Informações completas sobre atrofia muscular, dos sintomas ao tratamento

Quando os músculos não são usados ​​por muito tempo, a atrofia muscular é possível, ou seja, o encolhimento do tecido muscular. Claro, isso pode interferir na função muscular e no sistema de movimento geral do corpo. A seguir está uma explicação completa da definição, causas, sintomas e tratamento apropriado para a seguinte atrofia.

O que é atrofia muscular?

A atrofia muscular é uma condição em que você começa a perder massa muscular devido ao encolhimento. Essa condição pode ocorrer devido a várias coisas, como muito tempo sem uso, parte do processo de envelhecimento, desnutrição, uso de drogas, a várias doenças que afetam a saúde óssea e muscular.

A atrofia desencadeia fraqueza muscular e não é incomum que os pacientes apresentem deficiência por causa disso. Esta condição é dividida em dois tipos, ou seja, atrofia muscular devido ao desuso (Atrofia por desuso) e atrofia neurogênica (atrofia neurogênica).

Atrofia por desuso é uma condição que surge como resultado da falta de atividade física. Freqüentemente, a atrofia ocorre porque os músculos nunca são usados ​​para movimento e atividade. Geralmente, aqueles que experimentam essa condição são pessoas que apresentam determinados problemas de saúde que limitam os movimentos do corpo.

No entanto, essa condição também pode ser vivenciada por pessoas com empregos que exigem pouco movimento ou pessoas que têm o hábito de ser preguiçosas e nunca realizar nenhuma atividade. A atrofia muscular pode ser superada por meio de exercícios físicos ou satisfação nutricional.

O segundo tipo de atrofia muscular é a atrofia neurogênica, que é a atrofia que ocorre porque o paciente tem uma lesão ou uma doença como: esclerose múltipla que ataca os nervos. Comparado Atrofia por desuso, esse tipo geralmente aparece de repente.

Além disso, em contraste com Atrofia por desuso, essa condição não pode ser curada porque há danos aos nervos do paciente. Portanto, é muito importante manter a saúde muscular para evitar um desses problemas musculares.

Sintomas de atrofia muscular

Existem vários sinais e sintomas de atrofia aos quais você precisa estar atento, incluindo:

  • Problemas de equilíbrio que dificultam a marcha e a queda do paciente.
  • Dificuldade em falar e também em engolir.
  • Fraqueza muscular no rosto.
  • Não tem capacidade para coordenar e equilibrar o corpo.
  • Está ficando mais difícil de se mover.
  • A fraqueza é sentida em apenas um membro.

Se você ou alguém próximo a você começar a sentir os sintomas de atrofia mencionados acima, nunca é demais consultar um médico imediatamente.

Várias causas de atrofia muscular

Os dois tipos de atrofia muscular têm causas diferentes. Você precisa conhecer as várias causas para que possa fazer esforços para prevenir e evitar esse único problema muscular.

A causa da atrofia é porque os músculos não são usados ​​com muita frequência

Várias causas possíveis, incluindo:

1. Trabalhos que requerem pouco movimento

Você pode não perceber, enquanto trabalha no computador, que na verdade alguns músculos e partes do corpo raramente são movidos. Na verdade, o corpo que se move cada vez menos tem o potencial de causar esse problema porque os músculos raramente são usados.

2. Muito tempo deitado na cama

Ficar deitado na cama por muito tempo sem se mover pode ser uma das causas da atrofia. Sim, ficar deitado na cama e não fazer nenhuma atividade faz com que os músculos do seu corpo fiquem cada vez menos cansados. Em casos graves, você pode sofrer atrofia.

3. Teve um derrame

Aparentemente, certas condições de saúde também podem ser a causa da atrofia. A razão é que essas condições de saúde podem limitar os movimentos do corpo do paciente devido a problemas com o sistema nervoso.

Um problema de saúde que pode causar atrofia é o derrame, porque muitas vezes a doença limita a amplitude de movimento do paciente, de modo que os músculos de seu corpo raramente são usados.

