O fígado é um órgão vital e também o maior do nosso corpo. Se houver distúrbio no fígado, às vezes há dor nessa parte. Para que não aconteça, vamos saber como manter o coração saudável!
Por que o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo?
Antes de saber como manter a saúde deles, certamente você deve saber a importância do trabalho desse órgão para o corpo.
O fígado tem mais de 100 funções na regulação do equilíbrio do corpo. A habilidade do coração para multitarefa Isso torna este órgão um dos órgãos mais ocupados do corpo, além do cérebro, coração e rins. Bem, quais são as tarefas do coração ocupado?
1. Armadura corporal e 'máquina' para remover toxinas (desintoxicação)
O fígado funciona como uma proteção do corpo contra danos. Nesse órgão, vários tipos de toxinas, resíduos de drogas, álcool e substâncias nocivas produzidas pelo organismo são convertidos em substâncias neutras, de modo que se tornam elementos que podem ser aceitos por outros órgãos.
O fígado vai converter resíduos e materiais tóxicos a serem secretados na bile e na urina, purificando o sangue antes que essas toxinas cheguem a órgãos sensíveis, como o cérebro em funcionamento.
Essas várias substâncias serão então excretadas pelos rins e intestinos. Isso é chamado de desintoxicação.
2. Fábrica polivalente
O fígado é responsável pela destruição dos glóbulos vermelhos velhos. Os glóbulos vermelhos (eritrócitos) com 120 dias de vida devem se mover para o fígado para se fundir porque não podem mais funcionar adequadamente.
O fígado quebra os glóbulos vermelhos velhos e converte a hemoglobina que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos em bile como matéria-prima.
O fígado produz cerca de 1 litro de bile por dia. Essa quantidade será canalizada para a vesícula biliar para uso posterior. Mais tarde, essa bile será excretada pelo intestino para ajudar no processo de digestão dos alimentos.
Além disso, o fígado também tem a função de controlador dos níveis de aminoácidos. Os aminoácidos desempenham um papel na produção de proteínas que mais tarde serão úteis para reparar os tecidos do corpo.
3. Controlador de tráfego corporal
As substâncias alimentares que foram digeridas pelo intestino delgado irão para o fígado à medida quecentro de piscina" O fígado tem a capacidade de produzir, armazenar e fazer circular o açúcar (glicose) por todas as partes do corpo.
No fígado, a glicose é armazenada como glicogênio. O glicogênio hepático é liberado apenas quando usado nos tecidos.
O fígado também monitora o nível de colesterol no sangue, processa-o e produz-o tanto quanto necessário. A produção de colesterol a partir do ácido acético é realizada no fígado.
Da mesma forma com as lipoproteínas plasmáticas, os veículos que transportam os triglicerídeos também são produzidos no fígado.
4. Como processador de vitaminas e imunidade corporal
O fígado tem uma função no processamento de vitaminas, especialmente a vitamina D. O processo de ativação da vitamina D é realizado pelo fígado em conjunto com os rins. O fígado também possui células que funcionam como o centro do sistema imunológico, chamadas células de Kupffer.
As células de Kupffer representam 15% da massa do fígado e 80% da população total de células do sistema imunológico.
Essas células são muito importantes para superar o ataque de bactérias, vírus e outros danos que vêm de fora do corpo. Isso é importante no combate às infecções.
Como manter um fígado saudável
Existem muitas maneiras simples que podem ser feitas para proteger nosso coração. Certamente não queremos que as inúmeras funções do fígado sejam prejudicadas quando ele é perturbado.
Existem muitas doenças hepáticas que podemos prevenir com etapas fáceis. O que pode ser feito? Aqui estão as etapas.
1. Vacinar cedo
A hepatite, um tipo de inflamação do fígado, pode ser prevenida pela vacinação precoce. Como a vacina contra a hepatite B, que é aplicada desde o nascimento do bebê e realizada em várias etapas. Da mesma forma, a vacina contra hepatite A serve para prevenir a contração da doença.
Portanto, a vacina contra hepatite é importante. Leve seu bebê e criança ao médico ou centro de saúde local, como Posyandu, para vacinações regulares.
2. Beba muita água
A água ajuda a remover toxinas e ajuda a suavizar o processo de absorção de nutrientes essenciais. Beber a quantidade necessária de água também pode ajudar a aliviar os efeitos colaterais durante a medicação ou terapia.
Mas também deve ser observado que, se você já tem cirrose, que é um fígado enrugado, é aconselhável reduzir o consumo de água para que seu corpo não contenha muito líquido.
3. Coma alimentos nutritivos
A regulação dos alimentos, tanto no tipo quanto na quantidade certa, pode ajudar o fígado a regular o tráfego metabólico de maneira adequada. Além disso, também ajudamos a facilitar o trabalho do coração.
O fígado gorduroso ocorre porque não regulamos a quantidade de gordura e carboidratos que comemos.
4. Evite álcool
O álcool pode causar constrição do fígado ou cirrose. A longo prazo, o álcool também pode causar câncer de fígado.
Portanto, evite consumir álcool para a saúde de nosso coração.
5. Tenha cuidado ao tomar remédios
Conforme discutido acima, as funções do fígado convertem as substâncias medicamentosas em substâncias ativas ou neutras. Muitos medicamentos de venda livre podem ser tóxicos para o fígado se consumidos em excesso e sem regras claras.
Tenha cuidado ao escolher medicamentos ou suplementos. Isso se agravará e prejudicará o trabalho do coração. Portanto, consulte sempre o seu médico primeiro, antes de iniciar a terapia ou tomar certos suplementos.
6. Evite substâncias tóxicas
Você pode ser exposto a substâncias tóxicas ao realizar certas atividades, como limpar a casa. Porque alguns produtos de limpeza e aerossóis contêm produtos químicos prejudiciais.
Se for necessário usá-lo, certifique-se de que a sala a ser limpa seja ventilada e não se esqueça de usar uma máscara.
7. Faça sexo seguro
Não se engane, a hepatite B também pode ser transmitida por meio de relações sexuais. Especialmente se você ou seu parceiro não foram vacinados, faça-o sem proteção e mude frequentemente de parceiro.
Portanto, use segurança para evitar o risco de transmissão desta doença.
Essas são as várias maneiras que você pode fazer para manter a saúde do seu coração. Não hesite em consultar um médico imediatamente se começar a sentir problemas no fígado.