas o dia todo devido a pensar muito o dia todo. Todas as informações que você recebe naquele dia também serão armazenadas pelo cérebro na memória de curto e longo prazo. Além disso, você deve evitar comer ou beber neste momento porque seus intestinos estão passando por um processo de limpeza ou desintoxicação.

03.00 – 05.59

A temperatura do seu corpo atingirá seu ponto mais baixo nesta hora. Isso ocorre porque sua energia será desviada do aquecimento do corpo para outras funções importantes, como reparar a pele ou combater infecções. Seu corpo ainda está produzindo o hormônio melatonina, mas ele diminuirá pela manhã.

06.00 – 08.59

Seus vasos sanguíneos ficarão rígidos e congestionados pela manhã. Então, seu sangue é mais espesso e pegajoso. Isso significa que a pressão arterial está alta. Recomendamos que você que tem doenças cardíacas evite fazer exercícios a esta hora, pois há tendência para ataques cardíacos. A essa hora, a produção do hormônio melatonina será interrompida.

09.00 – 11.59

De manhã cedo geralmente é a melhor hora para trabalhar, estudar e ser ativo. Isso ocorre porque o corpo está produzindo intensamente um hormônio do estresse chamado cortisol. Esse hormônio é responsável por deixar sua mente mais alerta. Além disso, sua memória de curto prazo também funcionará melhor nessa hora.

12.00 – 14.59

Se você costuma ouvir a expressão "hora do cochilo" ou "hora da sonolência", é porque a energia do seu corpo está sendo ocupada pelo trabalho do sistema digestivo. Os órgãos digestivos são muito ativos no processamento dos alimentos que você ingere no almoço, de modo que o nível de alerta diminui. Tenha cuidado se estiver dirigindo ou operando equipamento pesado neste momento.

15.00 – 17.59

À tarde, geralmente a temperatura corporal sobe naturalmente. Isso certamente é útil se você deseja se exercitar e precisa se aquecer. Seus pulmões e coração também funcionam melhor a esta hora. Além disso, em comparação com a condição muscular de um dia inteiro, seus músculos mostram-se 6% mais fortes à tarde. Portanto, exercitar-se à tarde é a escolha certa para manter a boa forma corporal.

18.00 – 20.59

Tenha cuidado com a comida que você come a esta hora. Os especialistas não aconselham você a comer muito à noite porque sua digestão não está funcionando tão bem quanto durante o dia. A esta hora, seu fígado está funcionando perfeitamente para produzir proteínas de que o corpo necessita e limpar o sangue de várias substâncias tóxicas.

21.00 – 23.59

Se você é uma pessoa que gosta de acordar cedo, o cérebro vai produzir o hormônio melatonina mais rápido, que é por volta das 21h. Se você costuma ficar acordado até tarde e acordar mais tarde, esses hormônios do sono serão produzidos tarde da noite. Este é o momento certo para reduzir as atividades e se preparar para dormir.

O impacto de interromper o relógio biológico

Existem vários fatores que podem causar a interrupção do relógio biológico humano. Mudanças drásticas nos fusos horários (jet lag), horários de trabalho erráticos (turnos), estilo de vida e problemas de iluminação natural podem fazer com que seu relógio biológico bagunce. Tal como acontece com outras doenças do corpo, um relógio biológico anormal pode causar complicações.

A interrupção do relógio biológico humano corre o risco de causar vários problemas, como insônia, obesidade, diabetes tipo 2 (diabetes), depressão, transtorno bipolar e outros transtornos. humor. Além disso, um relógio biológico confuso também corre o risco de afetar o sistema imunológico. Isso ocorre porque a produção de proteínas necessárias ao sistema imunológico fica fora de sincronia. Portanto, tente sempre seguir a programação que foi definida naturalmente pelo seu relógio biológico.

LEIA TAMBÉM:

  • 9 maneiras de corrigir um padrão de sono bagunçado
  • 4 coisas que você precisa saber sobre o jantar da meia-noite
  • Por que o exercício matinal deve ser feito antes do café da manhã