4. Certas profissões

Ir para o espaço pode ser uma causa de atrofia muscular. Para quem tem empregos com possibilidade de viajar, como os astronautas, é possível sofrer atrofia muscular, pois têm que percorrer um espaço que não tem gravidade.

Causas da atrofia neurogênica

Enquanto isso, aqui estão algumas causas da atrofia neurogênica:

1. Esclerose lateral amiotrófica (ALS)

Doença que ataca os nervos do cérebro, do tronco encefálico e da medula espinhal. Na verdade, esses nervos são responsáveis ​​por controlar o movimento muscular. Se houver um problema com esses nervos, os músculos ficam imóveis, ocorrendo atrofia neurogênica.

2. Síndrome do túnel do carpo

Essa síndrome geralmente causa dormência nas mãos e nos braços do paciente. Normalmente, essa condição ocorre quando o nervo principal da mão se estreita ou encolhe e se move em direção ao punho.

Essa condição pode ser a causa da atrofia muscular porque os nervos que deveriam ser capazes de controlar o movimento têm problemas que dificultam o movimento das mãos.

3. Síndrome de Guillain-Barré (GBS)

Esta síndrome é um grave problema de saúde, ocorre porque o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico. Essa condição causa inflamação dos nervos que faz com que os músculos fiquem fracos ou paralisados. Essa síndrome também pode causar atrofia neurogênica, que geralmente é irreversível.

Outras causas de atrofia muscular

Existem várias outras causas para este problema de saúde muscular, e essas condições podem causar um tipo de atrofia, incluindo:

  • Queimaduras.
  • Desnutrição.
  • Distrofia muscular e vários outros problemas de saúde muscular.
  • Osteoartrite.
  • Artrite reumatoide.

Como detectar o encolhimento muscular devido à atrofia

O encolhimento dos músculos só pode ser detectado por um médico por meio de um exame físico. Portanto, transmita todas as queixas que você sente em detalhes, incluindo lesões ou lesões que ocorreram, seja em um futuro próximo ou há muito tempo; uma condição médica previamente diagnosticada; a uma lista de medicamentos, prescrições e suplementos que está tomando.

Se necessário, o médico fará exames para facilitar o diagnóstico da doença. Os testes podem incluir:

  • Teste de sangue.
  • Foto de raio-x.
  • Imagem por ressonância magnética (MRI).
  • Tomografia computadorizada (TC).
  • Biópsia muscular ou nervosa.

Tratamento para atrofia muscular

Em contraste com as dores musculares e outros problemas musculares, que podem desaparecer por conta própria ou podem ser tratados apenas com analgésicos musculares, a atrofia muscular é um problema muscular mais sério.

Como mencionado anteriormente, a atrofia neurogênica é uma condição incurável, devido à lesão de certos nervos. Mesmo assim, as condições que ocorrem devido ao pouco uso dos músculos ainda podem ser superadas das seguintes maneiras:

1. Fisioterapia

De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Medical Directors Association, a fisioterapia pode ajudar a restaurar as condições que ocorrem quando os músculos raramente são usados. Essa fisioterapia geralmente envolve alongamento e ajuda ao paciente a treinar os músculos para se mover novamente.

Outras vantagens da fisioterapia para pacientes com problemas de saúde muscular incluem:

  • Aumente a força muscular.
  • Melhore a circulação sanguínea.
  • Reduzindo espasmos musculares, especialmente após contrações musculares sustentadas.

2. Estimulação elétrica funcional (FES)

Este tratamento para a atrofia é um tratamento eficaz para a atrofia muscular. A razão é que este tratamento usa eletricidade para estimular as contrações nos músculos que não podem ser movidos.

Normalmente, ao realizar a FES, um especialista colocará eletrodos no músculo atrófico. Esses eletrodos fornecerão uma corrente elétrica que estimula o movimento muscular.

3. Operação

Existem várias condições que causam atrofia que podem ser tratadas com procedimentos cirúrgicos. Este procedimento é considerado uma forma de tratar a atrofia que ocorre devido a lesões, problemas nervosos, ou desnutrição.