Dor frequente durante a menstruação? Cuidado, pode ser um cisto de endometriose

Os cistos de endometriose também são conhecidos como cistos de chocolate ou endometriomas. Essa condição é mais experimentada por mulheres com idade entre 30 e 40 anos, mas na verdade mulheres de qualquer idade podem ser afetadas por esse problema. Na verdade, o que é endometriose? É o mesmo que outros cistos? Quais são as causas dos cistos endometriais?

O que é um cisto endometrial?

Os cistos endometriais são um tipo de cisto que se forma quando o tecido endometrial cresce nos ovários. Esses cistos são grandes cistos cheios de líquido que se formam nos ovários e podem até envolvê-los.

Principalmente, essa condição surge devido à endometriose que foi anteriormente experimentada e não tratada de forma rápida e adequada. A endometriose é uma inflamação que ocorre devido ao espessamento do revestimento do útero (endométrio). Bem, algumas mulheres com endometriose correm o risco de desenvolver cistos endometriais.

Essa condição afeta as mulheres por vários anos e pode causar dor pélvica crônica associada à menstruação.

Como se formam os endometriomas?

A menstruação retrógrada é uma das causas dos cistos endometriais. Mulheres com endometriose correm maior risco de refluxo menstrual, o que faz com que o fluxo sanguíneo para os ovários se acumule e, eventualmente, forme endometriomas.

Durante a ovulação (período fértil), um óvulo maduro é liberado pelo ovário (ovário) na trompa de Falópio. Se a fertilização não ocorrer, o óvulo se deteriorará junto com a parede uterina, que possui muitos vasos sanguíneos. Isso é chamado de menstruação.

Em pessoas com cistos endometriais, o sangue que deveria ser expelido volta para o útero, através das trompas de falópio e, finalmente, de volta para os ovários. Quanto mais fluxo de sangue entra, maior é a probabilidade de um endometrioma se formar e aumentar. Com o tempo, esse cisto de chocolate ficará maior e pode estourar.

Quais são os sintomas de um cisto de endometriose?

Os sintomas de um endometrioma são geralmente semelhantes aos experimentados por mulheres com endometriose e devem ser discutidos com um médico o mais rápido possível.

Os seguintes sintomas de cistos de endometriose que podem ocorrer.

Dor pélvica

Os ovários são dois órgãos reprodutivos localizados em cada lado do útero da mulher, na região pélvica inferior. Sacos cheios de líquido, ou cistos, consistindo de tecido endometrial podem se desenvolver dentro dos ovários em algumas mulheres com endometriose.

Esses cistos podem causar irritação e inflamação dos ovários, o que pode causar uma sensação de dor pélvica leve a intensa nas mulheres afetadas.

Dor pélvica aguda ou súbita acompanhada de febre baixa pode ser um sinal de que o endometrioma rompeu. Os sintomas de dor pélvica associados aos cistos endometriais são geralmente crônicos e podem ser graves durante o ciclo menstrual mensal da mulher.

Dor durante a menstruação

As mulheres podem sentir sintomas de dor leve a forte durante a menstruação, causada por cistos endometriais nos ovários.

Os sintomas de dor durante a menstruação geralmente causam cólicas na parte inferior do abdômen. Algumas mulheres também sentem uma sensação de pressão na região pélvica. Os sintomas de cistos de endometriose geralmente reaparecem durante cada ciclo menstrual.

Dor ao fazer amor

Os cistos que se formam nos ovários em mulheres com endometriose podem causar inflamação e irritação graves. Essa inflamação pode se estender aos órgãos reprodutivos vizinhos, como o útero ou o colo do útero.

Mulheres com inflamação crônica dos órgãos reprodutivos podem ter sensações dolorosas durante ou após a relação sexual.

Infértil

Os endometriomas podem impedir a liberação normal de um óvulo, ou óvulo, do ovário durante o ciclo menstrual mensal da mulher. Em mulheres que não têm essa condição, o óvulo liberado pelo ovário pode ser fertilizado pelo esperma do homem após a relação sexual.

Enquanto isso, mulheres com cistos endometriais podem ter dificuldade em engravidar devido à falta de uma liberação normal de óvulos dos ovários. Os sintomas de cistos endometriais nos ovários são referidos como infertilidade ou infertilidade que pode ocorrer permanentemente.