A condição do testículo grande do outro lado às vezes deixa os homens preocupados. Mas vá com calma, o tamanho dos testículos ou testículos não é o mesmo é normal e experimentado pela maioria dos homens. O tamanho dos testículos geralmente não é simétrico e não é exatamente o mesmo.
No entanto, se o escroto - a pele que cobre os testículos - e os testículos aumentam repentinamente e causam dor, você pode ter uma determinada doença. Para descobrir a causa do testículo grande do outro lado, considere a seguinte explicação.
Que condições causam um testículo grande em um lado?
Existem várias condições em que os testículos mudam de tamanho repentinamente e os sintomas, como caroços e dor, ocorrem ao mesmo tempo. Aqui estão algumas doenças que podem causar desequilíbrio no tamanho dos testículos.
1. Torção testicular
Os testículos têm a função de glândula reprodutiva masculina e armazenamento de esperma, que influencia o sistema endócrino na produção do hormônio testosterona.
Este órgão reprodutor masculino fica pendurado no escroto graças à ajuda de cordões de cristal. Além disso, esta seção também contém vasos sanguíneos e nervos para os testículos, bem como outros canais endócrinos, como dutos de esperma.
A torção testicular é uma condição em que os testículos ficam emaranhados por cordões de cristal. O emaranhado desses cordões de cristal cortará o suprimento de sangue, de modo que os testículos serão feridos e ficarão maiores se deixados por muito tempo.
Esta condição é uma emergência, portanto, deve ser tratada imediatamente. Caso contrário, o paciente corre o risco de remover os testículos, o que aumenta o risco de problemas de fertilidade masculina ou infertilidade.
2. Hidrocele
A hidrocele é um acúmulo de fluido indolor que pode ocorrer em um ou nos dois testículos do homem. Essa condição faz com que o escroto ou a região da virilha inche. Este inchaço pode parecer desconfortável, mas geralmente não é doloroso ou perigoso.
Os sintomas de hidrocele testicular que podem ser observados é o aparecimento de inchaço ou vermelhidão no escroto. Na verdade, você pode sentir uma pressão na base do pênis.
3. Varicocele
A varicocele é um inchaço ou alargamento das veias nos testículos, semelhante às veias varicosas nas pernas. Essa condição geralmente ocorre em um lado do testículo, o que geralmente aumenta o testículo esquerdo do homem.
Por que o testículo esquerdo? Como a veia costuma estar sob mais pressão no lado direito, ela pode até fazer com que o escroto fique do lado oposto do testículo.
Os testículos com doenças de varicocele devem ser tratados cirurgicamente imediatamente. Embora a varicocele não tenha muito efeito nas atividades diárias, ela pode causar infertilidade em homens.
4. Epididimite
O epidídimo é uma parte dos testículos localizada na parte posterior. Esta parte do órgão reprodutor masculino tem a função de armazenar e transportar os espermatozoides dos testículos para a uretra através do canal deferente.
Quando o epidídimo fica inflamado devido a uma infecção ou outras condições de saúde, isso é conhecido como epididimite. Essa condição é comum e geralmente afeta homens com idade entre 19 e 35 anos.
A epididimite pode ser causada por uma infecção bacteriana ou doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia, que podem fazer com que os testículos fiquem doloridos, inchados e até mesmo grandes de um lado.
Além disso, a epididimite também pode ser causada por infecções do trato urinário. Um dos sintomas que você pode sentir é dor ao urinar.
5. Orquite
Orquite ou orquite é uma condição inflamatória que ocorre em um ou ambos os testículos no escroto. Esse distúrbio pode fazer com que os testículos inchem, de modo que os testículos podem parecer desequilibrados se atacarem apenas um lado.
A causa comum de orquite é uma infecção viral dos testículos com caxumba e bactérias sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia. A orquite bacteriana também pode causar outras doenças, como epididimite.
Citado de clínica Mayo Além de ser dolorosa, essa condição também pode causar várias complicações, como atrofia testicular (encolher os testículos), abscesso escrotal e infertilidade masculina (infertilidade).
6. Cisto epididimal
Os cistos benignos podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, incluindo os testículos. Essa condição, conhecida como cisto epididimal ou espermatocele, é um cisto benigno cheio de líquido que se forma no ducto epididimal.
Essa condição geralmente é indolor e inofensiva. Você pode sentir um caroço sólido no testículo, logo acima do testículo. Se ocorrer apenas em um lado, os testículos podem parecer maiores no outro lado.
Embora não seja uma condição perigosa, você precisa suspeitar que talvez o caroço seja uma massa cancerosa. Consulte imediatamente o seu médico para obter mais diagnósticos.
7. Testículos que não desceram
O testículo não descido é simplesmente conhecido como testículo não descido (criptorquidia). Essa condição ocorre quando os testículos não se movem para sua posição adequada no escroto.
Isso geralmente ocorre em apenas um testículo, por isso vai se parecer com um testículo maior do outro lado. O resto, 10 por cento dos casos testículos que não desceram Pode ocorrer em ambos os testículos.
Os testículos que não descem para o escroto certamente afetarão a função dos testículos. Se ficar muito tempo, não é impossível que surjam problemas, como problemas de fertilidade (infertilidade) a tumores e câncer testicular.
8. Câncer de testículo
Como o nome indica, o câncer testicular é um tipo de câncer que se desenvolve nos testículos dos homens. O câncer de testículo pode afetar homens de qualquer idade, incluindo bebês e crianças.
Vários fatores de risco aumentam a probabilidade de câncer testicular em homens, como infecção por HIV, idade, hereditariedade e testículos não descidos ( testículos que não desceram ) que ocorre em bebês e crianças.
O câncer de testículo precisa ser tratado imediatamente para prevenir complicações mais sérias. Verifique imediatamente com seu médico se há um caroço ou inchaço no testículo seguido de dor por mais de duas semanas.
Como verificar se há desequilíbrio testicular?
Você pode ficar preocupado se descobrir que seu testículo é maior do outro lado. No entanto, citado de serviço Nacional de Saúde , a diferença no tamanho testicular ainda é relativamente normal. Quando tocado, um testículo saudável deve ser macio, sem caroços e firme, mas não duro.
Os homens precisam estar mais vigilantes e cuidar de seus órgãos genitais. Portanto, todo homem deve verificar seus próprios testículos regularmente, pelo menos uma vez por mês. O objetivo é determinar a condição e a estimulação dos testículos, de forma que se houver algo estranho, como dor ou inchaço, possa ser detectado precocemente.
Aqui estão algumas sugestões sobre como verificar os testículos, que você pode fazer de forma independente em casa.
- Tire toda a roupa e encoste o corpo todo em frente ao espelho. Sinta e toque o testículo para verificar se há dor, inchaço ou espessamento da pele sobre o testículo.
- Toque com ambas as mãos, examine cada testículo cuidadosamente. Coloque os dedos atrás do escroto e o polegar na parte superior do escroto. Em seguida, pressione suavemente o testículo entre o polegar e os dedos.
- Se você sentir as veias conectando a parte superior e posterior do testículo, este é o epidídimo. O epidídimo, que faz parte do órgão peniano, tem cerca de 2,5 cm de largura e é sensível à estimulação.
Examine cuidadosamente cada lado e área em busca de dor, firmeza, pele espessada ou caroços nos testículos. Se houver um deles, é melhor consultar imediatamente o seu médico para um diagnóstico e tratamento adicionais.