Não apenas por causa da dentição, essas são as 3 causas das bochechas vermelhas do bebê

É bonito ver as bochechas rosadas de um bebê, mas na verdade pode ser um sinal de alguns problemas. Geralmente, as bochechas ficam vermelhas quando os dentes do bebê começam a crescer. No entanto, também pode ser um sinal de doença no bebê. O que faz com que as bochechas de um bebê fiquem vermelhas? Aqui está a explicação.

Causas de bochechas vermelhas do bebê de normais para não

Bochechas vermelhas em bebês podem ser um sinal de alerta, mas nem sempre é o caso. Aqui estão algumas condições que tornam as bochechas do bebê vermelhas, variando do normal àquelas com as quais os pais devem estar atentos.

Sinais de dentição do bebê

A bochecha vermelha é um sinal de que os dentes do bebê estão crescendo. Por quê? A vermelhidão da pele ocorre porque os dentes do bebê começam a penetrar na gengiva da criança.

Citando crianças saudáveis, a produção de saliva também aumenta quando o bebê está nascendo. Essa saliva pode fluir para as bochechas, de modo que, quando atinge a pele, apareça uma erupção na pele.

Essa condição causa dor e, às vezes, febre. É por isso que o bebê terá dificuldade para dormir e não comerá.

Mas não se preocupe, você pode diminuir a dor do bebê. O truque é colocar uma toalha fria na bochecha do bebê para reduzir o inchaço e a vermelhidão.

Sempre mantenha a bochecha e o queixo do bebê secos de saliva ou leite materno. Aplicar a pomada de acordo com a prescrição do médico na pele com erupção cutânea.

Quinta doença

A quinta doença (eritema infeccioso) tem muitos nomes, a saber doença de rosto esbofeteado ou quinta doença. O nome desta doença descreve os sintomas de vermelhidão nas bochechas, como após uma bofetada.

Em comparação com os adultos, esta doença é mais comum em crianças. No entanto, os sintomas podem ser muito graves se experimentados por mulheres grávidas ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Citando o Center for Disease Control and Prevention (CDC), esta doença é causada pelo parvovírus B19, que pode ser transmitido através da saliva e da respiração.

Além de causar rubor nas bochechas, outros sintomas que podem ocorrer em bebês são muito diversos. Mas, de modo geral, as características são quase como a gripe, como:

  • Dor de cabeça
  • corpo mole
  • Febre
  • Dor de garganta
  • Enjoativo
  • Nariz escorrendo ou entupido

Além dos sintomas da gripe, a erupção que aparece pode se espalhar para outras partes do corpo. Os estágios iniciais do blush aparecem na área da bochecha e se espalham para os braços, pernas e outras partes do corpo em alguns dias ou semanas.

Esse rubor nas bochechas geralmente só aparece em bebês e crianças. Os adultos tendem a sentir dores nas articulações dos pulsos, pés ou joelhos como o principal sintoma.

Esta doença pode ser superada tomando paracetamol, descansando bastante e bebendo água. No entanto, em casos graves de risco de vida, imunoglobulina intravenosa (IVIG) pode ser administrada.

Alergia

O aparecimento de uma erupção vermelha nas bochechas do bebê pode ser um sinal de uma reação alérgica, especialmente uma alergia a alimentos. Essa condição pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na infância.

Quando o alimento que causa alergia é consumido por seu filho, seu sistema imunológico ataca imediatamente a substância alimentar e a considera uma substância perigosa.

O aparecimento de erupções nas bochechas geralmente é acompanhado de coceira. Com o tempo, a erupção pode se espalhar para outras partes do corpo. Sem tratamento, as alergias alimentares podem piorar e levar ao eczema.

Você precisa saber que esses sintomas aparecem alguns minutos ou horas após a criança comer alguma coisa. Outros sintomas de alergia a serem observados incluem:

  • Tosse
  • Náusea ou vômito
  • Diarréia
  • Congestão nasal, coriza ou espirros constantes
  • Dor de estômago
  • Falta de ar e dor no peito
  • Edema facial e aumento da frequência cardíaca (reação alérgica grave)

Se seu bebê apresentar sintomas de alergia, consulte o médico imediatamente. Certifique-se de que a comida do bebê não contém alimentos alergênicos.

3.Rosacea

A rosácea é uma inflamação da pele externa causada por bactérias que vivem nos intestinos, ácaros e também por problemas nos vasos sanguíneos ao redor do rosto.

Embora as bochechas vermelhas devido à rosácea sejam mais comuns em adultos, tanto bebês quanto bebês podem apresentar essa condição.

Além das bochechas vermelhas, a testa, o nariz e a área do queixo também podem apresentar sintomas de erupção na pele. Outros sintomas a serem observados incluem:

  • Pele espessa e seca
  • Poros parecem maiores
  • Nariz inchado
  • Há um caroço na pálpebra
  • Sensação de queimação na pele

Assim como as alergias, os sintomas dessa doença se repetem. Faça imediatamente um exame ao médico para obter o medicamento certo para o seu filho.

Não se esqueça de cuidar da pele do seu bebê, como passar hidratante, manter as roupas limpas e manter o ar úmido.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