Cisto: definição, sintomas, causas, até o tratamento

Definição

O que é doença cística?

A doença do cisto é uma condição causada por um caroço na forma de uma cápsula ou saco cheio de fluido, material semissólido ou gasoso, que pode aparecer em qualquer tecido corporal.

O tamanho do nódulo varia, variando de muito pequeno (microscópico) a muito grande. Nódulos grandes podem comprimir os órgãos internos próximos.

Normalmente, dependendo da localização, os tipos comuns de cistos são:

  • Um cisto ovariano (ovário) é um saco cheio de líquido dentro ou na superfície do ovário.
  • Os cistos cerebrais não são "tumores cerebrais" porque não se originam do tecido cerebral.

Os cistos são uma doença comum e podem acontecer a qualquer pessoa, em qualquer idade, indiscriminadamente. Discuta com seu médico para obter mais informações.

Qual é a diferença entre cistos, miomas e tumores?

Muitas pessoas pensam que cistos, miomas ou tumores são a mesma coisa. Mas não é esse o caso. Conforme explicado acima, Um cisto é uma bolsa cheia de fluido, ar ou outro material anormal que adere aos órgãos próximos.

Um cisto é um nódulo benigno ou não câncer, portanto, os cistos não são perigosos. Geralmente, a doença do cisto não causa nenhum sintoma. No entanto, se for permitido crescer mais pode ser grave.

Enquanto isso, miomas ou miomas são tumores benignos que crescem no músculo ou tecido conjuntivo em qualquer parte do útero da mulher. Os miomas são formados de tecido muscular, não fluidos como cistos.

Outra coisa que muitas vezes as pessoas ficam confusas é um tumor. Os leigos geralmente consideram todos os caroços como tumores.

Um tumor é uma massa anormal de tecido que contém sólido (carne) ou líquido. Em linguagem simples, um tumor é um caroço que pode ser formado a partir de tecido ou fluido. Bem, um tumor (caroço) cheio de líquido é chamado de cisto.