Você pode pensar que um exame cardíaco só é necessário para pessoas que têm doenças cardíacas. Na verdade, os exames cardíacos são importantes para pessoas que apresentam fatores de risco para doenças cardíacas. O objetivo é garantir a saúde do órgão cardíaco e saber se há sintomas de problemas cardíacos que podem não ser percebidos. Confira as várias opções de exames de coração a que você pode se submeter a seguir.
Quem precisa de uma verificação cardíaca?
Talvez nem todos devam fazer um exame cardíaco, mas se você tiver certas condições de saúde que aumentam o risco de desenvolver problemas cardíacos, é melhor fazer esse exame. Faça uma verificação cardíaca se:
- Você tem mais de 65 anos.
- Ter um pai ou irmão que tem ou está sofrendo de uma doença cardíaca.
- Tenha o hábito de fumar.
- Têm níveis elevados de colesterol no sangue.
- Tem pressão alta.
- Estar acima do peso ou ser obeso.
- Tem diabetes.
Se você se sente preguiçoso e raramente faz exercícios, consome álcool com frequência e tem uma dieta pouco saudável, aumenta o risco de ter um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e várias outras doenças cardíacas.
Nesse momento, pode ser necessário fazer um exame cardíaco para garantir a integridade do órgão cardíaco.
Várias opções de teste para verificar a saúde do coração
Existem muitas opções de teste que você pode fazer se quiser verificar a saúde do seu coração. Normalmente, os médicos e a equipe médica também ajudam a recomendar o tipo de teste de rastreamento cardíaco mais adequado para o seu problema de saúde.
1. Teste de sangue
Os exames de sangue geralmente são feitos em pacientes que tiveram um ataque cardíaco ou em pessoas com alto risco dessa doença. A razão é que, ao ter um ataque cardíaco, o músculo cardíaco pode ser danificado, então o corpo libera substâncias no sangue.
Os exames de sangue podem medir o dano que ocorre ao músculo cardíaco por meio de substâncias que se misturam ao sangue do paciente no corpo. No entanto, a função de um dos exames para verificar o coração não para por aí.
Os exames de sangue para o coração também podem ajudar a medir os níveis de várias outras substâncias no sangue, incluindo substâncias gordurosas no sangue, como colesterol e triglicerídeos, bem como vitaminas e minerais.
2. Angiografia
Essa verificação do coração geralmente é feita inserindo-se um pequeno tubo (cateter) em uma artéria e direcionado para as artérias coronárias localizadas próximas ao coração. Em seguida, um corante especial será inserido através do cateter na corrente sanguínea.
O corante especial tornará mais fácil para os raios X tirar fotos do coração e das artérias coronárias. O objetivo é verificar se há bloqueio nas artérias coronárias e determinar se o coração ainda consegue bombear o sangue de maneira adequada.
3. Eletrocardiograma (ECG)
Uma verificação do coração usando um EKG é feita para ler os impulsos elétricos do coração, para que o médico possa saber a freqüência cardíaca do paciente.
O cabo é conectado com um pequeno sensor redondo branco que será conectado a várias partes do tórax do paciente. Esses fios conectam o sensor à máquina de EKG, que registra os impulsos elétricos do coração e os imprime em papel.
Normalmente, um exame cardíaco com essa ferramenta é feito por um médico para diagnosticar um ataque cardíaco ou arritmia, que ocorre quando o ritmo cardíaco está anormal.
4. Ecocardiograma
O ecocardiograma é uma ferramenta de verificação do coração muito usada. Esta ferramenta pode mostrar fotos do coração usando ultrassom. Essa ferramenta usa um scanner que será movido pelo médico ao redor do tórax ou sob o esôfago ou garganta.
Ao fazer um exame com essa ferramenta, o médico pode descobrir se há problemas com as válvulas ou câmaras do coração, bem como verificar a força do coração no bombeamento de sangue.
5. Teste de inclinação
Esse teste geralmente é feito por médicos para verificar se certas posições corporais podem desencadear uma arritmia. Ao fazer um exame cardíaco usando esse método, seu médico pode determinar se você tende a ter uma queda drástica na pressão arterial quando está de pé.
Além disso, o médico também determinará se sua freqüência cardíaca enfraquece se você mudar de posição. Normalmente, este teste é eficaz para verificar o estado de saúde do coração em pacientes que desmaiaram sem motivo aparente.
6. ressonância magnética
De acordo com a Heart Foundation, imagem de ressonância magnética (MRI) também pode ser feito para verificar a condição do coração. Este dispositivo usa ondas magnéticas e ondas de rádio para produzir imagens nítidas e detalhadas do seu coração. Na verdade, essa ferramenta pode produzir imagens estáticas ou em movimento.
Mesmo assim, essa ferramenta não envolve radiação no processo. No entanto, durante esse exame, você ouvirá vários sons bastante barulhentos e perturbadores. Normalmente, um corante especial também é usado para tornar as imagens do coração e das artérias mais claras.
7. tomografia computadorizada
Esse procedimento também usa uma máquina de raios-X e um computador para produzir imagens tridimensionais do coração do paciente. Semelhante a uma ressonância magnética, uma tomografia computadorizada geralmente usa um corante especial que é inserido no corpo através de uma veia, para que as artérias do coração possam ser vistas com mais clareza.
Este método de verificação cardíaca também pode ser feito para determinar a quantidade de cálcio contido nas artérias do coração. A presença de cálcio nas artérias do coração indica a presença de doença coronariana.
8. Teste de estresse
Este tipo de teste para verificações do coração é realizado para monitorar o coração do paciente enquanto caminha acima esteira ou pedalando em uma bicicleta ergométrica. Ao realizar qualquer uma dessas duas atividades, o médico observará a respiração e a pressão arterial do paciente.
Este teste é realizado para detectar a presença de doença cardíaca coronária ou para determinar o nível de segurança das escolhas de exercícios que o paciente fará após ter um ataque cardíaco ou cirurgia cardíaca.